E a melhor projeção do próximo Fiat brasileiro, vejam só, aparece na Itália. O site Trazioneposteriore.net, em parceria com o Maltese Design, criou a imagem mais realista do projeto X6H até agora. De acordo com um informante ligado à Fiat, o desenho do carro final difere apenas em detalhes do para-choque e caimento do capô, ou seja, aqui temos uma boa ideia de como ficará o sucessor de Punto e Palio.
Segundo o site italiano, a Fiat pode inclusive vender o novo hatch no mercado europeu, tendo em vista que o atual Punto já tem 12 primaveras por lá sem mudanças significativas. Pelo que apuramos, no entanto, o X6H tem mais chances de chegar ao mercado do Oriente Médio e Europa Oriental, além dos países da América Latina. Projeto mais ambicioso da Fiat nos últimos anos, o X6H será lançado primeiro no Brasil, com previsão de chegada às lojas para junho.
Desenvolvido sobre a plataforma Latam, X6H terá muitos elementos da picape Toro, como quadro de instrumentos, comandos do painel, ar-condicionado e até mesmo o conjunto mecânico - nas versões mais caras, Essence e Sporting, o hatch virá com o motor 1.8 Evo (139 cv) e o câmbio automático de seis marchas. Na base, a versão Attractive será oferecida com os novos motores Firefly 1.0 de 3 cilindros (77 cv) e 1.3 de 4 cilindros (109 cv), com câmbio manual ou automatizado Dualogic (este só no 1.3). Há planos de um 1.3 16V turbo para um eventual substituto do Punto T-Jet, mas só mais adiante.
A projeção em questão mostra a versão Sporting, com destaque para as rodas aro 16" com desenho esportivo e acabamento escurecido, grade preta e faróis com máscara negra. Coisa que faltou na imagem foram os adesivos na lateral, que a Fiat costuma colocar em suas versões esportivas. Na traseira, o design do X6H seguirá muito o do Tipo europeu, com lanternas estilo "Alfa Romeo", estreitas e que invadem a tampa do porta-malas, como mostramos no flagra acima (feito por Raimundo Couto, do jornal O Tempo, de Minas Gerais).
Medindo cerca de 4 metros de comprimento, o X6H tem porte mais próximo do Punto que do Palio, tanto que o segundo ainda será mantido em produção nas versões mais baratas. A ideia é ter um hatch mais espaçoso e refinado que Uno e Palio, podendo atuar tanto na briga com Onix e HB20 quanto contra Fiesta e 208. Preços deverão ficar entre R$ 45 mil e R$ 65 mil. E o nome será inédito.
Em tempo: o projeto do sedã X6S, que será produzido na Argentina, atrasou. Antes previsto para o segundo semestre deste ano, sucessor do Linea e das versões mais caras do Grand Siena ficou para 2018.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional