Especulada há pelo menos 2 anos, a venda da Ducati por parte da Volkswagen novamente vira alvo de rumores nas pautas da imprensa intencional. No debate mais recente, veiculado nesta semana, a agência de notícias Reuters antecipa que o grupo alemão finalmente decidiu se desfazer da fabricante de motos e que diversos compradores, inclusive, já demonstram interesse no negócio.
Embora a VW não admita, a ideia de vender a Ducati teria como objetivo principal "fazer dinheiro". A marca esperar levantar capital suficiente para liquidar parte dos custos bilionários do Dieselgate e, ao mesmo tempo, ter aporte para financiar o início do ambicioso plano elétrico que dará origem aos modelos da linha I.D.
Pelo menos três compradores já sondaram a gigante alemã de olho no negócio, entre eles fabricantes chineses de motocicletas, a indiana Hero e o consórcio que adquiriu a Aston Martin em 2007. Detalhes sobre o preço pedido ainda são desconhecidos, mas o valor de mercado da Ducati gira hoje em torno de 1,5 bilhão de euros.
De origem italiana, a marca foi comprada em 2012 por meio da Audi por 860 milhões de euros. Era considerada uma preferência de Ferdinand Pïech, que sempre quis adicioná-la a sua coleção corporativa. Com Piech agora fora da empresa, não há grandes impeditivos para fechar o negócio. Aguardemos.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta