Líder nas duas categorias, a Mercedes-Benz viu o Classe E folgado entre os modelos maiores e o Classe C em disputa mais acirrada com rivais na faixa inferior. Confira todos os destaques de março entre os sedãs premium.
MÉDIOS
Os três primeiros colocados entre os médios premium tiveram resultados inferiores aos de 2016. Mas foi o Mercedes Classe C (290), líder pelo oitavo mês consecutivo, o que menos recuou (-17,4%).
Mais do que dobrando o fraco desempenho de fevereiro, o Audi A3 Sedã derrotou o Série 3 por apenas duas unidades (236 x 234), embora tenha perdido quase 62% dos compradores nos últimos 12 meses – o rival da BMW caiu pouco mais de 28%.
Primeiro a crescer, o Audi A4 (107) ampliou em quase 75% as vendas de um ano atrás e se manteve confortavelmente na quarta posição, com o Jaguar XE (42) completando o top 5.
A curiosidade ficou por conta do CLA: atrás do BMW Série 4 (33) – que agora passa a fazer parte do segmento em função da versão Gran Coupé -, o Mercedes emplacou as mesmas 29 unidades dos meses de janeiro e de fevereiro. Lanterna, o Volvo S60 conquistou apenas 10 consumidores. Já o Lexus IS250 chegou ao quinto mês seguido sem nenhum interessado.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/17 |
FEV/17 |
MAR/16 |
% MAR 17 |
% FEV 17 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
290 |
211 |
351 |
29,56% |
32,46% |
37,44% |
-17,38% |
2º |
AUDI A3 SEDÃ |
236 |
109 |
620 |
24,06% |
16,77% |
116,51% |
-61,94% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
234 |
165 |
326 |
23,85% |
25,38% |
41,82% |
-28,22% |
4º |
AUDI A4 |
107 |
69 |
62 |
10,91% |
10,62% |
55,07% |
72,58% |
5º |
JAGUAR XE |
42 |
45 |
60 |
4,28% |
6,92% |
-6,67% |
-30,00% |
6º |
BMW SÉRIE 4 |
33 |
13 |
6 |
3,36% |
2,00% |
153,85% |
450,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLA |
29 |
29 |
86 |
2,96% |
4,46% |
0,00% |
-66,28% |
8º |
VOLVO S60 |
10 |
9 |
28 |
1,02% |
1,38% |
11,11% |
-64,29% |
|
|
981 |
650 |
1539 |
100,00% |
100,00% |
50,92% |
-36,26% |
Observação: O BMW Série 4, anteriormente incluído entre os esportivos, agora faz parte do segmento em função da versão Gran Coupé.
GRANDES
Na faixa mais sofisticada, domínio absoluto do Classe E. Com 35 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (46), o Mercedes vendeu mais do que a soma dos rivais posicionados até o oitavo lugar e conquistou quase 50% de participação de mercado.
Vice-líder pelo segundo mês seguido, o Jaguar XF registrou 8 unidades, apenas 1 a mais do que o Porsche Panamera (7), que não vendia tanto desde janeiro de 2014 (7). O BMW Série 5 (6), cuja nova geração estará presente na lista de abril, foi o quarto.
Empatados na quinta posição, Audi A6 (4) e Mercedes CLS (4) deixaram para trás um Audi A8 (3) que triplicou as vendas de 2016 e superou os rivais BMW Série 7 (2) e Mercedes Classe S (2), ambos com gerações mais modernas.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/17 |
FEV/17 |
MAR/16 |
% MAR 17 |
% FEV 17 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
35 |
19 |
27 |
47,95% |
45,24% |
84,21% |
29,63% |
2º |
JAGUAR XF |
8 |
10 |
17 |
10,96% |
23,81% |
-20,00% |
-52,94% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
7 |
4 |
0 |
9,59% |
9,52% |
75,00% |
- |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
6 |
1 |
13 |
8,22% |
2,38% |
500,00% |
-53,85% |
5º |
AUDI A6 |
4 |
1 |
7 |
5,48% |
2,38% |
300,00% |
-42,86% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
5 |
4 |
5,48% |
11,90% |
-20,00% |
0,00% |
7º |
AUDI A8 |
3 |
0 |
1 |
4,11% |
0,00% |
- |
200,00% |
8º |
BMW SÉRIE 7 |
2 |
2 |
1 |
2,74% |
4,76% |
0,00% |
100,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
2 |
0 |
4 |
2,74% |
0,00% |
- |
-50,00% |
10º |
AUDI A7 |
1 |
0 |
5 |
1,37% |
0,00% |
- |
-80,00% |
11º |
JAGUAR XJ |
1 |
0 |
3 |
1,37% |
0,00% |
- |
-66,67% |
|
|
73 |
42 |
82 |
100,00% |
100,00% |
73,81% |
-10,98% |
Fotos: divulgação/acervo - Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela