Ford em Genebra destaca o novo Fiesta ST, o hot hatch que falta no Brasil
Peugeot 208 GT e Renault Sandero RS merecem um concorrente como ele
O Escort XR3 deve estar revoltado em seu túmulo olhando a atual linha da Ford no Brasil, sem nenhum esportivo sequer. No Salão de Genebra, está sendo mostrado ao público o novo Fiesta ST, o hot hatch que faria a alegria dos entusiastas e seria o terror para o Peugeot 208 GT e Renault Sandero RS.
Carroceria duas portas, rodas de 18", difusor e aerofólio traseiro, ponteira dupla de escape. Tudo conversa com a proposta de um esportivo, que corresponde aos 200 cv do motor 1.5 turbo de 3 cilindros. O câmbio é manual, como manda a tradição, com 6 marchas e, possivelmente, engates curtos e diretos.
Grande trunfo do ST é que ele pode ser usado diariamente. O motor, mesmo com apenas 3 cilindros, desativa um deles em situações que não é necessária força, para reduzir o consumo de combustível. Colaborando nas respostas de aceleração, temos dupla injeção de combustível, indireta e direta, com funcionamento dependendo da faixa de rotação e ação no acelerador.
Sentado em bancos semi-concha, o piloto pode escolher entre três modos de condução (Normal, Sport e Track), que mudam o peso da direção - com um belo volante de base chata -, respostas do acelerador e dos controles de tração e estabilidade, além da abertura de uma válvula no sistema de escapamento que modifica o ronco do foguetinho. Pena que sua chegada ao Brasil é praticamente um sonho, visto que mesmo as versões "normais" do novo Fiesta não são prioridade para a Ford local.
Galeria: Ford Fiesta ST 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?