No ano em que começa sua "virada" no mercado brasileiro, a Volkswagen prometeu fazer 9 lançamentos entre carros inéditos e versões atualizadas de modelos existes. Pois o jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, flagou uma de cada dessas novidades - e rodando juntas! O renovado Golf e o novíssimo Polo.
Pela falta de disfarce, o mais provável é que o reestilizado Golf chegue primeiro ao mercado. Seguindo as (leves) mudanças visuais feitas no modelo europeu (faróis, lanternas, para-choques e rodas), o hatch médio também deverá ganhar novos equipamentos, como multimídia com acionamento por gestos e quero de instrumentos digital. Na parte mecânica, fica a expectativa sobre o fim da versão 1.6 aspirada e o lançamento do 1.0 TSI com câmbio automático.
Quanto ao Polo, trata-se do projeto mais refinado que o compacto já teve. Esta nova geração nasce sobre a plataforma MQB-A0, uma versão reduzida da base do Golf. Ou seja, além de mais espaçoso, o novo Polo será um mini-Golf para dirigir - veja o que os jornalistas europeus acharam da versão pré-produção.
O novo Polo começa a ser fabricado no Brasil em meados do ano, devendo ser lançado no último trimestre quase em simultâneo com a Europa, onde será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. Por aqui terá o motor 1.0 TSI, com possibilidade do 1.6 aspirado nas versões de entrada. Em 2018 ganhará a companha de sua versão sedã, chamada Vitus, para atuar entre o Voyage e o Jetta.
Considerando o Golf como três novidades (hatch, perua e GTI), o Polo como uma e o recém-apresentado up! 2018 como outra, faltam ainda quatro lançamentos para a VW nesta ano. Nossas apostas recaem sobre o novo Tiguan AllSpace, Amarok V6, versão GTI limitada do Gol e alguma mudança no Fox, que será mantido em linha com a chegada do Polo e pode ganhar versão automática Tiptronic no lugar da automatizada I-Motion.
Fotos: Renato Maia e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS