De olho no crescimento do mercado indiano, que na próxima década deve superar o Japão, se tornando o 3º maior do mundo, a Volvo anunciou nesta semana a produção local do Volvo XC90. O objetivo é dobrar a participação em vendas no país no médio prazo.
Prevista para começar no fim do ano, a produção do XC90 será feita pelo método CKD em uma fábrica do Grupo Volvo localizada na região de Bangalore, no sul da Índia. Durante o anúncio, a marca ainda confirmou que outros modelos serão produzidos no país, sem detalhar quais.
Propriedade da chinesa Geely, a Volvo dá um passo importante para crescer neste mercado promissor. Todavia, o segmento premium ainda é muito pequeno por lá - a marca sueca vendeu 1.400 veículos em 2016 - embora deva crescer bastante nos próximos anos. A produção local tem incentivo do governo, que tem adotado medidas para promover a modernização da industria automotiva no pais.
"Estou satisfeito, que a partir deste ano, vamos ser capazes de começar a vender modelos Volvo que são produzidos na Índia", disse o CEO da Volvo, Cars Hakan Samuelsson, em um comunicado à imprensa.
Em um movimento contrário ao da Volvo, a GM anunciou nesta quinta-feira (18) que está suspendendo a venda de carros na Índia até o fim do ano. A marca norte-americana vai manter a produção local apenas para atender ao mercado externo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela