Segmento que mais vem atraindo a atenção das montadoras nos últimos anos (vide Renault, Mercedes-Benz e PSA), o mercado de picapes também está na pauta do dia da Hyundai. Em entrevista concedida ao site australiano CarAdvice, o chefe de operações da marca na oceania, Scott Grant, afirmou que começa a ganhar força nos planos dos sul-coreanos o lançamento de uma camionete de porte médio.
Grant disse que o projeto já vem sendo discutido há vários anos e que, finalmente, acumula reais chances de receber luz verde por parte da matriz. A ambição vinha especialmente da divisão da Austrália, mas ultimamente outras filiais também têm enviado relatórios à Coreia do Sul atentando para o crescimento desse mercado - e foi então que a marca definitivamente abriu o olho.
Segundo o executivo, a ideia é projetar uma picape completa, com versões de cabine simples, estendida e dupla, com opção de tração 4x2 ou 4x4 e construção tradicional sobre chassi. Os planos incluem também o lançamento de uma variante SUV, de modo a colocar a Hyundai em pé de igualdade com a concorrência - leia-se Toyota Hilux/SW4, Ford Ranger/Everest, Chevrolet S10/Trailblazer e Mitsubishi L200 Triton/Pajero.
Até mesmo uma versão de alto desempenho foi incluída no projeto, já visando a Volkswagen Amarok em versão V6 turbodiesel. "Nós temos as credenciais para construir qualquer produto que coloquemos em nossa mente. Isto está provado com as divisões N e Genesis, por exemplo. Temos a habilidade para tanto", disse Grant.
Picape do Creta no Brasil
Ao mesmo tempo em que flerta com o segmento de médias tradicionais, a Hyundai também já vislumbra uma picape para brigar com a brasileiríssima Fiat Toro. A maior prova disso pôde ser vista no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, com a apresentação do conceito Creta STC. O estudo nada mais é do que uma versão picape do recém-lançado crossover, com porte e proposta semelhantes às da rival da FCA.
Confirmados os planos, a Hyundai seguirá exatamente a mesma estratégia adotada pela Renault para o segmento - ter em linha uma picape intermediária (Duster Oroch) e ao mesmo tempo uma média tradicional (Alaskan), de modo a cobrir uma faixa bem mais ampla do mercado. A estreia deverá acontecer em 2018.
Antes do Creta picape, outra pista deixada pela marca em relação à entrada no segmento foi o conceito Santa Cruz (imagens no alto), apresentado no Salão de Detroit de 2015.
Fotos: divulgação/Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026