De 83.115 veículos novos em fevereiro para impressionantes 562.337 unidades em março, quase sete vezes mais. Qual foi a mágica do Reino Unido para vender mais do que o dobro dos dois primeiros meses somados e quebrar um recorde que já durava desde 1997? Ou para vender três vezes mais carros do que o Brasil (183.850) nas últimas semanas?
Assim como ocorre em setembro, março costuma ser forte no mercado local em função da mudança nas matrículas semestrais. Neste ano um fator adicional ajudou nesta quebra de recorde: a partir de 1º de abril, exceto para carros de baixa emissão, todos os demais veículos passarão a contar com um imposto adicional chamado VED (Vehicle Excise Duty), o que estimulou os consumidores a anteciparem suas compras.
Neste cenário, a Ford ultrapassou a barreira das 70 mil unidades (71.837) graças a um avanço de 19%; a Nissan (36.939), com a maior alta do top 20 (+29,7%), se aproximou da Volkswagen (39.485) na disputa pelo terceiro lugar entre as montadoras; e a Mercedes (35.690) cresceu mais do que as rivais BMW (34.873) e Audi (30.867) para liderar no mercado premium.
O domínio da Ford se repetiu na lista de modelos, com Fiesta (25.428) e Focus (17.119) nas duas primeiras posições e com o Kuga (9.561), um SUV/crossover ainda desconhecido para a maioria dos brasileiros, marcando presença na nona posição – esta foi apenas a terceira vez na história em que ele figurou no top 10.
Nono colocado em fevereiro, o Vauxhall Corsa (16.045), mesmo em baixa de quase 8% nos últimos doze meses, subiu para o terceiro lugar. Dono da maior evolução entre os líderes (+21%), o Nissan Qashqai (13.742) derrotou o Vauxhall Astra (11.680) na briga pelo quarto lugar.
Após dois meses consecutivos na vice-liderança, o VW Golf (10.819) perdeu 17% dos compradores em relação a 2016 e caiu para o sexto lugar, pouco à frente do Polo (10.711) e do Mini (10.003). O Mercedes Classe C, com 9.471 unidades, fechou o top 10.
POS. |
MODELO |
MAR.17 |
% MERCADO |
MAR.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
25.428 |
4,5% |
23.467 |
8,4% |
2 |
FORD FOCUS |
17.119 |
3,0% |
14.002 |
22,3% |
3 |
VAUXHALL CORSA |
16.045 |
2,9% |
17.368 |
-7,6% |
4 |
NISSAN QASHQAI |
13.742 |
2,4% |
11.355 |
21,0% |
5 |
VAUXHALL ASTRA |
11.680 |
2,1% |
9.953 |
17,4% |
6 |
VW GOLF |
10.819 |
1,9% |
13.041 |
-17,0% |
7 |
VW POLO |
10.711 |
1,9% |
10.279 |
4,2% |
8 |
MINI |
10.003 |
1,8% |
8.915 |
12,2% |
9 |
FORD KUGA |
9.561 |
1,7% |
- |
- |
10 |
MERCEDES CLASSE C |
9.471 |
1,7% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
MAR.17 |
% MERCADO |
MAR.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
71.837 |
12,8% |
60.349 |
19,0% |
2 |
VAUXHALL |
46.564 |
8,3% |
51.902 |
-10,3% |
3 |
VOLKSWAGEN |
39.485 |
7,0% |
38.694 |
2,0% |
4 |
NISSAN |
36.939 |
6,6% |
28.489 |
29,7% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
35.690 |
6,3% |
30.243 |
18,0% |
6 |
BMW |
34.873 |
6,2% |
32.470 |
7,4% |
7 |
AUDI |
30.867 |
5,5% |
30.483 |
1,3% |
8 |
TOYOTA |
24.508 |
4,4% |
21.481 |
14,1% |
9 |
LAND ROVER |
22.534 |
4,0% |
18.234 |
23,6% |
10 |
PEUGEOT |
19.168 |
3,4% |
20.209 |
-5,2% |
11 |
RENAULT |
19.014 |
3,4% |
17.866 |
6,4% |
12 |
KIA |
18.801 |
3,3% |
16.207 |
16,0% |
13 |
HYUNDAI |
18.460 |
3,3% |
16.802 |
9,9% |
14 |
SKODA |
13.655 |
2,4% |
12.527 |
9,0% |
15 |
CITROËN |
12.977 |
2,3% |
13.734 |
-5,5% |
16 |
MIN |
12.942 |
2,3% |
12.526 |
3,3% |
17 |
FIAT |
12.930 |
2,3% |
13.190 |
-2,0% |
18 |
HONDA |
11.635 |
2,1% |
13.139 |
-11,4% |
19 |
SEAT |
11.200 |
2,0% |
8.677 |
29,1% |
20 |
MAZDA |
11.178 |
2,0% |
11.499 |
-2,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
562.337 |
... |
518.707 |
8,4% |
Fontes: SMTT / Best Selling Cars / focus2move
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela