O que faz a Kia que ainda não tem nenhum crossover compacto para vender no Brasil? O Soul não conta, tanto pela classificação difusa quando pelo preço nas alturas. Assim sendo, essa pergunta deve passar pela cabeça de muita gente, mas a verdade é que a marca não tinha essa opção. Só na China, onde ela vende o KX3. Isso vai acabar com a chegada do Stonic, modelo do mesmo porte (e talvez com bastante em comum em termos de estilo) que deve ser revelado ao mundo no Salão de Frankfurt, em setembro.
Construído sobre a plataforma PB, a mesma do Kia Rio e dos Hyundai i20 e HB20, o Stonic deve usar os mesmos motores que essa turma. Espere, portanto, que ele traga o 1.0 de 3 cilindros T-GDI (turbo com injeção direta), o 1.4 T-GDI e, como opção mais em conta, o 1.6 de 4 cilindros que, no Brasil, é flex e rende 128 cv. É com este motor que esperamos que ele seja importado do México, com câmbio automático de 6 marchas. Existe a possibilidade de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, como a do KX3, mas o risco é que ela o encarecesse além da conta. A tração deve ser exclusivamente dianteira.
O KX3 foi lançado exclusivamente para a China e foi um dos campeões de vendas do grupo em 2016. Ele tem 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,63 m de altura e um entre-eixos de 2,59 m. Com o Stonic como candidato a carro mundial, e provavelmente com medidas muito próximas das do KX3, o sucesso deve se repetir em mais mercados do mundo. Se pelo menos a Kia deixasse o grupo Gandini fazer sua fábrica no Brasil...
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025