Depois do embate SUV x sedã médio, entre o Honda HR-V e Civic, o "Briga em casa" desta semana será um pouco diferente e trará pela primeira vez um subcompacto, o Volkswagen up!, e o seu irmão mais velho, o veterano Gol. Ambos estão equipados com o motor EA-211 de 3 cilindros nas versões intermediárias para ficar na mesma faixa de preço.
Equipados com o mesmo motor e tendo pouca diferença em termos de equipamentos, ambos são carros predominantemente urbanos, com desempenho razoável e que se destacam pelo baixo consumo de combustível, estando entre os melhores dessa faixa de cilindrada. O up! aposta na modernidade do projeto, bom nível de segurança e melhor dirigibilidade, mas poderia fazer mais sucesso se custasse menos que o irmão maior e se tivesse um estilo mais parrudo. Projeto mais antigo, o Gol peca pela ergonomia, posição de dirigir e por ainda contar com direção hidráulica, mas dá o troco com o porte mais avantajado e com o interior um pouco mais espaçoso e de melhor aparência após o facelift do ano passado.
move up! | Gol Comfortline | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 |
POTÊNCIA/TORQUE | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm; |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;
|
DIREÇÃO | elétrica | hidráulica |
SUSPENSÃO | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; |
RODAS E PNEUS | aço de 14″ com pneus 175/70 R14 | aço de 14" com pneus 175/65 R14 |
discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | |
PESO | 910 kg; | 998 kg |
DIMENSÕES | comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.421 mm | comprimento 3.897 mm, largura 1.656 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.466 mm |
PORTA-MALAS | 285 litros | 285 litros |
PREÇO | R$ 45.987 | R$ 46.747 |
Aceleração | move up! | Gol Comfortline |
0 a 60 km/h | 5,9 s | 6,0 s |
0 a 80 km/h | 9,8 s | 10,2 s |
0 a 100 km/h | 14,8 s | 15,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | 14,7 s | 14,7 s |
80 a 120 km/h (S) | 17,0 s | 17,8 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,0 m | 40,9 m |
80 km/h a 0 | 25,9 m | 26,0 m |
60 km/h a 0 | 14,6 m | 14,6 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 10,2 km/l | 9,6 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 14,0 km/l | 13,7 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela