Um dos maiores pontos de interrogação da nova temporada da Fórmula 1 paira sobre o comportamento dos pneus. Falando no evento que comemorava os 110 anos da Pirelli em Turim nesta terça (14), Paul Hembery, diretor da fabricante, disse ao Motorsport.com que, se o conceito do pneu novo não apresentar um bom show, a culpa não deve ser da empresa italiana.
"Você não pode agradar a todos e você só pode ir em uma de duas direções", disse Hembery. "Fizemos algo que era desejado desde o início, então houve a decisão de ir em outra direção. Nós estamos apenas seguindo o que o esporte nos pede. Tudo o que pedimos é que eles nos digam o que eles querem. Não há motivo para se queixar de algo que nós entregamos e que foi pedido a nós. Como esporte, nós estamos indo em uma direção diferente. Se isso funcionar como as pessoas dizem, então devemos ter boas corridas."
Pelo fato de os carros de 2015 modificados não terem conseguido entregar a quantidade necessária de downforce esperada para 2017, a Pirelli foi obrigada a analisar dados de simulações. "O maior desafio se você não tem downforce é não ser capaz de fazer os pneus funcionarem como você quer. Nós trabalhamos por simulações", disse ele. "Os carros de 2015 modificados estavam bem longe em termos de níveis de desempenho, mas nós temos os dados de simulação.”
Hembery sente que, embora possa haver menos pitstops, a mudança nas regras deve criar uma situação em que as possibilidades de ultrapassagem possam ser aumentadas. "Vamos ver menos paradas", disse ele. "Teremos menos degradação. Você entra nos pits por causa da perda de desempenho devido à degradação ou desgaste e, neste caso, estamos reduzindo ambos. "Veremos muito mais corridas de uma parada. E o pneu não vai superaquecer na superfície. Com isso, os pilotos conseguirão dar o máximo e nos levar a um cenário em que as ultrapassagens podem ser melhoradas."
Fotos: Motorsport
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber