A Europa viu mais um mês de alta nas vendas de veículos novos. Com 1.104.262 unidades em fevereiro, o mercado avançou 1,3% em relação a 2016 – em janeiro, o crescimento havia sido de 9,5%. Neste cenário favorável, o grande destaque do mês passado veio da Itália.
O Fiat Panda, preferido por 19.153 consumidores, voltou a figurar no top 5 do Velho Continente após exatos oito anos. Esta foi apenas a segunda vez que o campeão de vendas da marca figurou entre os primeiros desde o relançamento do modelo em 2003. E mais: a diferença em relação ao VW Polo (19.678), terceiro, foi de apenas 525 unidades.
Sem surpresas, o VW Golf manteve a liderança geral, mas as 31.910 unidades representaram uma queda de quase 12% no período. Uma das consequências foi a aproximação do Renault Clio (24.415), que em 2016 havia registrado uma desvantagem de quase 15 mil unidades. Coube ao Ford Fiesta (19.462) a quarta posição.
Líder entre os SUVs/crossovers – segmento que respondeu pela maioria das vendas no mês passado (28%) -, o Nissan Qasqai (19.057), em alta de quase 12%, subiu da nona para a sexta posição. Preferido no mês anterior, o VW Tiguan (17.083) caiu do quinto para a décimo-segundo lugar.
Outro grande destaque de fevereiro foi a nova geração do Citroën C3 (17.572), que por pouco menos de 200 unidades ficou de fora do top 10. À frente do francês, o Skoda Octavia (17.796) também ficou muito próximo do Opel/Vauxhall Astra (17.954), cujas vendas cresceram 8%.
Em seu segundo mês cheio, o Toyota C-HR (9.187) se aproximou do top 30, enquanto o Fiat Tipo (9.186), 32º, atingiu seu melhor posicionamento desde o lançamento. Carro do Ano na Europa e próximo lançamento da marca no Brasil, o Peugeot 3008 continuou sua trajetória de crescimento e emplacou 8.800 unidades.
Única a superar os 10% de participação, a Volkswagen (114.527) liderou entre as montadoras apesar de recuar quase 8% nos últimos doze meses. A Renault (79.752), que avançou 3,8%, foi a segunda colocada. Numa disputa acirradíssima pela liderança entre as marcas premium, a Audi (58.015) levou a melhor sobre a Mercedes (57.282).
POS. |
MODELO |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
31.910 |
2,9% |
36.117 |
-11,6% |
2 |
RENAULT CLIO |
24.415 |
2,2% |
21.713 |
12,4% |
3 |
VW POLO |
19.678 |
1,8% |
22.854 |
-13,9% |
4 |
FORD FIESTA |
19.462 |
1,8% |
20.522 |
-5,2% |
5 |
FIAT PANDA |
19.153 |
1,7% |
18.942 |
1,1% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
19.057 |
1,7% |
17.054 |
11,7% |
7 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
18.691 |
1,7% |
19.167 |
-2,5% |
8 |
PEUGEOT 208 |
18.486 |
1,7% |
20.575 |
-10,2% |
9 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
17.954 |
1,6% |
16.634 |
7,9% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
17.796 |
1,6% |
18.189 |
-2,2% |
11 |
CITROËN C3 |
17.572 |
1,6% |
- |
- |
12 |
VW TIGUAN |
17.083 |
1,5% |
- |
- |
13 |
PEUGEOT 2008 |
15.361 |
1,4% |
13.469 |
14,0% |
14 |
RENAULT CAPTUR |
14.909 |
1,4% |
15.428 |
-3,4% |
15 |
TOYOTA YARIS |
14.532 |
1,3% |
14.003 |
3,8% |
16 |
FORD FOCUS |
13.828 |
1,3% |
14.535 |
-4,9% |
17 |
DACIA SANDERO |
13.351 |
1,2% |
- |
- |
18 |
PEUGEOT 308 |
13.350 |
1,2% |
16.991 |
-21,4% |
19 |
VW PASSAT |
13.294 |
1,2% |
16.492 |
-19,4% |
20 |
AUDI A3 |
12.995 |
1,2% |
14.377 |
-9,6% |
21 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
12.715 |
1,2% |
12.015 |
5,8% |
22 |
FIAT 500 |
12.609 |
1,1% |
13.316 |
-5,3% |
23 |
SKODA FABIA |
12.387 |
1,1% |
12.607 |
-1,7% |
24 |
RENAULT MÉGANE |
11.645 |
1,1% |
- |
- |
25 |
MERCEDES CLASSE C |
11.137 |
1,0% |
- |
- |
26 |
DACIA DUSTER |
11.105 |
1,0% |
- |
- |
27 |
HYUNDAI TUCSON |
10.804 |
1,0% |
- |
- |
28 |
AUDI A4 |
10.257 |
0,9% |
- |
- |
29 |
BMW SÉRIE 3 |
10.060 |
0,9% |
- |
- |
30 |
SEAT LEON |
9.981 |
0,9% |
- |
- |
31 |
TOYOTA C-HR |
9.187 |
0,8% |
- |
- |
32 |
FIAT TIPO |
9.186 |
0,8% |
- |
- |
33 |
FORD KUGA |
9.074 |
0,8% |
- |
- |
34 |
TOYOTA AURIS |
9.055 |
0,8% |
- |
- |
35 |
SEAT IBIZA |
9.030 |
0,8% |
- |
- |
36 |
KIA SPORTAGE |
8.960 |
0,8% |
- |
- |
37 |
PEUGEOT 3008 SUV |
8.800 |
0,8% |
- |
- |
38 |
BMW X1 |
8.704 |
0,8% |
- |
- |
39 |
MERCEDES CLASSE A |
8.693 |
0,8% |
- |
- |
40 |
BMW SÉRIE 1 |
8.668 |
0,8% |
- |
- |
41 |
FIAT 500X |
8.520 |
0,8% |
- |
- |
42 |
VW TOURAN |
7.697 |
0,7% |
- |
- |
43 |
FIAT 500L |
7.687 |
0,7% |
- |
- |
44 |
HYUNDAI I20 |
7.566 |
0,7% |
- |
- |
45 |
MINI |
7.506 |
0,7% |
- |
- |
46 |
MERCEDES CLASSE E |
7.498 |
0,7% |
- |
- |
47 |
CITROËN C4 PICASSO |
7.450 |
0,7% |
- |
- |
48 |
LANCIA YPSILON |
7.254 |
0,7% |
- |
- |
49 |
RENAULT KADJAR |
7.249 |
0,7% |
- |
- |
50 |
TOYOTA AYGO |
6.758 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
FEV.17 |
% MERCADO |
FEV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
114.527 |
10,4% |
124.317 |
-7,9% |
2 |
RENAULT |
79.752 |
7,2% |
76.816 |
3,8% |
3 |
FORD |
71.021 |
6,4% |
73.294 |
-3,1% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
69.505 |
6,3% |
70.577 |
-1,5% |
5 |
PEUGEOT |
67.583 |
6,1% |
70.616 |
-4,3% |
6 |
FIAT |
64.532 |
5,8% |
59.597 |
8,3% |
7 |
AUDI |
58.015 |
5,3% |
57.796 |
0,4% |
8 |
MERCEDES-BENZ |
57.282 |
5,2% |
54.459 |
5,2% |
9 |
BMW |
55.523 |
5,0% |
55.407 |
0,2% |
10 |
TOYOTA |
52.062 |
4,7% |
- |
- |
11 |
SKODA |
49.894 |
4,5% |
50.061 |
-0,3% |
12 |
CITROËN |
45.858 |
4,2% |
- |
- |
13 |
NISSAN |
41.195 |
3,7% |
- |
- |
14 |
HYUNDAI |
35.185 |
3,2% |
- |
- |
15 |
KIA |
33.983 |
3,1% |
- |
- |
16 |
DACIA |
33.018 |
3,0% |
- |
- |
17 |
SEAT |
28.988 |
2,6% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
21.087 |
1,9% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
18.888 |
1,7% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
15.986 |
1,4% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
1.104.262 |
... |
1.090.104 |
1,3% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de fevereiro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela