Com mais de quatro pontos percentuais de vantagem sobre a Hyundai (13,24%), a Chevrolet (17,80%) manteve a liderança entre as montadoras nas vendas no varejo em abril. Terceira em março, a VW (10,88%) foi superada pela Toyota (11,84%) e viu a aproximação da Honda (10,08%).
Campeã nas vendas diretas, a Fiat (6,95%) ficou atrás da Ford (8,47%) e foi apenas a sexta colocada nas vendas realizadas pelas concessionárias. Ao todo, as vendas no varejo representaram 61,11% das unidades emplacadas no mês passado.
O Chevrolet Onix (8.636) se manteve à frente entre os automóveis, mas a vantagem sobre o Hyundai HB20 (6.973) caiu de quase três mil unidades em março para menos de 1,7 mil no mês passado. O modelo da marca sul-coreana ainda venceu o rival da GM na participação de vendas na modalidade (87,9% x 68%).
O Ford Ka (3.551) repetiu a terceira posição de março, mas desta vez no sufoco: com 3.524 unidades, o Toyota Corolla, líder entre os sedãs, por muito pouco não garantiu presença no pódio pela primeira vez. O Chevrolet Prisma, com 3.350 emplacamentos, completou o top 5.
Quinto na última lista, o Honda HR-V (3.185) caiu para sexto, mas repetiu a liderança entre os SUVs/crossovers, segmento que ainda teve o Jeep Compass (2.540) como o outro representante no top 10. Com 2.729 unidades, o Toyota Etios Hatch encostou de vez no VW Gol (2.984), sétimo.
Novamente próximo do top 10, o Hyundai Creta foi o preferido por 2.387 consumidores. Em seu primeiro mês cheio, o Honda WR-V (1.786) marcou presença no top 20, à frente do Nissan Kicks (1.322), 19º, e vendendo mais do que o Fit (1.321), modelo que lhe deu origem.
Repetindo a tendência de queda dos meses anteriores, o Fiat Palio (525) ficou atrás do Chevrolet Tracker (582) e do Nissan March (568) e por muito pouco não foi superado pelo novato Renault Captur (518) – este último, atrás do Renault Duster (707), 33º. O Mercedes GLA (371), 48º, foi o único modelo de marca premium na lista.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.636 |
68,06% |
12.689 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.973 |
87,89% |
7.934 |
3º |
FORD KA |
3.551 |
53,40% |
6.650 |
4º |
TOYOTA COROLLA |
3.524 |
70,92% |
4.969 |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
3.350 |
72,53% |
4.619 |
6º |
HONDA HR-V |
3.185 |
89,07% |
3.576 |
7º |
VW GOL |
2.984 |
54,11% |
5.515 |
8º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.729 |
83,43% |
3.271 |
9º |
RENAULT SANDERO |
2.633 |
43,09% |
6.110 |
10º |
JEEP COMPASS |
2.540 |
64,47% |
3.940 |
11º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.442 |
83,63% |
2.920 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
2.387 |
78,11% |
3.056 |
13º |
HONDA CIVIC |
2.207 |
92,19% |
2.394 |
14º |
FIAT MOBI |
2.079 |
57,08% |
3.642 |
15º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.988 |
77,05% |
2.580 |
16º |
VW UP |
1.882 |
70,41% |
2.673 |
17º |
HONDA WR-V |
1.786 |
96,38% |
1.853 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
1.754 |
80,90% |
2.168 |
19º |
NISSAN KICKS |
1.322 |
83,78% |
1.578 |
20º |
HONDA FIT |
1.321 |
71,56% |
1.846 |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.242 |
56,30% |
2.206 |
22º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.216 |
70,66% |
1.721 |
23º |
FIAT SIENA |
1.157 |
57,97% |
1.996 |
24º |
JEEP RENEGADE |
1.076 |
39,20% |
2.745 |
25º |
FORD FIESTA |
1.065 |
90,72% |
1.174 |
26º |
FORD KA+ |
931 |
40,39% |
2.305 |
27º |
VW VOYAGE |
911 |
31,05% |
2.934 |
28º |
FIAT UNO |
905 |
32,53% |
2.782 |
29º |
HONDA CITY |
794 |
74,00% |
1.073 |
30º |
CHEVROLET COBALT |
