Depois que a Renault esculachou o VW up! como concorrente do Kwid, futuro carro de entrada da marca francesa, deve ter batido um arrependimento. Tanto que a marca francesa tirou os vídeos do ar. Mas a Volkswagen não fingiu que não viu nem deixou para lá. Convocou o comediante Rafinha Bastos para responder à provocação, como se pode ver no vídeo acima.
Se você nao está inteirado sobre a polêmica, poderia ficar sem saber do que se trata não fosse por nossa matéria a respeito e também pela previdência do site Argentina Autoblog, que salvou os vídeos apagados pela Renault. Se você ainda não os viu, pode conferi-los abaixo.
Com o devido contexto, fica mais fácil entender a contestação do humorista. Rafinha tem 2 m de altura e diz que sobra espaço no up!. O primeiro dos filmes da Renault diz que quem se senta nos bancos de trás viaja mal por causa do pouco espaço para a cabeça dos "compactos", personificados pelo VW. O problema é que o humorista não se senta por lá em nenhum momento, o que torna a contradita quase inócua.
A outra crítica feita pela Renault é sobre o carro raspar em lombadas. Rafinha diz passar por uma com três amigos no carro, mas a lombada não aparece em nenhum momento: só o solavanco que ela normalmente provoca. Teria sido melhor o vídeo mostrar o modelo tanto por dentro quanto por fora, passando pelo obstáculo.
Rafinha também ressalta dois pontos altos do up!: o motor 1.0 TSI e a segurança. Testado sob o padrão antigo do Latin NCAP, mas com impacto lateral, o subcompacto ganhou 5 das 5 estrelas possíveis. Bem melhor do que o Chevrolet Onix, que havia ganhado 3 no padrão anterior e tirou 0 no novo, já que a invasão da cabine que um impacto lateral causaria provavelmente mataria o motorista. O Kwid, em compensação, foi considerado um perigo nos testes realizados na Índia. Diz a Renault que o brasileiro será muito mais seguro. Assim esperamos.
Será que a troca de farpas se encerra por aqui ou terá novos capítulos? Torcemos que ela ultrapasse as provocações mútuas para se converter em vantagens verdadeiras para os clientes de modelos subcompactos. Talvez o Kwid, que começa sua pré-venda na segunda, dia 15, contribua efetivamente para isso. Inclusive em preço.
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela