Hyundai prepara picape e SUV para brigar com Hilux e SW4
Depois da compacta derivada do Creta, marca coreana desenvolve modelo de maior porte
Segmento que mais vem atraindo a atenção das montadoras nos últimos anos (vide Renault, Mercedes-Benz e PSA), o mercado de picapes também está na pauta do dia da Hyundai. Em entrevista concedida ao site australiano CarAdvice, o chefe de operações da marca na oceania, Scott Grant, afirmou que começa a ganhar força nos planos dos sul-coreanos o lançamento de uma camionete de porte médio.
Grant disse que o projeto já vem sendo discutido há vários anos e que, finalmente, acumula reais chances de receber luz verde por parte da matriz. A ambição vinha especialmente da divisão da Austrália, mas ultimamente outras filiais também têm enviado relatórios à Coreia do Sul atentando para o crescimento desse mercado - e foi então que a marca definitivamente abriu o olho.
Segundo o executivo, a ideia é projetar uma picape completa, com versões de cabine simples, estendida e dupla, com opção de tração 4x2 ou 4x4 e construção tradicional sobre chassi. Os planos incluem também o lançamento de uma variante SUV, de modo a colocar a Hyundai em pé de igualdade com a concorrência - leia-se Toyota Hilux/SW4, Ford Ranger/Everest, Chevrolet S10/Trailblazer e Mitsubishi L200 Triton/Pajero.
Até mesmo uma versão de alto desempenho foi incluída no projeto, já visando a Volkswagen Amarok em versão V6 turbodiesel. "Nós temos as credenciais para construir qualquer produto que coloquemos em nossa mente. Isto está provado com as divisões N e Genesis, por exemplo. Temos a habilidade para tanto", disse Grant.
Picape do Creta no Brasil
Ao mesmo tempo em que flerta com o segmento de médias tradicionais, a Hyundai também já vislumbra uma picape para brigar com a brasileiríssima Fiat Toro. A maior prova disso pôde ser vista no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, com a apresentação do conceito Creta STC. O estudo nada mais é do que uma versão picape do recém-lançado crossover, com porte e proposta semelhantes às da rival da FCA.
Confirmados os planos, a Hyundai seguirá exatamente a mesma estratégia adotada pela Renault para o segmento - ter em linha uma picape intermediária (Duster Oroch) e ao mesmo tempo uma média tradicional (Alaskan), de modo a cobrir uma faixa bem mais ampla do mercado. A estreia deverá acontecer em 2018.
Antes do Creta picape, outra pista deixada pela marca em relação à entrada no segmento foi o conceito Santa Cruz (imagens no alto), apresentado no Salão de Detroit de 2015.
Fotos: divulgação/Motor1
Galeria: Hyundai Santa Cruz Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança