Foi um início conturbado, mas a MotoGP não decepcionou. Com 45 minutos de atraso devido à chuva, o GP do Catar foi realizado neste domingo (26) e, em uma prova repleta de emoções, Maverick Viñales venceu na estreia na Yamaha.
Com um surpreendente Johann Zarco assumindo a liderança na largada, mas caindo sozinho após quatro voltas, a disputa se resumiu a Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Valentino Rossi.
No fim, melhor para o espanhol, que conquistou a segunda vitória da carreira, a primeira pela Yamaha. Dovizioso foi o segundo, Rossi o terceiro, Marc Márquez terminou em quarto e Dani Pedrosa completou o grupo dos cinco primeiros.
A cinco minutos da largada, gotas de chuva começaram a cair em Losail, preocupando todos no grid. Com isso, a direção de prova adiou o início da prova.
Primeiro, a previsão era de uma nova largada 30 minutos depois, com uma volta a menos do que o originalmente previsto – de 22 para 21 voltas. Quando os pilotos foram para a volta de reconhecimento, entretanto, não gostaram do que viram no último setor, ainda molhado.
A organização, então, adiou mais uma vez o procedimento de largada em dez minutos. Quando finalmente largaram, Iannone pulou na ponta, mas logo foi superado por Zarco e Márquez.
Com duas voltas completadas, Rossi já era o sétimo, enquanto Márquez pressionava Zarco pela liderança. No fim da terceira volta, Dovizioso superou Iannone e assumiu a terceira posição.
Um pouco mais atrás, Rossi deixou Pedrosa para trás e subiu para sexto, com Viñales logo à frente. O italiano seguia com bom ritmo e se aproximando do novo companheiro de equipe. Enquanto isso, Cal Crutchlow caiu na curva 16.
A 15 voltas do fim, Dovizioso ultrapassou Márquez no fim da reta e assumiu a segunda posição. Na volta seguinte, sozinho, Zarco caiu na curva 2, abandonando a prova.
Com isso, Dovizioso herdou a liderança, com Márquez em segundo e Iannone em terceiro. Viñales recuperou um pouco o ritmo e passou a se aproximar dos três primeiros. A 12 voltas do fim, o italiano da Suzuki superou o atual campeão no final da reta. No miolo, entretanto, o espanhol deu o troco.
Com a disputa, Viñales e Rossi se aproximaram de Márquez e Iannone. Quem se dava bem com isso era Dovizioso, que se mantinha confortavelmente na liderança.
A dez voltas do fim, enquanto tentava se aproximar de Márquez, Iannone caiu e perdeu a chance de brigar pelo pódio com Márquez. Lá na frente, uma volta depois, Viñales superou Márquez e subiu para segundo. No fim da volta, Rossi foi quem deixou o piloto da Honda para trás.
Depois de se livrar do compatriota, Viñales apertou ainda mais o ritmo e começou a ensaiar a aproximação sobre Dovizioso. A sete voltas do fim, não havia mais diferença entre o piloto da Yamaha e o da Ducati. Na curva 10, Viñales deu o bote e foi para a liderança.
Entrentanto, Dovizioso fez uso da maior potência da Ducati e retomou a posição. A disputa seguia acirrada e quem gostava disso era Rossi, que se juntou à briga.
A cinco voltas do fim, Viñales, Dovizioso e Rossi eram os candidatos à vitória. O espanhol conseguiu se manter à frente por duas voltas, mas a três do fim o italiano superou o piloto da Yamaha para voltar a ser líder.
Na penúltima volta, Viñales voltou a superar Dovizioso, desta vez em definitivo. Na estreia pela Yamaha, o jovem espanhol, aos 22 anos, cruzou a linha de chegada na frente de todos e conquistou a segunda vitória na MotoGP. Dovizioso foi o segundo e Rossi completou o pódio.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 25 | Maverick VIÑALES | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 38'59.999 |
2 | 20 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | +0.461 |
3 | 16 | 46 | Valentino ROSSI | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | +1.928 |
4 | 13 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | +6.745 |
5 | 11 | 26 | Dani PEDROSA | Repsol Honda Team | Honda | +7.128 |
6 | 10 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | +7.661 |
7 | 9 | 45 | Scott REDDING | OCTO Pramac Racing | Ducati | +9.782 |
8 | 8 | 43 | Jack MILLER | EG 0,0 Marc VDS | Honda | +14.486 |
9 | 7 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | +14.788 |
10 | 6 | 94 | Jonas FOLGER | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | +15.069 |
11 | 5 | 99 | Jorge LORENZO | Ducati Team | Ducati | +20.516 |
12 | 4 | 76 | Loris BAZ | Reale Avintia Racing | Ducati | +21.255 |
13 | 3 | 8 | Hector BARBERA | Reale Avintia Racing | Ducati | +28.828 |
14 | 2 | 17 | Karel ABRAHAM | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | +29.123 |
15 | 1 | 53 | Tito RABAT | EG 0,0 Marc VDS | Honda | +29.470 |
16 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | +33.601 | |
17 | 38 | Bradley SMITH | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | +39.704 | |
18 | 22 | Sam LOWES | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | +47.131 | |
Não completaram | ||||||
9 | Danilo PETRUCCI | OCTO Pramac Racing | Ducati | 6 voltas | ||
29 | Andrea IANNONE | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 10 voltas | ||
19 | Alvaro BAUTISTA | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 13 voltas | ||
5 | Johann ZARCO | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 14 voltas | ||
35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda | Honda | 16 voltas |
Foto: Motorsport
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber