Dos 1.565 Peugeot 208 vendidos em 2017 até fevereiro, 1.223 precisaram de financiamento para sair das revendas da marca. Isso representa 78,1% de todas as vendas do 208 neste período. Foi o que o levantamento mais recente da Cetip, empresa que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
O veículo com o maior número de financiamentos, como não poderia deixar de ser, foi o mais vendido, o Chevrolet Onix. Em fevereiro, foram 7.024 diante de um total de 11.980, ou 58,6%. No acumulado do ano, 16.038 foram financiados entre os 25.880 vendidos. Uma proporção de 62%, ainda bem distante dos 78,1% do Peugeot. E prova de que a retomada dos financiamentos ainda está distante. Pelo menos em um nível que permita ampliar as vendas de veículos.
O segundo modelo mais vendido em 2017, o Hyundai HB20, é o único entre os 10 mais a aparecer entre os 10 com maiores índices de financiamento. Cerca de 65,4% de suas vendas neste ano foram financiadas, um índice razoavelmente superior ao do Onix. Isso mais uma vez confirma que o crédito anda distante dos consumidores. Ou que os clientes é que andam fugindo dele em meio a cenário político e econômico brasileiro.
Como os analistas de mercado vivem repetindo, as compras no segmento de automóveis só vão ter uma melhoria com juros mais baixos e mais estabilidade econômica. Do jeito que a coisa anda, nem as contas inativas do FGTS salvam. Por mais que a inflação caia, muita gente está preocupada se terá emprego amanhã ou não. Qualquer dívida pesa. Especialmente a contraída com a compra de um veículo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela