Austin é mesmo a terra de Marc Márquez. Neste domingo (23), o espanhol venceu o GP das Américas – primeira vitória de Márquez em 2017. O atual campeão não teve vida fácil no início da prova e precisou superar Dani Pedrosa para manter a invencibilidade no Circuito das Américas.
Quem perdeu a invencibilidade na temporada 2017 foi Maverick Viñales. O então líder do campeonato caiu sozinho na segunda volta saindo zerado de Austin.
Melhor para Valentino Rossi, que terminou em segundo e assumiu a liderança do campeonato. Dani Pedrosa completou o pódio, com Cal Crutchlow em quarto e Johann Zarco fechando o top-5.
Pedrosa veio por fora e, de modo espetacular, assumiu a ponta. Márquez caiu para segundo e Rossi manteve o terceiro posto, com Viñales sendo o grande derrotado da largada, caindo para quarto.
Na reta oposta, o líder do campeonato teve de lidar com a maior velocidade da Ducati de Lorenzo, mas deu o troco no miolo. Johann Zarco, que também largou mal, caiu para sétimo no apagar das luzes vermelhas, mas terminou a primeira volta em quinto.
No final da segunda volta, Viñales caiu sozinho na curva 18, abandonando a prova. Enquanto isso, Márquez tentava pressionar Pedrosa, que seguia na liderança. Rossi sofria para acompanhar o ritmo da dupla da Honda e via Zarco se aproximar.
Pedrosa ditava o ritmo e, com isso, Márquez, Rossi e Zarco andavam próximos uns aos outros. A 15 voltas do fim, o francês foi para cima do italiano na sequência de 'S' no primeiro setor e Rossi saiu da pista, passando reto. Entretanto, o piloto da Yamaha seguiu na disputa, sem perder a posição.
No giro seguinte, Márquez colocou por dentro na entrada da reta oposta, mas levou o troco. Rossi seguia sem conseguir ameaçar a dupla da Honda, porém não sofria tanta pressão de Zarco.
Uma volta depois, Márquez deu o bote na sequência de 'S' e foi para a liderança. Pedrosa virava, então, alvo de Rossi, enquanto Pol Espargaró abandonava a prova com o motor da KTM indo para o espaço.
Ainda durante a corrida, a direção de prova decidiu acrescentar 0s3 ao tempo de prova de Rossi, considerando que o italiano ganhou vantagem ao passar reto no incidente com Zarco.
E se alguém esperava que Pedrosa fosse ficar para trás de Márquez, o pequeno espanhol resolveu mostrar o contrário, mantendo-se bastante próximo do companheiro de equipe. Após o anúncio da punição, Rossi apertou o ritmo e se aproximou dos dois primeiros, colocando se na briga pelos dois primeiros lugares.
A oito voltas do fim, Pedrosa começava a ficar mais para sofrer a pressão de Rossi do que para conseguir superar Márquez, que impôs um ritmo mais forte e rapidamente abriu boa vantagem sobre o companheiro de equipe.
Um pouco mais atrás, Crutchlow começava a ameaçar o quinto lugar de Zarco e Lorenzo, que vinha em sétimo, sofria pressão de Andrea Iannone.
A três voltas do fim, Rossi superou Pedrosa na curva 18 e subiu para segundo. Mais importante do que isso, o italiano conseguiu abrir mais de 0s3 rapidamente, garantindo a segunda posição.
Crutchlow conseguiu deixar Zarco para trás na penúltima volta e subiu para o quarto lugar. Na frente, Márquez seguiu tranquilo para manter a invencibilidade em Austin e vencer a primeira em 2017. Rossi foi o segundo - resultado mais do que suficiente para assumir a liderança do campeonato - e Pedrosa completou o pódio.
O quarto lugar ficou com Crutchlow, seguido por Zarco, Andrea Dovizioso, Iannone, Danilo Petrucci, Lorenzo e Jack Miller, que fechou o grupo dos dez primeiros em Austin.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Team | Moto | Tempo/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 43'58.770 |
2 | 20 | 46 | Valentino ROSSI | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | +3.069 |
3 | 16 | 26 | Dani PEDROSA | Repsol Honda Team | Honda | +5.112 |
4 | 13 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda | Honda | +7.638 |
5 | 11 | 5 | Johann ZARCO | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | +7.957 |
6 | 10 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | +14.058 |
7 | 9 | 29 | Andrea IANNONE | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | +15.491 |
8 | 8 | 9 | Danilo PETRUCCI | OCTO Pramac Racing | Ducati | +16.772 |
9 | 7 | 99 | Jorge LORENZO | Ducati Team | Ducati | +17.979 |
10 | 6 | 43 | Jack MILLER | EG 0,0 Marc VDS | Honda | +18.494 |
11 | 5 | 94 | Jonas FOLGER | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | +18.903 |
12 | 4 | 45 | Scott REDDING | OCTO Pramac Racing | Ducati | +28.735 |
13 | 3 | 53 | Tito RABAT | EG 0,0 Marc VDS | Honda | +30.041 |
14 | 2 | 8 | Hector BARBERA | Reale Avintia Racing | Ducati | +31.364 |
15 | 1 | 19 | Alvaro BAUTISTA | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | +1'06.547 |
16 | 38 | Bradley SMITH | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | +1'22.090 | |
17 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2 voltas | |
Não completaram | ||||||
22 | Sam LOWES | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 10 voltas | ||
44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 12 voltas | ||
76 | Loris BAZ | Reale Avintia Racing | Ducati | 13 voltas | ||
25 | Maverick VIÑALES | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 20 voltas | ||
17 | Karel ABRAHAM | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 20 voltas |
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber