Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil (pelo Conpet)
Programa de eficiência energética divulgou em 27 de abril os modelos que menos consomem
No último dia 27 de abril, o Conpet, o programa brasileiro de eficiência energética para automóveis, divulgou quais são os modelos mais econômicos do mercado brasileiro. Como são vários modelos, fizemos não apenas um ranking, o dos modelos que menos consomem combustível no geral, mas também quem se dá melhor com gasolina ou com etanol tanto na cidade quanto na estrada. Sempre de acordo com o Conpet.
Por conta da variedade de opções de motorização, ficaria difícil apontar qual é o modelo que menos consome sob critérios comuns. A forma mais efetiva de verificar eficiência é, portanto, recorrer a uma medição que o próprio Conpet faz, mas à qual quase ninguém presta atenção: o consumo energético, medido em MJ/km. É ele também o critério de desempate entre modelos com o mesmo consumo. Quanto mais baixo ele é, melhor. Confira os rankings abaixo. E lembre-se deles quando quiser economizar no posto de combustível.
Os 10 mais na estrada, com gasolina
Marca | Modelo | Motor | Transmissão | Ar-Cond. | Direção Assistida | Comb. | Cidade E (km/l) | Estrada E (km/l) | Cidade G/D (km/l) | Estrada G/D (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) | |
1º | TOYOTA | Prius | 1.8-16V | CVT | S | E | G | 18,9 | 17 | 1,15 | ||
2º | PEUGEOT | 208 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,9 | 11,7 | 15,1 | 16,9 | 1,32 |
3º | CITROEN | C3 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,6 | 11,3 | 14,8 | 16,6 | 1,35 |
4º | VOLKSWAGEN | up! TSI | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 1,44 |
5º | VOLVO | XC90 T8 | 2.0-16V | A-8 | S | E | G | 15,3 | 15,8 | 1,36 | ||
6º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | MTA-5 | S | E | F | 9,4 | 10,6 | 14 | 15,8 | 1,47 |
7º | CHEVROLET | Novo Prisma | 1.0-8V | M-6 | S | E | F | 8,9 | 10,8 | 13,1 | 15,8 | 1,52 |
8º | FORD | KA (5 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,2 | 10,8 | 13,5 | 15,7 | 1,49 |
9º | CHEVROLET | Prisma Joy | 1.0-8V | M-6 | S | E | F | 8,7 | 10,9 | 12,9 | 15,6 | 1,54 |
10º | CHEVROLET | Novo Prisma | 1.4-8V | M-6 | S | E | F | 8,8 | 10,7 | 12,9 | 15,4 | 1,55 |
O Toyota Prius contrariou a máxima de que híbridos só são bons na cidade e emplacou o melhor consumo também na estrada. Se usasse motor flex, talvez também conseguisse ficar na frente com etanol. Sem surpresa, os demais lugares ficaram com motores 1.0 de três cilindros, como o 1.0 TSI, da VW, e o 1.2 Pure Tech, da PSA. Menção honrosa para os 1.0 e 1.4 da GM, tirando leite de pedra até a chegada dos motores de três cilindros da empresa.
Os 10 mais na cidade, com gasolina
Marca | Modelo | Motor | Transmissão | Ar Cond. | Direção Assistida | Combustível | Cidade E (km/l) | Estrada E (km/l) | Cidade G/D (km/l) | Estrada G/D (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) | |
1º | TOYOTA | Prius | 1.8-16V | CVT | S | E | G | 18,9 | 17 | 1,15 | ||
2º | FORD | Fusion | 2.0-16V | CVT | S | E | G | 16,8 | 15,1 | 1,31 | ||
3º | LEXUS | CT200H | 1.8-16V | CVT | S | E | G | 15,7 | 14,2 | 1,41 | ||
4º | VOLVO | XC90 T8 | 2.0-16V | A-8 | S | E | G | 15,3 | 15,8 | 1,36 | ||
5º | PEUGEOT | 208 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,9 | 11,7 | 15,1 | 16,9 | 1,32 |
6º | CITROEN | C3 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,6 | 11,3 | 14,8 | 16,6 | 1,35 |
7º | RENAULT | Sandero | 1.0-12V | M-5 | S | E-H | F | 9,5 | 9,6 | 14,2 | 14,1 | 1,52 |
8º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | MTA-5 | S | E | F | 9,4 | 10,6 | 14 | 15,8 | 1,47 |
9º | VOLKSWAGEN | up! TSI | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 1,44 |
10º | RENAULT | Logan | 1.0-12V | M-5 | S | E-H | F | 9,4 | 10 | 13,8 | 14,5 | 1,52 |
Se na estrada ir bem é exceção, na cidade é regra os híbridos serem superiores aos demais modelos. Basta ver que todos os primeiros colocados movidos a gasolina contam com o sistema que une motores elétricos aos de combustão interna. Pena ele estar ainda reservado a modelos (bem) acima dos R$ 100 mil no Brasil.
Os 10 mais na estrada, com etanol
Posição | Marca | Modelo | Motor | Transmissão | Ar Cond. | Direção Assistida | Combustível | Cidade E (km/l) | Estrada E (km/l) | Cidade G/D (km/l) | Estrada G/D (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) |
1º | PEUGEOT | 208 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,9 | 11,7 | 15,1 | 16,9 | 1,32 |
2º | CITROEN | C3 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,6 | 11,3 | 14,8 | 16,6 | 1,35 |
3º | VOLKSWAGEN | up! TSI | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 1,44 |
4º | CHEVROLET | Prisma Joy | 1.0-8V | M-6 | S | E | F | 8,7 | 10,9 | 12,9 | 15,6 | 1,54 |
5º | FORD | KA (5 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,2 | 10,8 | 13,5 | 15,7 | 1,49 |
6º | CHEVROLET | Novo Prisma | 1.0-8V | M-6 | S | E | F | 8,9 | 10,8 | 13,1 | 15,8 | 1,52 |
7º | FORD | KA+ (4 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,3 | 10,7 | 13,2 | 15,3 | 1,51 |
8º | VOLKSWAGEN | Voyage | 1.0-12V | M-5 | S | H | F | 8,9 | 10,7 | 13,1 | 15,3 | 1,53 |
9º | CHEVROLET | Novo Prisma | 1.4-8V | M-6 | S | E | F | 8,8 | 10,7 | 12,9 | 15,4 | 1,55 |
10º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | MTA-5 | S | E | F | 9,4 | 10,6 | 14 | 15,8 | 1,47 |
Vitória absoluta do motor Pure Tech 1.2, nos dois modelos que ele equipa: o 208 e o C3. A PSA acertou a mão no desenvolvimento deste motor. Só lamentamos que o 208 não tenha barras de proteção laterais, o que o torna bom de consumo, mas ruim de segurança. O problema talvez também afete o C3.
Os 10 mais na cidade, com etanol
Marca | Modelo | Motor | Transmissão | Ar Cond. | Direção Assistida | Combustível | Cidade E (km/l) | Estrada E (km/l) | Cidade G/D (km/l) | Estrada G/D (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) | |
1º | PEUGEOT | 208 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,9 | 11,7 | 15,1 | 16,9 | 1,32 |
2º | CITROEN | C3 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,6 | 11,3 | 14,8 | 16,6 | 1,35 |
3º | VOLKSWAGEN | up! TSI | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 1,44 |
4º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,5 | 10,3 | 13,7 | 14,8 | 1,5 |
5º | RENAULT | Sandero | 1.0-12V | M-5 | S | E-H | F | 9,5 | 9,6 | 14,2 | 14,1 | 1,52 |
6º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | MTA-5 | S | E | F | 9,4 | 10,6 | 14 | 15,8 | 1,47 |
7º | RENAULT | Logan | 1.0-12V | M-5 | S | E-H | F | 9,4 | 10 | 13,8 | 14,5 | 1,52 |
8º | FORD | KA+ (4 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,3 | 10,7 | 13,2 | 15,3 | 1,51 |
9º | FIAT | Novo Uno | 1.3-8V | MTA-5 | S | H | F | 9,3 | 10,1 | 13,2 | 13,7 | 1,57 |
10º | FORD | KA (5 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,2 | 10,8 | 13,5 | 15,7 | 1,49 |
Aqui de novo o 1.2 Pure Tech ficou à frente do 1.0 TSI da Volkswagen, o que confirma o quanto os motores franceses se dão bem com o combustível vegetal. Fora os VW, quem também aparece alto por aqui é o 1.0 de 3 cilindros da Renault, o SCe. O único 4-cilindros a dar o ar de sua graça por aqui é o 1.3 FireFly, da Fiat, um atestado do bom trabalho da engenharia da FCA no motor modular.
Os 10 campeões de consumo baixo
Marca | Modelo | Motor | Transmissão | Ar Cond. | Direção Assistida | Combustível | Cidade E (km/l) | Estrada E (km/l) | Cidade G/D (km/l) | Estrada G/D (km/l) | Consumo Energético (MJ/km) | |
1º | TOYOTA | Prius | 1.8-16V | CVT | S | E | G | 18,9 | 17 | 1,15 | ||
2º | FORD | Fusion | 2.0-16V | CVT | S | E | G | 16,8 | 15,1 | 1,31 | ||
3º | PEUGEOT | 208 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,9 | 11,7 | 15,1 | 16,9 | 1,32 |
4º | CITROEN | C3 | 1.2-12V | M-5 | S | E | F | 10,6 | 11,3 | 14,8 | 16,6 | 1,35 |
5º | VOLVO | XC90 T8 | 2.0-16V | A-8 | S | E | G | 15,3 | 15,8 | 1,36 | ||
6º | LEXUS | CT200H | 1.8-16V | CVT | S | E | G | 15,7 | 14,2 | 1,41 | ||
7º | VOLKSWAGEN | up! TSI | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 1,44 |
8º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | MTA-5 | S | E | F | 9,4 | 10,6 | 14 | 15,8 | 1,47 |
9º | FORD | KA (5 Portas) | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,2 | 10,8 | 13,5 | 15,7 | 1,49 |
10º | VOLKSWAGEN | up! | 1.0-12V | M-5 | S | E | F | 9,5 | 10,3 | 13,7 | 14,8 | 1,5 |
Se você tiver obsessão por gastar pouco combustível, será obrigado a gastar uma bela bala para tirar da concessionária tanto o Toyota Prius quanto o Ford Fusion Hybrid. Em matérias anteriores, já comprovamos que a diferença de preço entre o Fusion comum e o híbrido demora muitos anos para se pagar com a economia de combustível. É preciso ter outras compensações para ele valer a pena, como a isenção de rodízio.
Já no caso do Prius, que não tem versão não-híbrida, fica a torcida para o Rota 2030 encontrar meios de torná-lo viável para produção nacional, com os devidos descontos para a tecnologia. Ainda mais agora, que os motores diesel, defendidos pela Aprove Diesel, se mostram condenados a desaparecer nos maiores mercados do mundo. Se o plano é exportar, temos de exportar o que outros países desejam. E, quando o assunto é economia, eles querem híbridos. Nós também, como mostram os resultados do Conpet 2017. Só falta conseguirmos pagar por eles...
Fotos: divulgação/Motor1.com
Galeria: Toyota Prius 2016
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