Depois de uma pequena euforia com o crescimento de vendas registrado em março, o mercado voltou a apresentar retração em abril. Sem grandes surpresas, os líderes se mantiveram e algumas novidades apareceram com destaque na relação dos mais vendidos no mês passado. Confira todos os detalhes.
Com quase cinco mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.934), o Chevrolet Onix (12.689) se aproximou dos 10% de participação de mercado. O Ford Ka, com 6.650 unidades, manteve a terceira colocação, mas com vantagem apertada sobre o Renault Sandero (6.110), quarto pelo segundo mês consecutivo.
O top 5 foi completado pelo VW Gol (5.515), seguido pelo Toyota Corolla (4.969), que deixou o Chevrolet Prisma (4.619) para trás e reassumiu a ponta entre os sedãs.
Após ameaça no mês passado, o Jeep Compass (3.940) assumiu a liderança geral entre os SUVs/crossovers, à frente do Honda HR-V (3.576). Entre os dois, ficou o Fiat Mobi (3.642), assegurando à marca italiana ao menos uma colocação no top 10. A marca costumava emplacar bem mais modelos entre os 10 mais vendidos.
Logo atrás do Toyota Etios Hatch (3.271), o Hyundai Creta (3.056) superou a barreira das três mil unidades e novamente ficou próximo dos líderes. De quebra, deixou para trás o Jeep Renegade (2.745), 16º. Mês fraquíssimo para o Fiat Palio, que não foi superado pelo Chevrolet Cobalt (1.758) por apenas uma unidade (1.759 x 1.758).
Em seu primeiro mês completo, o Honda WR-V (1.853) foi o 25º e vendeu mais do que o próprio Fit (1.846), modelo do qual se originou. De quebra, o novato ainda emplacou mais do que o dobro do também novato Renault Captur (793), que figurou numa modesta 40ª posição e vendeu menos da metade do Duster (1.900).
Outro destaque negativo do mês foi o Nissan Kicks: após superar as 3,5 mil unidades em março, o modelo emplacou 1.578 unidades em abril e ficou fora do top 30. Em 45º, o Chevrolet Cruze Sport6 (535) chegou ao terceiro mês seguido liderando entre os hatches médios.
POS. |
MODELO |
ABR 17 |
% TOTAL |
MAR 17 |
% TOTAL |
% VAR. ABR/MAR |
POS. MAR |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.689 |
9,65% |
14.745 |
9,33% |
-13,94% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.934 |
6,03% |
10.638 |
6,73% |
-25,42% |
2º |
3º |
FORD KA |
6.650 |
5,06% |
8.021 |
5,07% |
-17,09% |
3º |
4º |
RENAULT SANDERO |
6.110 |
4,65% |
6.516 |
4,12% |
-6,23% |
4º |
5º |
VW GOL |
5.515 |
4,19% |
6.311 |
3,99% |
-12,61% |
5º |
6º |
TOYOTA COROLLA |
4.969 |
3,78% |
5.455 |
3,45% |
-8,91% |
7º |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
4.619 |
3,51% |
5.706 |
3,61% |
-19,05% |
6º |
8º |
JEEP COMPASS |
3.940 |
3,00% |
3.985 |
2,52% |
-1,13% |
11º |
9º |
FIAT MOBI |
3.642 |
2,77% |
3.902 |
2,47% |
-6,66% |
13º |
10º |
HONDA HR-V |
3.576 |
2,72% |
4.317 |
2,73% |
-17,16% |
9º |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.271 |
2,49% |
4.055 |
2,57% |
-19,33% |
10º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
3.056 |
2,32% |
3.487 |
2,21% |
-12,36% |
16º |
13º |
VW VOYAGE |
2.934 |
2,23% |
4.446 |
2,81% |
-34,01% |
8º |
14º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.920 |
2,22% |
3.923 |
2,48% |
-25,57% |
12º |
15º |
FIAT UNO |
2.782 |
2,12% |
3.367 |
2,13% |
-17,37% |
18º |
16º |
JEEP RENEGADE |
2.745 |
2,09% |
3.509 |
2,22% |
-21,77% |
14º |
17º |
VW UP |
2.673 |
2,03% |
3.383 |
2,14% |
-20,99% |
17º |
18º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.580 |
1,96% |
2.971 |
1,88% |
-13,16% |
20º |
19º |
HONDA CIVIC |
2.394 |
1,82% |
2.979 |
1,88% |
-19,64% |
19º |
20º |
FORD KA+ |
2.305 |
1,75% |
2.740 |
1,73% |
-15,88% |
22º |
21º |
FORD ECOSPORT |
2.206 |
1,68% |
2.217 |
1,40% |
-0,50% |
26º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
2.168 |
1,65% |
2.692 |
1,70% |
-19,47% |
23º |
23º |
FIAT SIENA |
1.996 |
1,52% |
2.631 |
1,66% |
-24,14% |
24º |
24º |
RENAULT DUSTER |
1.900 |
1,44% |
2.090 |
1,32% |
-9,09% |
28º |
25º |
HONDA WR-V |
1.853 |
1,41% |
692 |
0,44% |
167,77% |
42º |
26º |
HONDA FIT |
1.846 |
1,40% |
2.432 |
1,54% |
-24,10% |
25º |
27º |
RENAULT LOGAN |
1.779 |
1,35% |
1.892 |
1,20% |
-5,97% |
32º |
28º |
FIAT PALIO |
1.759 |
1,34% |
2.836 |
1,79% |
-37,98% |
21º |
29º |
CHEVROLET COBALT |
1.758 |
1,34% |
2.139 |
1,35% |
-17,81% |
27º |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.721 |
1,31% |
1.645 |
1,04% |
4,62% |
34º |
31º |
NISSAN KICKS |
1.578 |
1,20% |
3.501 |
2,21% |
-54,93% |
15º |
32º |
CHEVROLET SPIN |
1.518 |
1,15% |
2.052 |
1,30% |
-26,02% |
29º |
33º |
NISSAN VERSA |
1.178 |
0,90% |
1.903 |
1,20% |
-38,10% |
31º |
34º |
FORD FIESTA |
1.174 |
0,89% |
1.653 |
1,05% |
-28,98% |
33º |
35º |
HONDA CITY |
1.073 |
0,82% |
1.418 |
0,90% |
-24,33% |
35º |
36º |
NISSAN MARCH |
1.032 |
0,78% |
2.034 |
1,29% |
-49,26% |
30º |
37º |
TOYOTA HILUX SW4 |
978 |
0,74% |
1.088 |
0,69% |
-10,11% |
36º |
38º |
PEUGEOT 208 |
811 |
0,62% |
969 |
0,61% |
-16,31% |
37º |
39º |
PEUGEOT 2008 |
805 |
0,61% |
953 |
0,60% |
-15,53% |
38º |
40º |
RENAULT CAPTUR |
793 |
0,60% |
686 |
0,43% |
15,60% |
43º |
41º |
CITROËN C3 |
737 |
0,56% |
817 |
0,52% |
-9,79% |
39º |
42º |
HYUNDAI IX35 |
704 |
0,54% |
773 |
0,49% |
-8,93% |
40º |
43º |
CHEVROLET TRACKER |
675 |
0,51% |
470 |
0,30% |
43,62% |
47º |
44º |
CITROËN AIRCROSS |
579 |
0,44% |
619 |
0,39% |
-6,46% |
44º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
535 |
0,41% |
511 |
0,32% |
4,70% |
45º |
46º |
VW JETTA |
504 |
0,38% |
423 |
0,27% |
19,15% |
- |
47º |
FORD FOCUS FASTBACK |
489 |
0,37% |
463 |
0,29% |
5,62% |
49º |
48º |
VW GOLF |
448 |
0,34% |
483 |
0,31% |
-7,25% |
46º |
49º |
AUDI Q3 |
420 |
0,32% |
467 |
0,30% |
-10,06% |
48º |
50º |
FIAT DOBLÒ |
420 |
0,32% |
415 |
0,26% |
1,20% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
131.516 |
100,00% |
158.068 |
100,00% |
-16,80% |
Num revezamento interno da Fiat que permanece desde o ano passado, desta vez foi a Toro (3.470) a preferida entre os comerciais leves, com pouco mais de 300 unidades de vantagem sobre a Strada (3.122). Próxima da vice-líder, a VW Saveiro emplacou 2.895 unidades.
A VW, aliás, enxergou pelo retrovisor a Toyota Hilux (2.515), que viu cair para menos de 400 unidades a sua vantagem sobre a Chevrolet S10 (2.189), em alta de quase 8% sobre o mês anterior.
Também em evolução (+6%), a Ford Ranger (1.053) superou a Renault Duster Oroch (872) e subiu duas posições em relação à lista anterior. Sexta em março, a Chevrolet Montana (631) perdeu quase 60% dos compradores e caiu para a 13ª posição.
POS. |
MODELO |
ABR 17 |
% TOTAL |
MAR 17 |
% TOTAL |
% VAR. ABR/MAR |
POS. MAR |
1º |
FIAT TORO |
3.470 |
16,63% |
4.400 |
17,08% |
-21,14% |
2º |
2º |
FIAT STRADA |
3.122 |
14,96% |
4.570 |
17,74% |
-31,68% |
1º |
3º |
VW SAVEIRO |
2.895 |
13,87% |
3.590 |
13,93% |
-19,36% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.515 |
12,05% |
2.827 |
10,97% |
-11,04% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.189 |
10,49% |
2.034 |
7,89% |
7,62% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.053 |
5,05% |
993 |
3,85% |
6,04% |
8º |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
872 |
4,18% |
1.056 |
4,10% |
-17,42% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
776 |
3,72% |
746 |
2,90% |
4,02% |
10º |
9º |
MITSUBISHI L200 |
775 |
3,71% |
803 |
3,12% |
-3,49% |
9º |
10º |
VW AMAROK |
679 |
3,25% |
644 |
2,50% |
5,43% |
11º |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
631 |
3,02% |
1.493 |
5,79% |
-57,74% |
6º |
12º |
HYUNDAI HR |
451 |
2,16% |
397 |
1,54% |
13,60% |
14º |
13º |
RENAULT MASTER |
352 |
1,69% |
566 |
2,20% |
-37,81% |
12º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
219 |
1,05% |
486 |
1,89% |
-54,94% |
13º |
15º |
IVECO DAILY 3514 |
141 |
0,68% |
149 |
0,58% |
-5,37% |
18º |
16º |
FIAT DUCATO |
121 |
0,58% |
155 |
0,60% |
-21,94% |
16º |
17º |
KIA K2500 |
85 |
0,41% |
128 |
0,50% |
-33,59% |
19º |
18º |
FIAT DOBLÒ |
84 |
0,40% |
152 |
0,59% |
-44,74% |
17º |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
68 |
0,33% |
65 |
0,25% |
4,62% |
21º |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
52 |
0,25% |
55 |
0,21% |
-5,45% |
22º |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
51 |
0,24% |
24 |
0,09% |
112,50% |
25º |
22º |
RENAULT KANGOO |
48 |
0,23% |
175 |
0,68% |
-72,57% |
15º |
23º |
CITROËN JUMPER |
45 |
0,22% |
67 |
0,26% |
-32,84% |
20º |
24º |
RAM 2500 |
41 |
0,20% |
45 |
0,17% |
-8,89% |
23º |
25º |
MERCEDES-BENZ VITO |
32 |
0,15% |
22 |
0,09% |
45,45% |
26º |
26º |
LIFAN FOISON |
21 |
0,10% |
39 |
0,15% |
-46,15% |
24º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
13 |
0,06% |
6 |
0,02% |
116,67% |
30º |
28º |
EFFA K01 |
11 |
0,05% |
6 |
0,02% |
83,33% |
28º |
29º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
0,05% |
18 |
0,07% |
-44,44% |
27º |
30º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
6 |
0,03% |
6 |
0,02% |
0,00% |
29º |
31º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
0,02% |
5 |
0,02% |
0,00% |
32º |
32º |
IVECO DAILY |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
33º |
EFFA V21 |
4 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
4 |
0,02% |
5 |
0,02% |
-20,00% |
33º |
35º |
BYD T3 |
3 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-40,00% |
31º |
36º |
EFFA V22 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
38º |
37º |
JAC T8 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
37º |
38º |
RELY PICK-UP |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
- |
39º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
40º |
40º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
41º |
41º |
FORD PAMPA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
HAFEI MINIVAN |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
46º |
44º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
47º |
46º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
20.867 |
100,00% |
25.764 |
100,00% |
-19,01% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela