O Escort XR3 deve estar revoltado em seu túmulo olhando a atual linha da Ford no Brasil, sem nenhum esportivo sequer. No Salão de Genebra, está sendo mostrado ao público o novo Fiesta ST, o hot hatch que faria a alegria dos entusiastas e seria o terror para o Peugeot 208 GT e Renault Sandero RS.
Carroceria duas portas, rodas de 18", difusor e aerofólio traseiro, ponteira dupla de escape. Tudo conversa com a proposta de um esportivo, que corresponde aos 200 cv do motor 1.5 turbo de 3 cilindros. O câmbio é manual, como manda a tradição, com 6 marchas e, possivelmente, engates curtos e diretos.
Grande trunfo do ST é que ele pode ser usado diariamente. O motor, mesmo com apenas 3 cilindros, desativa um deles em situações que não é necessária força, para reduzir o consumo de combustível. Colaborando nas respostas de aceleração, temos dupla injeção de combustível, indireta e direta, com funcionamento dependendo da faixa de rotação e ação no acelerador.
Sentado em bancos semi-concha, o piloto pode escolher entre três modos de condução (Normal, Sport e Track), que mudam o peso da direção - com um belo volante de base chata -, respostas do acelerador e dos controles de tração e estabilidade, além da abertura de uma válvula no sistema de escapamento que modifica o ronco do foguetinho. Pena que sua chegada ao Brasil é praticamente um sonho, visto que mesmo as versões "normais" do novo Fiesta não são prioridade para a Ford local.
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