Em 2015, a Volkswagen apresentou o Sport Coupé Concept GTE no Salão de Genebra. Na época, o burburinho era de que ele inspiraria a nova geração do CC. Dois anos depois, mais precisamente agora, sabemos que o CC não terá nova geração. Ele morreu. E em seu lugar virá a versão de produção do Sport Coupé Concept GTE, chamado de Arteon. Imagens divulgadas nesta quinta (23) pela marca alemã mostram que o Arteon mudou muito pouco em relação ao conceito.
Para que você não precise se fiar no que dizemos, compare os modelos abaixo. À esquerda está o futuro Arteon, revelado apenas parcialmente. À direita, o Sport Coupé, mostrado por inteiro.
A traseira também denuncia se tratar do mesmo carro, apenas preparado para a produção em série. No caso das lanternas, elas mostram uma mudança de estilo que pode ser adotada pelos demais modelos da Volkswagen nos próximos anos. De novo, Arteon à esquerda e GTE à direita.
O novo cupê de quatro portas da Volkswagen usa a mesma plataforma MQB de Passat e Golf e terá as mesmas opções de motor do irmão maior, assim como tração dianteira ou nas quatro rodas, a 4Motion. Em termos de dimensões, porém, espera-se que o Arteon tenha entre-eixos mais longo, já que ele ficará acima do Passat em preço (e luxo). O câmbio seria uma nova automatizada de dupla embreagem com 7 marchas, mas ainda não sabemos se com discos de embreagem banhados a óleo, como a de 6 marchas atual, ou se com embreagens secas, como a de 7 marchas vendida hoje em alguns modelos do grupo Volkswagen.
Além do Arteon, a Volkswagen também deve oferecer uma shooting brake derivada dele. Diz a marca que o Arteon é um fastback, mas não sabemos se o vidro traseiro vai levantar com a tampa (muito provável, para facilitar o acesso ao porta-malas) ou se o nome é mera retórica. O Salão de Genebra vai matar estas dúvidas em breve.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens