Briga em casa - Fiat Toro 1.8 Freedom x Strada Adventure CD Dualogic
Líder e vice dos utilitários, Strada e Toro se enfrentam para saber qual a melhor dentro de casa
Pela primeira vez aqui no 'Briga em casa' teremos um duelo entre picapes. As escolhidas foram a veterana e campeã de vendas Strada, na versão de topo Adventure com cabine dupla e câmbio automatizado Dualogic, contra a vice, representada no modelo básico, a Toro Freedom 1.8 com câmbio automático. Veja as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas na hora de fechar negócio dentro da concessionária Fiat.
Compre uma Strada se...
- procura melhor desempenho: mais leve, a Strada é mais ágil, tanto no dia a dia, quanto na estrada. E por um diferença considerável: na aceleração de 0 a 100 km/h, são 2,8 segundos. E olha que a Strada não é um exemplo de bons números.
- preza pela economia de combustível: embora longe de ser declarada econômica, a Strada registra números melhores que irmã maior. Na cidade, as médias são de 5,8 km/l contra 6,4 km/l, abastecidas com etanol.
- maior praticidade: são mais de 40 centímetros a menos no comprimento que fazem a diferença, principalmente no trânsito urbano e em vagas apertadas de shoppings e condomínios.
- leva em conta o visual "aventureiro": a Toro, em sua versão básica, não traz tantos apetrechos no visual quanto a Strada Adventure, que carrega proteções nos para-lamas, para-choques diferenciados, faróis de longo alcance, rack de teto e muito mais.
Compre uma Toro se...
- quer conforto: construída sobre uma estrutura monobloco, diferente das picapes médias que ainda usam chassi-carroceria, a Toro tem conforto de carro de passeio. O espaço interno é bom para 5 pessoas e o isolamento acústico mantém a cabine silenciosa, diferente da Strada;
- prefere melhor dirigibilidade: mais nova e moderna, a Toro possui direção elétrica, suspensão traseira independente "multilink" e uma dirigibilidade mais apurada que a Strada, mesmo sendo maior e mais pesada. Na cidade ou estrada, inclina pouco nas curvas e se comunica bem com o motorista;
- valoriza a segurança: montada sobre uma plataforma mais moderna, que também serve ao Jeep Renegade e Compass, a Toro é mais robusta. Isso se reflete no nível de segurança, graças ao uso de materiais mais resistentes em sua construção;
- quer uma caçamba mais ampla: embora a carga útil seja a mesma, de 650 kg, o espaço é maior na Toro: são 820 litros contra 680 litros da Strada.
Conclusão:
Cada vez mais preferidas pelos compradores, as picapes estão invadindo as cidades. No caso da Fiat, são duas escolhas distintas. A veterana Strada, já conhecida por ser confiável, robusta e de fácil manutenção, ainda traz um bom pacote de equipamentos nesta versão Adventure. Do outro lado, a novata Toro, que aposta na construção moderna, espaço para cinco pessoas e conforto de carro de passeio. Se a prioridade for um carro para a família, a escolha recai sobre ela, em que pese o desempenho mais fraco desta versão. Agora, se itens como visual, e desempenho pesam mais, a Strada ainda pode ser uma opção.
Fichas técnicas:
Strada Adventure CD 1.8 Dualogic | Toro 1.8 Freedom automática | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 130/132 cv a 5.250 rpm; 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm; 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizada de cinco marchas (Dualogic), tração dianteira com bloqueio de diferencial | automática de seis marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | hidráulica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 16" e pneus 205/60 R16 | aço aro 16" com pneus 215/65 R16 |
PESO | 1.253 kg | 1.619 kg |
CAÇAMBA | 680 litros | 820 litros |
CARGA | 650 kg | 650 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.471 mm, largura 1.740 mm, altura 1.648 mm, entre-eixos 2.753 mm | comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm |
PREÇO | R$ 79.150 | R$ 84.590 (R$ 79.990 preço promocional) |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | Strada Adventure CD 1.8 Dualogic | Toro 1.8 Freedom automática |
0 a 60 km/h | 5,2 s | 5,9 s |
0 a 80 km/h | 8,1 s | 9,9 s |
0 a 100 km/h | 11,8 s | 14,6 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (D) | 11,2 s | 11,1 s |
80 a 120 km/h (D) | 11,7 s | 11,6 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 45,9 m | 39,4 m |
80 km/h a 0 | 27,7 m | 25,4 m |
60 km/h a 0 | 15,6 m | 15,1 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 6,4 km/l | 5,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,2 km/l | 9,4 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: Briga em Casa - Fiat Toro Freedom x Strada Adventure CD
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