O grande destaque de fevereiro entre os sedãs de entrada foi um modelo veterano. Em alta de 11% em relação ao mesmo período de 2016, o Voyage emplacou 2.442 unidades e assumiu a vice-liderança do segmento. Este foi o 3º pódio consecutivo do modelo da VW.
A subida do Voyage também está relacionada com o desempenho do HB20S. O modelo da Hyundai emplacou 2.105 unidades e teve o seu resultado mais fraco desde abril de 2013 (967), quando começou a ser vendido no país. Será o efeito da chegada do Creta à linha de produção da marca sul-coreana?
HB20S teve o pior resultado desde o lançamento
A liderança permaneceu com o Prisma (3.368), que recuou quase 24% nos últimos doze meses, mas a vantagem do Chevrolet sobre o rival mais próximo caiu para menos de mil unidades – em janeiro, a vantagem havia sido de quase 1,9 mil unidades.
Em seu segundo mês fazendo parte das análises da categoria, o Toyota Etios Sedan (2.054) manteve a quarta colocação, com números quase 16% superiores aos do ano passado. A diferença em relação ao Siena (2.015), no entanto, foi de apenas 39 unidades.
Nissan Versa foi mal e ficou na lanterna em fevereiro
O Fiat, aliás, teve o seu 2º pior resultado desde janeiro de 2002, mês mais antigo com números ainda disponíveis no arquivo da Fenabrave. Além do Siena, o Ka+ (1.128) foi outro destaque negativo. Novamente superado pelo Renault Logan (1.427), o Ford não vendia tão pouco desde outubro de 2014 (881), quando oficialmente começou a ser comercializado.
O mês também não foi bom para o Versa, que emplacou apenas 964 unidades. Se considerarmos que o Chevrolet Classic (9) já saiu de linha, o Nissan foi o lanterna da lista graças ao seu mês mais fraco desde março de 2015 (240).
Sedãs de Entrada |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/17 |
JAN/17 |
FEV/16 |
% FEV 17 |
% JAN 17 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
3368 |
4064 |
4407 |
21,71% |
23,58% |
-17,13% |
-23,58% |
2º |
VW VOYAGE |
2442 |
2181 |
2201 |
15,74% |
12,66% |
11,97% |
10,95% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
2105 |
2646 |
3692 |
13,57% |
15,36% |
-20,45% |
-42,98% |
4º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2054 |
2063 |
1776 |
13,24% |
11,97% |
-0,44% |
15,65% |
5º |
FIAT SIENA |
2015 |
2007 |
3092 |
12,99% |
11,65% |
0,40% |
-34,83% |
6º |
RENAULT LOGAN |
1427 |
1502 |
1551 |
9,20% |
8,72% |
-4,99% |
-7,99% |
7º |
FORD KA+ |
1128 |
1284 |
1629 |
7,27% |
7,45% |
-12,15% |
-30,76% |
8º |
NISSAN VERSA |
964 |
1461 |
1292 |
6,21% |
8,48% |
-34,02% |
-25,39% |
9º |
CHEVROLET CLASSIC |
9 |
24 |
1001 |
0,06% |
0,14% |
-62,50% |
-99,10% |
|
|
15512 |
17232 |
20641 |
100,00% |
100,00% |
-9,98% |
-24,85% |
Observação:
- As vendas do Fiat Siena também incluem a versão Grand Siena, já que a Fenabrave não segrega as vendas do modelo;
- O Toyota Etios anteriormente era incluído entre os sedãs compactos.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela