Amantes de motos clássicas acabam de ganhar uma opção mais acessível no Brasil. Isso porque a Royal Enfield, marca de origem inglesa fundada em 1901, chega ao nosso mercado importando três modelos da Índia - país que se tornou dono da empresa nos anos 1990. A operação começa com uma loja na zona sul de São Paulo, incluindo oficina e estoque de peças. As motos têm garantia de dois anos.
As três motos oferecidas nesta primeira fase - Bullet, Classic e Continental GT - são equipadas com motor monocilíndrico de 500 cc e 535 cc (GT) e as duas últimas podem receber freios ABS como opcional. Além do estilo retrô, as Royal Enfield mantêm "antiguidades" como afogador e pedal de partida, ainda que elas tenham injeção eletrônica e partida elétrica por botão. A marca não divulga valores de torque e potência, mas estima-se que o motor de 500 cc renda cerca de 27 cv e 4,5 kgfm - um pouco mais no 535 cc.
O mote da marca será "motopurismo", no sentido de aproximar homem e máquina. "As motos modernas evoluíram tanto que acabaram excedendo o piloto", diz o presidente da Royal Enfield, Rudratej Singh. O desejo da marca é atuar no segmento de média cilindrada, que segundo Singh ainda tem muito potencial de crescimento no Brasil. As apostas iniciais são as seguintes:
Bullet - É a moto mais tradicional da marca, sendo produzida há mais de 80 anos contínuos com o design praticamente intacto. Tem banco duplo com alças para o garupa e painel avançado sobre o guidão. Disponível nas cores preto com prata, verde com dourado e cinza com laranja, por R$ 18.900.
Classic - Com estilo característico do final dos anos 1940, ela tem a cara das motos da Segunda Guerra Mundial - inclusive na paleta de cores. É oferecida em cores tradicionais (azul, preta e bege) por R$ 19.900 ou R$ 20.900 com ABS. As três opções com cores militares (verde, azul e cinza) saem por R$ 21.000 ou R$ 22.000 com ABS. Por fim, a Classic pode receber pintura cromada, por R$ 21.900 ou R$ 22.900 com ABS.
Continental GT - Inspirada na primeira moto Café Racer produzida em série, em 1965, a GT voltou em 2013. É a moto mais leve e ágil da marca, com uma postura de pilotagem mais agressiva. Com estilo totalmente identificado com as motos de corrida de rua da Inglaterra dos anos 1960, a GT custa R$ 23.000 ou R$ 24.500 com ABS.
Fotos: autor
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