Apresentado no último Salão do Automóvel ainda como conceito, o Renault Kwid brasileiro terá a versão de produção finalmente revelada durante o Salão de Buenos Aires, em junho. Como já mencionado por nós no ano passado, o modelo brasileiro promete ser mais seguro em relação ao indiano. E agora o hatch teve mais detalhes revelados pelo site Argentina Autoblog.
Sucessor do Renault Clio de segunda geração no Mercosul, o Kwid é um subcompacto e foi desenvolvido para os mercados emergentes, em que pese as diversas melhorias que sofreu para ser vendido em nossa região.
Depois da repercussão negativa nos testes do GlobalNCAP no primeiro semestre de 2016, onde o modelo conseguiu no máximo 1 estrela (versão com airbags), a Renault se pronunciou dizendo que o modelo nacional receberia diversos reforços estruturais e melhorias em segurança.
Na época, a Renault confirmou que o Kwid nacional será cerca de 20% mais pesado que o modelo indiano. Com isto, o peso total passaria de 700 a 840 kg. Vale lembrar, por exemplo, que somente o banco do motorista ficará 9 quilos mais pesado.
Enquanto o modelo argentino terá controle de estabilidade (ESP) de série a partir de janeiro de 2018, por aqui o item de segurança não deve ser oferecido num primeiro momento. De resto, segue o que já mencionamos: quatro airbags de série (primazia no segmento) e sistema de fixação de cadeiras infantis Isofix.
Sobre a demora no lançamento, um executivo da Renault falou recentemente ao Motor1 que a marca está sendo cuidadosa com os detalhes. A aposta mais forte está nos diferenciais do projeto em relação à concorrência. "Ele será bem mais espaçoso e terá porta-malas de verdade", antecipa um informante, comparando-o ao Fiat Mobi e ao VW up!. "Fora isso, o Kwid terá características de SUV que tanto agradam ao consumidor brasileiro, como posição de dirigir elevada, bons ângulos de entrada e saída, e altura do solo de Duster", antecipa o executivo.
Fonte: Argentina Autoblog - Fotos: Donizetti Castilho/divulgação
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