O que faz a Kia que ainda não tem nenhum crossover compacto para vender no Brasil? O Soul não conta, tanto pela classificação difusa quando pelo preço nas alturas. Assim sendo, essa pergunta deve passar pela cabeça de muita gente, mas a verdade é que a marca não tinha essa opção. Só na China, onde ela vende o KX3. Isso vai acabar com a chegada do Stonic, modelo do mesmo porte (e talvez com bastante em comum em termos de estilo) que deve ser revelado ao mundo no Salão de Frankfurt, em setembro.
Construído sobre a plataforma PB, a mesma do Kia Rio e dos Hyundai i20 e HB20, o Stonic deve usar os mesmos motores que essa turma. Espere, portanto, que ele traga o 1.0 de 3 cilindros T-GDI (turbo com injeção direta), o 1.4 T-GDI e, como opção mais em conta, o 1.6 de 4 cilindros que, no Brasil, é flex e rende 128 cv. É com este motor que esperamos que ele seja importado do México, com câmbio automático de 6 marchas. Existe a possibilidade de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, como a do KX3, mas o risco é que ela o encarecesse além da conta. A tração deve ser exclusivamente dianteira.
O KX3 foi lançado exclusivamente para a China e foi um dos campeões de vendas do grupo em 2016. Ele tem 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,63 m de altura e um entre-eixos de 2,59 m. Com o Stonic como candidato a carro mundial, e provavelmente com medidas muito próximas das do KX3, o sucesso deve se repetir em mais mercados do mundo. Se pelo menos a Kia deixasse o grupo Gandini fazer sua fábrica no Brasil...
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China