A Europa viu mais um mês de alta nas vendas de veículos novos. Com 1.104.262 unidades em fevereiro, o mercado avançou 1,3% em relação a 2016 – em janeiro, o crescimento havia sido de 9,5%. Neste cenário favorável, o grande destaque do mês passado veio da Itália.
O Fiat Panda, preferido por 19.153 consumidores, voltou a figurar no top 5 do Velho Continente após exatos oito anos. Esta foi apenas a segunda vez que o campeão de vendas da marca figurou entre os primeiros desde o relançamento do modelo em 2003. E mais: a diferença em relação ao VW Polo (19.678), terceiro, foi de apenas 525 unidades.
Sem surpresas, o VW Golf manteve a liderança geral, mas as 31.910 unidades representaram uma queda de quase 12% no período. Uma das consequências foi a aproximação do Renault Clio (24.415), que em 2016 havia registrado uma desvantagem de quase 15 mil unidades. Coube ao Ford Fiesta (19.462) a quarta posição.
Líder entre os SUVs/crossovers – segmento que respondeu pela maioria das vendas no mês passado (28%) -, o Nissan Qasqai (19.057), em alta de quase 12%, subiu da nona para a sexta posição. Preferido no mês anterior, o VW Tiguan (17.083) caiu do quinto para a décimo-segundo lugar.
Outro grande destaque de fevereiro foi a nova geração do Citroën C3 (17.572), que por pouco menos de 200 unidades ficou de fora do top 10. À frente do francês, o Skoda Octavia (17.796) também ficou muito próximo do Opel/Vauxhall Astra (17.954), cujas vendas cresceram 8%.
Em seu segundo mês cheio, o Toyota C-HR (9.187) se aproximou do top 30, enquanto o Fiat Tipo (9.186), 32º, atingiu seu melhor posicionamento desde o lançamento. Carro do Ano na Europa e próximo lançamento da marca no Brasil, o Peugeot 3008 continuou sua trajetória de crescimento e emplacou 8.800 unidades.
Única a superar os 10% de participação, a Volkswagen (114.527) liderou entre as montadoras apesar de recuar quase 8% nos últimos doze meses. A Renault (79.752), que avançou 3,8%, foi a segunda colocada. Numa disputa acirradíssima pela liderança entre as marcas premium, a Audi (58.015) levou a melhor sobre a Mercedes (57.282).
POS. |
MODELO |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
31.910 |
2,9% |
36.117 |
-11,6% |
2 |
RENAULT CLIO |
24.415 |
2,2% |
21.713 |
12,4% |
3 |
VW POLO |
19.678 |
1,8% |
22.854 |
-13,9% |
4 |
FORD FIESTA |
19.462 |
1,8% |
20.522 |
-5,2% |
5 |
FIAT PANDA |
19.153 |
1,7% |
18.942 |
1,1% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
19.057 |
1,7% |
17.054 |
11,7% |
7 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
18.691 |
1,7% |
19.167 |
-2,5% |
8 |
PEUGEOT 208 |
18.486 |
1,7% |
20.575 |
-10,2% |
9 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
17.954 |
1,6% |
16.634 |
7,9% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
17.796 |
1,6% |
18.189 |
-2,2% |
11 |
CITROËN C3 |
17.572 |
1,6% |
- |
- |
12 |
VW TIGUAN |
17.083 |
1,5% |
- |
- |
13 |
PEUGEOT 2008 |
15.361 |
1,4% |
13.469 |
14,0% |
14 |
RENAULT CAPTUR |
14.909 |
1,4% |
15.428 |
-3,4% |
15 |
TOYOTA YARIS |
14.532 |
1,3% |
14.003 |
3,8% |
16 |
FORD FOCUS |
13.828 |
1,3% |
14.535 |
-4,9% |
17 |
DACIA SANDERO |
13.351 |
1,2% |
- |
- |
18 |
PEUGEOT 308 |
13.350 |
1,2% |
16.991 |
-21,4% |
19 |
VW PASSAT |
13.294 |
1,2% |
16.492 |
-19,4% |
20 |
AUDI A3 |
12.995 |
1,2% |
14.377 |
-9,6% |
21 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
12.715 |
1,2% |
12.015 |
5,8% |
22 |
FIAT 500 |
12.609 |
1,1% |
13.316 |
-5,3% |
23 |
SKODA FABIA |
12.387 |
1,1% |
12.607 |
-1,7% |
24 |
RENAULT MÉGANE |
11.645 |
1,1% |
- |
- |
25 |
MERCEDES CLASSE C |
11.137 |
1,0% |
- |
- |
26 |
DACIA DUSTER |
11.105 |
1,0% |
- |
- |
27 |
HYUNDAI TUCSON |
10.804 |
1,0% |
- |
- |
28 |
AUDI A4 |
10.257 |
0,9% |
- |
- |
29 |
BMW SÉRIE 3 |
10.060 |
0,9% |
- |
- |
30 |
SEAT LEON |
9.981 |
0,9% |
- |
- |
31 |
TOYOTA C-HR |
9.187 |
0,8% |
- |
- |
32 |
FIAT TIPO |
9.186 |
0,8% |
- |
- |
33 |
FORD KUGA |
9.074 |
0,8% |
- |
- |
34 |
TOYOTA AURIS |
9.055 |
0,8% |
- |
- |
35 |
SEAT IBIZA |
9.030 |
0,8% |
- |
- |
36 |
KIA SPORTAGE |
8.960 |
0,8% |
- |
- |
37 |
PEUGEOT 3008 SUV |
8.800 |
0,8% |
- |
- |
38 |
BMW X1 |
8.704 |
0,8% |
- |
- |
39 |
MERCEDES CLASSE A |
8.693 |
0,8% |
- |
- |
40 |
BMW SÉRIE 1 |
8.668 |
0,8% |
- |
- |
41 |
FIAT 500X |
8.520 |
0,8% |
- |
- |
42 |
VW TOURAN |
7.697 |
0,7% |
- |
- |
43 |
FIAT 500L |
7.687 |
0,7% |
- |
- |
44 |
HYUNDAI I20 |
7.566 |
0,7% |
- |
- |
45 |
MINI |
7.506 |
0,7% |
- |
- |
46 |
MERCEDES CLASSE E |
7.498 |
0,7% |
- |
- |
47 |
CITROËN C4 PICASSO |
7.450 |
0,7% |
- |
- |
48 |
LANCIA YPSILON |
7.254 |
0,7% |
- |
- |
49 |
RENAULT KADJAR |
7.249 |
0,7% |
- |
- |
50 |
TOYOTA AYGO |
6.758 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
114.527 |
10,4% |
124.317 |
-7,9% |
2 |
RENAULT |
79.752 |
7,2% |
76.816 |
3,8% |
3 |
FORD |
71.021 |
6,4% |
73.294 |
-3,1% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
69.505 |
6,3% |
70.577 |
-1,5% |
5 |
PEUGEOT |
67.583 |
6,1% |
70.616 |
-4,3% |
6 |
FIAT |
64.532 |
5,8% |
59.597 |
8,3% |
7 |
AUDI |
58.015 |
5,3% |
57.796 |
0,4% |
8 |
MERCEDES-BENZ |
57.282 |
5,2% |
54.459 |
5,2% |
9 |
BMW |
55.523 |
5,0% |
55.407 |
0,2% |
10 |
TOYOTA |
52.062 |
4,7% |
- |
- |
11 |
SKODA |
49.894 |
4,5% |
50.061 |
-0,3% |
12 |
CITROËN |
45.858 |
4,2% |
- |
- |
13 |
NISSAN |
41.195 |
3,7% |
- |
- |
14 |
HYUNDAI |
35.185 |
3,2% |
- |
- |
15 |
KIA |
33.983 |
3,1% |
- |
- |
16 |
DACIA |
33.018 |
3,0% |
- |
- |
17 |
SEAT |
28.988 |
2,6% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
21.087 |
1,9% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
18.888 |
1,7% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
15.986 |
1,4% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
1.104.262 |
... |
1.090.104 |
1,3% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de fevereiro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos