Com o objetivo de chamar a atenção da população para a alta carga tributária no país, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) realizará a 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) no dia 1º de junho. A ação acontecerá em 12 estados mais o Distrito Federal.
Segundo a entidade, em um sistema tributário cada vez mais perverso, mais de 40% dos rendimentos dos cidadãos são destinados a pagar impostos. A campanha destaca que os tributos são equivalentes aos de países desenvolvidos, com a diferença de que aqui temos um retorno muito baixo em termos de saúde, educação e segurança.
Na capital do país, por exemplo, a ação inclui a venda de 45 mil litros de gasolina por R$ 2,14 o litro, preço que seria cobrado caso não incidissem tributos distritais e federais – atualmente, o combustível custa em torno de R$ 3,39 nos postos mais acessíveis da cidade. “Os impostos não deixarão de ser pagos, mas esse custo será bancado pelos patrocinadores, e não repassado aos consumidores”, explica Paganini. “Não se trata de uma promoção, mas de uma ação para conscientizar.”
A entidade defende ainda a simplificação tributária no Brasil, com a adoção de imposto único - ou medida similar - que tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o país fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo.”
No Dia sem Imposto, cada consumidor poderá abastecer até 20 litros e o pagamento deverá ser feito exclusivamente em dinheiro. Em 2016, foram vendidos 30 mil litros de combustível em dois postos do Plano Piloto. “Queremos atingir e beneficiar cada vez mais pessoas de diferentes regiões administrativas do DF, e estamos abertos a novas parcerias para os próximos anos”, afirma o presidente.
Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Fonte: CDL
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
GWM lança Haval H6 na Argentina mais potente que o brasileiro
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM