page ad skin

Briga em casa - Fiat Toro 1.8 Freedom x Strada Adventure CD Dualogic

Líder e vice dos utilitários, Strada e Toro se enfrentam para saber qual a melhor dentro de casa

Briga em casa: Strada vs. Toro

Pela primeira vez aqui no 'Briga em casa' teremos um duelo entre picapes. As escolhidas foram a veterana e campeã de vendas Strada, na versão de topo Adventure com cabine dupla e câmbio automatizado Dualogic, contra a vice, representada no modelo básico, a Toro Freedom 1.8 com câmbio automático. Veja as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas na hora de fechar negócio dentro da concessionária Fiat.

 

Fiat Strada Adventure CD

 

Compre uma Strada se...

      • procura melhor desempenho: mais leve, a Strada é mais ágil, tanto no dia a dia, quanto na estrada. E por um diferença considerável: na aceleração de 0 a 100 km/h, são 2,8 segundos. E olha que a Strada não é um exemplo de bons números. 
      • preza pela economia de combustível: embora longe de ser declarada econômica, a Strada registra números melhores que irmã maior. Na cidade, as médias são de 5,8 km/l contra 6,4 km/l, abastecidas com etanol. 

 

Fiat Strada Adventure CD

 

      • maior praticidade: são mais de 40 centímetros a menos no comprimento que fazem a diferença, principalmente no trânsito urbano e em vagas apertadas de shoppings e condomínios.
      • leva em conta o visual "aventureiro": a Toro, em sua versão básica, não traz tantos apetrechos no visual quanto a Strada Adventure, que carrega proteções nos para-lamas, para-choques diferenciados, faróis de longo alcance, rack de teto e muito mais.  

 

Fiat Strada Adventure CD

 

Leia também:

 

Fiat Toro Freedom

 

Compre uma Toro se...

      • quer conforto: construída sobre uma estrutura monobloco, diferente das picapes médias que ainda usam chassi-carroceria, a Toro tem conforto de carro de passeio. O espaço interno é bom para 5 pessoas e o isolamento acústico mantém a cabine silenciosa, diferente da Strada;
      • prefere melhor dirigibilidade: mais nova e moderna, a Toro possui direção elétrica, suspensão traseira independente "multilink" e uma dirigibilidade mais apurada que a Strada, mesmo sendo maior e mais pesada. Na cidade ou estrada, inclina pouco nas curvas e se comunica bem com o motorista;

 

Fiat Toro Freedom

 

      • valoriza a segurança: montada sobre uma plataforma mais moderna, que também serve ao Jeep Renegade e Compass, a Toro é mais robusta. Isso se reflete no nível de segurança, graças ao uso de materiais mais resistentes em sua construção; 
      • quer uma caçamba mais ampla: embora a carga útil seja a mesma, de 650 kg, o espaço é maior na Toro: são 820 litros contra 680 litros da Strada.

Leia também:

 

Fiat Toro Freedom

 

Conclusão:

Cada vez mais preferidas pelos compradores, as picapes estão invadindo as cidades. No caso da Fiat, são duas escolhas distintas. A veterana Strada, já conhecida por ser confiável, robusta e de fácil manutenção, ainda traz um bom pacote de equipamentos nesta versão Adventure. Do outro lado, a novata Toro, que aposta na construção moderna, espaço para cinco pessoas e conforto de carro de passeio. Se a prioridade for um carro para a família, a escolha recai sobre ela, em que pese o desempenho mais fraco desta versão. Agora, se itens como visual, e desempenho pesam mais, a Strada ainda pode ser uma opção. 

Fichas técnicas:

  Strada Adventure CD 1.8 Dualogic Toro 1.8 Freedom automática
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples, flex dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex
POTÊNCIA/TORQUE 130/132 cv a 5.250 rpm; 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm 135/139 cv a 5.750 rpm; 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm
TRANSMISSÃO automatizada de cinco marchas (Dualogic), tração dianteira com bloqueio de diferencial automática de seis marchas, tração dianteira
DIREÇÃO hidráulica elétrica
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
RODAS E PNEUS aro 16" e pneus 205/60 R16 aço aro 16" com pneus 215/65 R16
PESO 1.253 kg 1.619 kg
CAÇAMBA 680 litros 820 litros
CARGA 650 kg 650 kg
DIMENSÕES comprimento 4.471 mm, largura 1.740 mm, altura 1.648 mm, entre-eixos 2.753 mm comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm
PREÇO R$ 79.150 R$ 84.590 (R$ 79.990 preço promocional)

Desempenho - medições Motor1

Aceleração Strada Adventure CD 1.8 Dualogic Toro 1.8 Freedom automática
0 a 60 km/h 5,2 s 5,9 s
0 a 80 km/h 8,1 s 9,9 s
0 a 100 km/h 11,8 s 14,6 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (D) 11,2 s 11,1 s
80 a 120 km/h (D) 11,7 s 11,6 s
Frenagem    
100 km/h a 0 45,9 m 39,4 m 
80 km/h a 0 27,7 m 25,4 m
60 km/h a 0 15,6 m 15,1 m
Consumo    
Ciclo cidade (etanol) 6,4 km/l 5,8 km/l
Ciclo estrada (etanol) 10,2 km/l 9,4 km/l

 Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com

Galeria: Briga em Casa - Fiat Toro Freedom x Strada Adventure CD

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários