No ano em que começa sua "virada" no mercado brasileiro, a Volkswagen prometeu fazer 9 lançamentos entre carros inéditos e versões atualizadas de modelos existes. Pois o jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, flagou uma de cada dessas novidades - e rodando juntas! O renovado Golf e o novíssimo Polo.
Pela falta de disfarce, o mais provável é que o reestilizado Golf chegue primeiro ao mercado. Seguindo as (leves) mudanças visuais feitas no modelo europeu (faróis, lanternas, para-choques e rodas), o hatch médio também deverá ganhar novos equipamentos, como multimídia com acionamento por gestos e quero de instrumentos digital. Na parte mecânica, fica a expectativa sobre o fim da versão 1.6 aspirada e o lançamento do 1.0 TSI com câmbio automático.
Quanto ao Polo, trata-se do projeto mais refinado que o compacto já teve. Esta nova geração nasce sobre a plataforma MQB-A0, uma versão reduzida da base do Golf. Ou seja, além de mais espaçoso, o novo Polo será um mini-Golf para dirigir - veja o que os jornalistas europeus acharam da versão pré-produção.
O novo Polo começa a ser fabricado no Brasil em meados do ano, devendo ser lançado no último trimestre quase em simultâneo com a Europa, onde será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. Por aqui terá o motor 1.0 TSI, com possibilidade do 1.6 aspirado nas versões de entrada. Em 2018 ganhará a companha de sua versão sedã, chamada Vitus, para atuar entre o Voyage e o Jetta.
Considerando o Golf como três novidades (hatch, perua e GTI), o Polo como uma e o recém-apresentado up! 2018 como outra, faltam ainda quatro lançamentos para a VW nesta ano. Nossas apostas recaem sobre o novo Tiguan AllSpace, Amarok V6, versão GTI limitada do Gol e alguma mudança no Fox, que será mantido em linha com a chegada do Polo e pode ganhar versão automática Tiptronic no lugar da automatizada I-Motion.
Fotos: Renato Maia e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional