Pela primeira vez aqui no 'Briga em casa' teremos um duelo entre picapes. As escolhidas foram a veterana e campeã de vendas Strada, na versão de topo Adventure com cabine dupla e câmbio automatizado Dualogic, contra a vice, representada no modelo básico, a Toro Freedom 1.8 com câmbio automático. Veja as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas na hora de fechar negócio dentro da concessionária Fiat.
Cada vez mais preferidas pelos compradores, as picapes estão invadindo as cidades. No caso da Fiat, são duas escolhas distintas. A veterana Strada, já conhecida por ser confiável, robusta e de fácil manutenção, ainda traz um bom pacote de equipamentos nesta versão Adventure. Do outro lado, a novata Toro, que aposta na construção moderna, espaço para cinco pessoas e conforto de carro de passeio. Se a prioridade for um carro para a família, a escolha recai sobre ela, em que pese o desempenho mais fraco desta versão. Agora, se itens como visual, e desempenho pesam mais, a Strada ainda pode ser uma opção.
Strada Adventure CD 1.8 Dualogic | Toro 1.8 Freedom automática | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 130/132 cv a 5.250 rpm; 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm; 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizada de cinco marchas (Dualogic), tração dianteira com bloqueio de diferencial | automática de seis marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | hidráulica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 16" e pneus 205/60 R16 | aço aro 16" com pneus 215/65 R16 |
PESO | 1.253 kg | 1.619 kg |
CAÇAMBA | 680 litros | 820 litros |
CARGA | 650 kg | 650 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.471 mm, largura 1.740 mm, altura 1.648 mm, entre-eixos 2.753 mm | comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm |
PREÇO | R$ 79.150 | R$ 84.590 (R$ 79.990 preço promocional) |
Aceleração | Strada Adventure CD 1.8 Dualogic | Toro 1.8 Freedom automática |
0 a 60 km/h | 5,2 s | 5,9 s |
0 a 80 km/h | 8,1 s | 9,9 s |
0 a 100 km/h | 11,8 s | 14,6 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (D) | 11,2 s | 11,1 s |
80 a 120 km/h (D) | 11,7 s | 11,6 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 45,9 m | 39,4 m |
80 km/h a 0 | 27,7 m | 25,4 m |
60 km/h a 0 | 15,6 m | 15,1 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 6,4 km/l | 5,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,2 km/l | 9,4 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte