O Fiat Palio foi o carro mais roubado na Grande São Paulo durante o ano de 2016. E os furtos/roubos de automóveis cresceram cerca de 25% na cidade no último ano. É o que aponta o levantamento realizado pela Ituran, empresa de monitoramento mais utilizada do país. Segundo o relatório, a Ituran atendeu 9.812 ocorrências na Grande São Paulo, que concentra a grande maioria da base de clientes.
Além do Palio em primeiro, a Fiat aparece na lista com o Uno em terceiro, o Siena em sétimo e a Strada em décimo. Já a Volkswagen tem o Gol em segundo, o Fox em quarto e o Voyage em sexto. A Chevrolet tem o Celta em oitavo e o Corsa em nono, enquanto a Ford aparece com o Fiesta na quinta colocação. Curiosamente, os três carros mais vendidos atualmente (Onix, HB20 e Ka) ainda não constam da lista - o que é explicado pelo fato de que os modelos mais roubados saíram das lojas entre 2010 e 2013, com 45,45% das ocorrências. Modelos mais novos, de 2014 a 2017, ficaram em segundo com 22,93% dos casos.
Ainda de acordo com o levantamento, a zona leste da cidade ganha disparado no número de eventos, sendo responsável por 9 dos 10 bairros onde mais acontecem as ocorrências. Em primeiro lugar vem o bairro de Itaquera, enquanto o Ipiranga é o único local da zona sul a aparecer na lista.
Por fim, a Ituran destaca que quarta-feira é o dia com maior número de roubos/furtos, e que o período da noite é o mais perigoso, em especial das 21h às 23h, quando acontecem 20,02% dos casos. Carros de cor prata e preta são os mais levados pelos gatunos.
1) Fiat Palio
2) VW Gol
3) Fiat Uno
4) VW Fox
5) Ford Fiesta
6) VW Voyage
7) Fiat Siena
8) Chevrolet Celta
9) Chevrolet Corsa
10) Fiat Strada
Fonte: Ituran
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Carros usados em fevereiro: Gol, Palio e Uno lideram as vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Guia de compras de usados: vale a pena comprar um Fiat Palio?