Apesar de focar nos problemas de desgaste de pneus, a Mercedes não parou no tempo e segue buscando melhorias para obter mais pressão aerodinâmica para o W08. Nesta quinta-feira (11), em Barcelona, o carro do time alemão foi visto com mudanças que são a esperança para que a equipe consiga bater a Ferrari.
A mudança mais chamativa é um novo direcionador de fluxo sob o nariz do carro, que cria uma espécia de saia embaixo do carro. O objetivo é ter mais controle sobre o fluxo de ar que vem da asa dianteira no caminho entre a seção central neutra e as partes externas.
Mas, além da atenção gerada pelo direcionador de fluxo, a Mercedes introduziu novos defletores laterais com três elementos em formato de "R" na base, uma aleta nova próxima à suspensão dianteira, um revisado assoalho à frente das rodas traseiras, nova asa traseira e novo monkey seat.
Para o GP da Espanha, tanto Valtteri Bottas quanto Lewis Hamilton terão motores novos e atualizados - as novidades buscam trazer mais confiabilidade.
Outro aspecto no qual a Mercedes tem trabalhado é o peso do carro. O objetivo da equipe é reduzir o peso para poder utilizar mais lastro e assim trabalhar melhor o equilíbrio do carro e a sensibilidade dos pneus.
Embora o peso do W08 já tenha sido reduzido desde o início da temporada, o time entendeu que há mais trabalho a ser feito. "Estamos melhorando, como time, em várias áreas do carro - mecânica, aerodinâmica, além do peso do carro", disse Bottas. "Ainda temos trabalho a fazer, especialmente em relação ao peso, mas estamos chegando onde queremos. Conseguimos extrair mais desempenho do carro, mas espero ter muito mais performance a descobrir."
Embora as novidades da Mercedes pareçam mais radicais do que as que a Ferrari mostrou até agora, Bottas está ciente de que as dificuldades com os pneus podem ser decisivas na batalha por vitórias. "É uma batalha dura contra a Ferrari, a diferença está nos detalhes e cada um deles conta. Estamos tentando desenvolver o carro o mais rápido possível com todas as novidades", afirmou. "No momento, precisamos conseguir andar com os pneus na janela de desempenho máximo, algo que a Ferrari tem feito melhor do que nós desde o começo do ano."
"Eles têm sido mais consistentes na janela de desempenho, especialmente aos domingos. Muito do nosso trabalho está focado nisso, mas também trouxemos novas partes para o carro ao mesmo tempo", contou. "Creio que ainda há muito a extrair deste carro. Acredito que temos um carro forte e com muito potencial, além de muito espaço para melhorias em todos os aspectos", completou.
Fotos: Motorsport
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber