Embora vendendo menos do que em março, o líder Onix avançou em quase 20% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com 12.689 emplacamentos, o Chevrolet viu a participação de mercado chegar a 22,17%, mais de um ponto percentual acima da registrada no mês anterior.
Com uma desvantagem de quase cinco mil unidades em relação ao líder, o Hyundai HB20 (7.934) foi o único entre os quatro primeiros a perder espaço nos últimos doze meses (-19,3%). Repetindo a terceira posição dos meses anteriores, o Ford Ka foi o preferido por 6.650 consumidores, alta de quase 30%.
Renault Sandero segue firme na 4ª posição
Em seu segundo mês seguido na quarta colocação, o Renault Sandero (6.110) aproveitou uma evolução de mais de 26% para ampliar a vantagem sobre o VW Gol (5.515), em baixa de 8%. Oitavo em março, o Fiat Mobi (3.642) subiu duas posições – em relação a 2016, o modelo mais do que triplicou as vendas.
Outro destaque coube ao Etios Hatch (3.271), com números 56,5% superiores aos do ano passado. Apesar disso, o Toyota caiu da sexta para a sétima posição e foi seguido pelo VW Fox / Crossfox (2.920) e pelo Fiat Uno (2.782).
Fiat Mobi mais que triplica vendas em relação a 2016
Mesmo com linha 2018 já nas concessionárias e com forte publicidade nas mídias, o VW up! (2.673) não passou da 10ª posição. Mas a situação esteve longe da vivenciada pelo Palio: com apenas 1.759 unidades, o Fiat chegou ao segundo mês seguido fora do top 10 e com seu pior desempenho desde janeiro de 2002, mês mais antigo com dados ainda divulgados pela Fenabrave.
O mês também foi fraco para o March (1.032), que não vendia tão pouco desde outubro de 2012 (123). Do Nissan para trás, novamente apenas o Picanto (165) conseguiu emplacar mais de cem unidades – este, aliás, foi o melhor resultado do Kia desde fevereiro do ano passado (233).
Veículos de Entrada |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/17 |
MAR/17 |
ABR/16 |
% ABR 17 |
% MAR 17 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12689 |
14745 |
10607 |
22,17% |
21,10% |
-13,94% |
19,63% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7934 |
10638 |
9831 |
13,86% |
15,22% |
-25,42% |
-19,30% |
3º |
FORD KA |
6650 |
8021 |
5191 |
11,62% |
11,48% |
-17,09% |
28,11% |
4º |
RENAULT SANDERO |
6110 |
6516 |
4847 |
10,68% |
9,32% |
-6,23% |
26,06% |
5º |
VW GOL |
5515 |
6311 |
6002 |
9,64% |
9,03% |
-12,61% |
-8,11% |
6º |
FIAT MOBI |
3642 |
3902 |
1062 |
6,36% |
5,58% |
-6,66% |
242,94% |
7º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3271 |
4055 |
2090 |
5,72% |
5,80% |
-19,33% |
56,51% |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
2920 |
3923 |
4222 |
5,10% |
5,61% |
-25,57% |
-30,84% |
9º |
FIAT UNO |
2782 |
3367 |
3124 |
4,86% |
4,82% |
-17,37% |
-10,95% |
10º |
VW UP! |
2673 |
3383 |
3278 |
4,67% |
4,84% |
-20,99% |
-18,46% |
11º |
FIAT PALIO |
1759 |
2836 |
4108 |
3,07% |
4,06% |
-37,98% |
-57,18% |
12º |
NISSAN MARCH |
1032 |
2034 |
1187 |
1,80% |
2,91% |
-49,26% |
-13,06% |
13º |
KIA PICANTO |
165 |
118 |
141 |
0,29% |
0,17% |
39,83% |
17,02% |
14º |
CHERY QQ |
84 |
32 |
90 |
0,15% |
0,05% |
162,50% |
-6,67% |
15º |
GEELY GC2 |
4 |
4 |
12 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-66,67% |
16º |
RENAULT CLIO |
2 |
12 |
1013 |
0,00% |
0,02% |
-83,33% |
-99,80% |
17º |
CHERY FACE |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
18º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
1 |
3 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-66,67% |
57234 |
69898 |
56808 |
100,00% |
100,00% |
-18,12% |
0,75% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos