A PSA Peugeot-Citroën anuncia nesta semana o encerramento da produção de seu motor 2.0 de 16 válvulas na Argentina. Fabricado por lá há mais de 10 anos (mais precisamente na localidade de Jeppener), o propulsor equipava modelos franceses produzidos no país e vendidos tanto no mercado doméstico quanto em nações vizinhas. Os últimos veículos a usá-lo foram os médios 308, 408 e C4 Lounge.
Com potência de 143 cv, o motor já não atendia mais às regras anti-poluição cada vez mais rígidas da maioria dos mercados. A efeito de comparação, ele respeitava apenas as normas tipo Euro 3, enquanto a Argentina já pratica a legislação Euro 5. No Brasil, o propulsor já não era oferecido desde meados de 2016, quando a PSA o substituiu em todas as versões de 308, 408 e C4 Lounge pelo 1.6 THP.
A empresa não informou o que produzirá no lugar do 2.0 em Jeppener.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões