Como já virou tradição, as famosas pegadinhas de 1º de abril deram o tom de descontração e da zoeira na última sexta-feira no mercado automotivo global. Elas normalmente acontecem no próprio Dia da Mentira, mas ele caiu no sábado neste ano e, fora o Motor1.com, ninguém é muito fã de trabalhar no final de semana... De carro com chifre de unicórnio no capô a cabine com luzes artificiais de bronzeamento, teve de tudo um pouco. Reunimos aqui as principais pérolas. As histórias mais engraçadas você confere abaixo.
Principal representação do grupo Volkswagen na República Tcheca e países vizinhos, a Skoda entrou na "onda mentirosa" com uma versão superpreparada do SUV Kodiaq. De porte médio-grande e vocação estritamente familiar, o utilitário aparece aqui em uma versão especialmente preparada para o WRC, o Campeonato Mundial de Rali. A ideia é legal e o visual da projeção até que agrada, mas a realidade anula quaisquer chances de uma eventual participação na competição.
Ainda tomando o Kodiaq como base, a marca lançou o programa “Rent-A-Family", que prevê, literalmente, o aluguel de uma família. Se você tem um exemplar do SUV grandalhão, mas não tem gente suficiente para ocupar todos os 7 lugares da cabine, a divisão do Reino Unido oferece para locação (com direito até a um configurador online) membros interessantes, como crianças barulhentas, adolescentes viciados em smartphone e um vovó divertida.
Por fim, a última brincadeira diz respeito a uma versão curiosa do compacto Citigo, descendente direto do Volkswagen up!. Trata-se de uma configuração de brinquedo desenvolvida especialmente para meninas donas de bonecas. O modelo tem suporte para bolsas, guarda-sapatos e acompanha até um esmalte na cor da carroceria. Chique, não?
A inglesa Mini entrou na brincadeira com uma versão exclusiva do compacto Cooper. Baseada na carroceria conversível, foi lançada a variante "John Cooker Works", que transforma o modelo praticamente em um "food-car".
A marca destaca modificações como a mesa de madeira instalada sobre os bancos e até mesmo o uso de um fogão de indução com exaustor integrado. Bom apetite!
Neste ano, a participação da Hyundai na brincadeira envolveu um revolucionário serviço de entrega. Batizado de "Click to Fly", o programa é o primeiro delivery automotivo do mundo operado por drones.
Conforme explica a marca, o cliente escolhe o carro de sua preferência no site e, no prazo máximo de 2 horas, o modelo é entregue no endereço fornecido - sem complicações, sem atrasos e sem emitir gases poluentes. Interessante, não?
Um capacete desenvolvido especialmente para gatos. Esta foi a ideia da Lotus para este 1º de abril. O componente tem visual inspirado nos carros da marca e foi projetado para pesar o mínimo possível - a marca anuncia a cifra de apenas 25 gramas.
Assim como a Lotus, a BMW também criou um presentinho especial para os pets. Neste caso, trata-se de cesto móvel revestido em Alcântara e disponível em várias cores. Batizado de dDrive, é indicado especialmente para cães e, segundo a marca, alimentado por um "ventilador" TwinPower Turbo feito de fibra de carbono, com três modos de condução
Outra novidade inclui a instalação de um chifre de unicórnio sobre o capô de todos os modelos da linha Série 4. Opcional de edição limitada, diz a marca.
Braço romeno da Renault, a Dacia anuncia no Reino Unido o lançamento do "Sundero", uma espécie de série especial voltada para amantes do verão. O trocadilho com o nome Sandero, puxando para sol (Sun), foi uma sacada de gênio, mas nem tanto quanto o vídeo abaixo, de chorar de rir. O carro foi transformado em uma cabine de bronzeamento e oferece a solução ideal para os moradores da sempre nublada Londres - capital que recebe apenas 1.400 horas de luz solar por ano.
Tem até um slogan: "Se está chuvoso e nublado no exterior, estará sempre ensolarado dentro do novo Dacia."
A ideia da Smart para este dia de pegadinhas foi uma versão anfíbia do pequeno ForTwo. Sugestivamente batizado de "ForSea" (e informalmente apelidado de "Procurando Nemo"), o modelo é equipado com uma hélice de jato de água ligada a um eixo de articulação no diferencial traseiro. Dessa forma, a potência do motor traseiro é transferida para este mecanismo e faz o carro se mover. A marca garante velocidade de cruzeiro de 10 nós (máxima de 15 nós) e autonomia de navegação de 3 horas.
Divisão de luxo da Toyota, a Lexus apostou em tecnologia para este 1º de abril. Batizado de Lane Valet, o sistema anunciado pela marca promete ser um grande facilitador da vida de quem enfrenta trânsito pesado diariamente. E detesta quem bloqueia a esquerda, com a maior parte de nossos leitores.
Ele funciona como um scanner que mapeia todo o tráfego à frente e identifica pontos de lentidão. Ao simples toque de um botão, ele move o empata-esquerda automaticamente para o caminho mais rápido e seguro, agilizando a vida do motorista do Lexus equipado com o Lane Valet. Essa podia ser de verdade, né não?
A reinvenção da buzina foi a pauta escolhida pela Honda para entrar na brincadeira. Usando a minivan Odyssey como exemplo, a marca fez uma demonstração de um sistema multi-sonoro baseado no humor do próprio motorista. Funciona por meio de emojis (triste, alegre, estressado) e expressa emoções nas mais variadas situações.
Outra novidade foi a apresentação de um aplicativo de paquera que funciona direto no para-brisa, como uma espécie de head-up display super moderno. O motorista usa o limpador de para-brisa para dar "like" ou "unlike" no que aparece na tela. Bizarro, mas engraçado.
A sino-britânica MG também bolou um ideia interessante baseada em emojis. Nesta caso, um mecanismo interno projeta as carinhas sugestivas no para-brisa como forma de se comunicar com outros motoristas. A operação inteira é feita por comando de voz, para evitar quaisquer distrações.
Se você é um dos privilegiados que têm na garagem um 570GT e deseja personalizá-lo, a McLaren tem uma sugestão: cobri-lo de penas, para mostrar o quanto ele é leve. No modelo das fotos, a marca aplicou sobre a carroceria de fibra de carbono do esportivo nada menos de 10 mil plumas, gerando um resultado no mínimo exótico. Parece um corvo, não acha?
Outra inovação deste 1º de abril foi uma espécie de "pintura perfumada". Apresentada pela Opel, a peculiaridade aparece no pequeno Adam e tem essência de morango. Outros cheiros interessantes serão lançados no futuro, garante a marca. Esperamos que não sejam enjoativos.
Que tal um legítimo carro de Fórmula 1 em formato hatchback? Aqui está o R.S. 17 Hayonara, idealizado pela Renault com base no modelo 16 de 1965. A marca diz que seria capaz até de produzi-lo em série se houvesse demanda, mas a gente sabe que tudo não passa de zoeira. Curioso notar que há um porta-malas com capacidade para até 300 litros de bagagem.
E a Porsche, que anunciou no Twitter que um terceiro RSR 911 estará em Le Mans este ano? O detalhe é que eles seriam dirigidos por ninguém menos do que os pilotos Walter Röhrl (70), Hurley Haywood (60) e Hans Herrmann (89). Ninguém tem dúvidas de que eles dariam couro em muito piloto novo, mas eles não precisam mais provar nada para ninguém. Mentira de alta categoria. Uma daquelas em que gostaríamos de acreditar. Como a da Lexus Lane Valet.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Bizarro: além dos carros, Omoda Jaecoo cria até cachorro e vendedor robô