Uma das maiores atrações da Toyota para o Salão de Nova York é o FT-4X Concept. O crossover, construído sobre a mesma plataforma do C-HR, é inspirado no retrô-moderno FJ Cruiser, o modelo com menor desvalorização dos EUA: um usado custava quase o mesmo que um novo, quando ele era vendido, e hoje vale mais do que a Toyota cobrava por um zero km. Para ficar à altura do modelo que copia, o FT-4X traz soluções interessantes para o uso off-road.
Pensado como um SUV híbrido, o pequeno SUV tem foco no público jovem e uso urbano, mas sem deixar de lado a funcionalidade para o off-road. O perfil é quadradão e tem soluções interessantes, como a porta traseira que pode se abrir verticalmente ou ser travada, de acordo com a necessidade do uso.
A lista de amenidades traz coisas como um sistema de áudio removível, que pode ser útil para ouvir música em um acampamento, por exemplo, ou evitar os "amigos do alheio". Outra solução está nas saídas de ar-condicionado giratórias, que podem refrigerar objetos em um compartimento inferior. Além disso, há um saco de dormir no apoio de braço central.
Assim como os modelos CH-R, Prius, Camry e Corolla 2018, o estudo foi feito sobre a plataforma TNGA, o que alimenta esperanças de que uma versão de produção poderá chegar no futuro. A Toyota, por sua vez, deixou bem claro que se trata apenas de um conceito. Ao menos por enquanto...
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares