Em uma corrida mais movimentada do que o usual em Barcelona, Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha, realizado neste domingo (14). O britânico e Sebastian Vettel protagonizaram uma batalha intensa na pista e na tática.
No fim, a Mercedes colocou Hamilton com pneus macios contra Vettel de médios. A tática se mostrou acertada e o britânico superou o germânico na 44ª volta para não sair mais do primeiro lugar, vencendo a segunda corrida em 2017. Daniel Ricciardo completou o pódio.
Felipe Massa teve a corrida prejudicada por um furo de pneu na largada e terminou a prova na 13º posição, longe da zona de pontos.
Em uma largada confusa, Vettel assumiu a liderança, com Hamilton caindo para segundo. Na briga pela terceira posição, Bottas tocou em Räikkönen na curva 1 e isso levou o finlandês da Ferrari a tocar em Verstappen. Ambos tiveram danos na suspensão e abandonaram a prova.
Outros pilotos também sofreram nas primeiras curvas, como Alonso passando pela brita e caindo para décimo, enquanto Massa sofreu com um furo no pneu, teve de ir aos boxes e despencou para 18º.
Após sete voltas, os dez primeiros eram Vettel, Hamilton, Bottas, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr. e Romain Grosjean. Massa seguia na 18ª posição.
Na 13ª volta, Alonso inaugurou a primeira janela de paradas. Duas voltas depois, Vettel fez a parada e colocou um segundo jogo de pneus macios, enquanto Hamilton seguiu na pista e em um ritmo veloz.
Entretanto, Vettel começou a ser muito mais rápido do que Hamilton calçado com pneus novos – cerca de 1s2 ou mais por volta, porém seguiu na pista até a 22ª volta, optando por uma estratégia diferente e colocando os pneus médios.
Bottas, que ainda não havia parado, estava à frente de Vettel e fazia o alemão perder tempo. Na abertura da 25ª volta, porém, o germânico colocou por dentro na curva 1, com parte do carro passando pela grama, e reassumiu a liderança da prova.
Pouco depois, Bottas cedeu a posição para Hamilton e foi aos boxes para colocar os médios na 27ª volta. Quem surpreendia a tal altura da prova era Pascal Wehrlein, que ainda não havia parado e ocupava a sétima posição. Massa, por sua vez, se envolvia em um toque com Stoffel Vandoorne na luta pela 16ª posição.
Em decorrência do toque, o belga teve uma quebra na suspensão dianteira direita e abandonou a prova, parando o carro na caixa de brita entre as curvas 1 e 2. Com isso, o Safety Car virtual foi acionado. Na 37ª volta, a disputa foi reiniciada e, ao mesmo tempo, Hamilton colocou um outro jogo de pneus macios.
No giro seguinte, Vettel foi aos boxes e colocou pneus médios. Na saída, o alemão e Hamilton dividiram a curva 1, com um toque entre os dois e o britânico tendo uma pequena saída de pista. Bottas, que vinha distante dos ponteiros, abandonou a prova na 39ª volta com um princípio de incêndio na traseira da Mercedes.
Vettel, de médios, não conseguiu conter os avanços de Hamilton, que superou o ferrarista por fora na entrada da curva 1 para tomar a liderança da prova na 44ª volta. Enquanto isso, Wehrlein era punido por não respeitar os limites da entrada dos boxes, recebendo um acréscimo de cinco segundos no tempo de prova.
A nove voltas do final, Hamilton seguia à frente de Vettel, com pouco mais de quatro segundos de vantagem. Pensava-se que o britânico pudesse fazer mais uma parada, já que havia o receio de que os pneus macios não fossem resistir.
Entretanto, a Mercedes de Hamilton seguiu na pista de maneira firme e não deu chance para a Ferrari de Vettel, vencendo pela segunda vez na temporada 2017 da Fórmula 1. O alemão terminou em segundo e Ricciardo completou o pódio.
A dupla da Force India conseguiu um resultado significativo, com Sergio Pérez em quarto e Esteban Ocon em quinto. Hülkenberg foi o sexto, Sainz Jr. o sétimo e Wehrlein, mesmo com a punição, levou a Sauber aos pontos pela primeira vez no ano, terminando em oitavo.
Daniil Kvyat cruzou a linha de chegada na nona posição e Romain Grosjean fechou a zona de pontuação, em décimo. Massa ainda conseguiu superar Stroll e Magnussen para terminar na 13ª posição.
Pos. | Num. | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 66 | 1:35'56.497 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 66 | 3.490 |
3 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 66 | 1'15.820 |
4 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 65 | 1 volta |
5 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 65 | 1 volta |
6 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 65 | 1 volta |
7 | 94 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 65 | 1 volta |
8 | 55 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 65 | 1 volta |
9 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Renault | 65 | 1 volta |
10 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 65 | 1 volta |
11 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 64 | 2 voltas |
12 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 64 | 2 voltas |
13 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 64 | 2 voltas |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 64 | 2 voltas |
15 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 64 | 2 voltas |
16 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 64 | 2 voltas |
Ret | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 38 | |
Ret | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 32 | |
Ret | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1 | |
Ret | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 0 |
Foto: Motorsport
Fonte: Motorsport.com
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