754 |
42,89% |
1.758 |
31º |
CHEVROLET SPIN |
739 |
48,68% |
1.518 |
32º |
TOYOTA HILUX SW4 |
728 |
74,44% |
978 |
33º |
RENAULT DUSTER |
707 |
37,21% |
1.900 |
34º |
NISSAN VERSA |
681 |
57,81% |
1.178 |
35º |
HYUNDAI IX35 |
606 |
86,08% |
704 |
36º |
PEUGEOT 208 |
593 |
73,12% |
811 |
37º |
CHEVROLET TRACKER |
582 |
86,22% |
675 |
38º |
NISSAN MARCH |
568 |
55,04% |
1.032 |
39º |
FIAT PALIO |
525 |
29,85% |
1.759 |
40º |
RENAULT CAPTUR |
518 |
65,32% |
793 |
41º |
CITROËN C3 |
483 |
65,54% |
737 |
42º |
RENAULT LOGAN |
477 |
26,81% |
1.779 |
43º |
PEUGEOT 2008 |
436 |
54,16% |
805 |
44º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
423 |
79,07% |
535 |
45º |
VW JETTA |
369 |
73,21% |
504 |
46º |
CITROËN AIRCROSS |
353 |
60,97% |
579 |
47º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
298 |
93,42% |
319 |
48º |
MERCEDES-BENZ GLA |
295 |
88,59% |
333 |
49º |
VW GOLF |
295 |
65,85% |
448 |
50º |
HYUNDAI TUCSON |
285 |
81,66% |
349 |
Mantendo um domínio absoluto entre os comercias leves, a Toyota Hilux (1.940), com mais de 77% de suas vendas no varejo, vendeu quase o dobro da Fiat Toro (1.004). Quarta em março, a Chevrolet S10 (782) garantiu presença no pódio.
Novamente no top 5, a Mitsubishi L200 (534) assegurou quase 70% de suas vendas para os consumidores finais, enquanto a Fiat Strada (396), superada também pela Ford Ranger (457), teve menos de 13% de participação na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR 17 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.940 |
77,14% |
2.515 |
2º |
FIAT TORO |
1.004 |
28,93% |
3.470 |
3º |
CHEVROLET S10 |
782 |
35,72% |
2.189 |
4º |
VW SAVEIRO |
749 |
25,87% |
2.895 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
534 |
68,90% |
775 |
6º |
FORD RANGER |
457 |
43,40% |
1.053 |
7º |
FIAT STRADA |
396 |
12,68% |
3.122 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
379 |
43,46% |
872 |
9º |
VW AMAROK |
348 |
51,25% |
679 |
10º |
HYUNDAI HR |
162 |
35,92% |
451 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
161 |
73,52% |
219 |
12º |
IVECO DAILY 3514 |
136 |
96,45% |
141 |
13º |
FIAT FIORINO |
133 |
17,14% |
776 |
14º |
RENAULT MASTER |
100 |
28,41% |
352 |
15º |
KIA K2500 |
85 |
100,00% |
85 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
51 |
98,08% |
52 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
45 |
66,18% |
68 |
18º |
CHEVROLET MONTANA |
27 |
4,28% |
631 |
19º |
FIAT DUCATO |
25 |
20,66% |
121 |
20º |
MERCEDES-BENZ VITO |
23 |
71,88% |
32 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
22 |
43,14% |
51 |
22º |
LIFAN FOISON |
21 |
100,00% |
21 |
23º |
RAM 2500 |
16 |
39,02% |
41 |
24º |
EFFA K01 |
11 |
100,00% |
11 |
25º |
FIAT DOBLÒ |
11 |
13,10% |
84 |
26º |
RENAULT KANGOO |
10 |
20,83% |
48 |
27º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
6 |
100,00% |
6 |
28º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
100,00% |
5 |
29º |
EFFA V21 |
4 |
100,00% |
4 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
4 |
30,77% |
13 |
31º |
BYD T3 |
3 |
100,00% |
3 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
3 |
75,00% |
4 |
33º |
CITROËN JUMPER |
2 |
4,44% |
45 |
34º |
EFFA V22 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
IVECO DAILY |
2 |
40,00% |
5 |
36º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
20,00% |
10 |
38º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
FORD PAMPA |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
HAFEI MINIVAN |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
HAFEI RUIYI |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre