page ad skin

Briga em casa - Volkswagen move up! x Gol 1.0 Comfortline

Qual levar pra casa: o subcompacto novato ou o compacto veterano?

Briga em casa - VW up e Gol

Depois do embate SUV x sedã médio, entre o Honda HR-V e Civic, o "Briga em casa" desta semana será um pouco diferente e trará pela primeira vez um subcompacto, o Volkswagen up!, e o seu irmão mais velho, o veterano Gol. Ambos estão equipados com o motor EA-211 de 3 cilindros nas versões intermediárias para ficar na mesma faixa de preço.

 

Briga em casa - VW up e Gol

Compre um up! se...

    • prefere "ainda mais" economia: menor e mais leve, o up! consegue ser ainda mais econômico que o Gol. Por uma margem pequena, é verdade, e o subcompacto ainda se gaba de estar no pódio dos carros mais econômicos do país, com consumo na estrada que pode superar os 20 km/l com gasolina;
    • prefere melhor ergonomia: derivado de um projeto mais moderno e bem executado, o up!, apesar de pequeno, se destaca pela facilidade de acesso aos comandos, além da posição de dirigir um pouco mais alta e cômoda, sendo um pouco superior ao Gol nesse quesito;  

 

Briga em casa - VW up e Gol

 

    • prefere mais praticidade: cerca de 30 cm menor e equipado com direção elétrica (a do Gol ainda é hidráulica), o up! é mais fácil e prático de dirigir no dia a dia, cabe em qualquer vaga e ainda é leve na hora de manobrar;
    • prefere um carro mais seguro: o up! recebeu 5 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, com uma pontuação maior do que a do Jetta (15,86, contra 15,34). O Gol Trend 2010, com motor 1.6 e apenas um airbag, recebeu 3 estrelas;

 

Briga em casa - VW up e Gol

 

    • prefere melhor desempenho: por margem pequena, o up! tem desempenho superior ao do irmão mais velho, com vantagem mais perceptível nas arrancadas, algo que se explica pelo peso mais baixo: 910 kg contra 998 kg.  

 

Briga em casa - VW up e Gol

 

Compre um Gol se... 

    • prefere posição de dirigir mais baixa: apesar de a ergonomia não ser um de seus pontos fortes, há quem prefira o banco mais baixo e com ajuste de altura e distância;   
    • prefere interior mais atraente: apesar de o up! ter um interior prático e funcional, a cabine recém-atualizada do Gol passa melhor impressão. O painel mais completo, bem como o console central, com o sistema de som e painéis de porta mais bem elaborados, melhoram a percepção de conforto; 

 

Briga em casa - VW up e Gol

 

    • prefere mais espaço interno: com 4 cm a mais no entre-eixos, o Gol tem mais espaço na parte traseira em relação ao up! e ainda pode levar três pessoas com relativo conforto no banco de trás, um ponto fraco do subcompacto.
    • prefere um carro maior: o Gol é compacto, com porte maior, e isso pode fazer a diferença na hora de fechar a compra, principalmente na mesma faixa de preço e com uma lista de equipamentos bem próxima.

 

Briga em casa - VW up e Gol

Conclusão:

Equipados com o mesmo motor e tendo pouca diferença em termos de equipamentos, ambos são carros predominantemente urbanos, com desempenho razoável e que se destacam pelo baixo consumo de combustível, estando entre os melhores dessa faixa de cilindrada. O up! aposta na modernidade do projeto, bom nível de segurança e melhor dirigibilidade, mas poderia fazer mais sucesso se custasse menos que o irmão maior e se tivesse um estilo mais parrudo. Projeto mais antigo, o Gol peca pela ergonomia, posição de dirigir e por ainda contar com direção hidráulica, mas dá o troco com o porte mais avantajado e com o interior um pouco mais espaçoso e de melhor aparência após o facelift do ano passado.

Fichas técnicas:

  move up! Gol Comfortline
MOTOR dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3
POTÊNCIA/TORQUE 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm;
TRANSMISSÃO câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; 
 
DIREÇÃO elétrica hidráulica
SUSPENSÃO dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; dianteira McPherson e traseira por eixo de torção;
RODAS E PNEUS aço de 14″ com pneus 175/70 R14  aço de 14" com pneus 175/65 R14
  discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS;
PESO  910 kg;  998 kg
DIMENSÕES comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.421 mm comprimento 3.897 mm, largura 1.656 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.466 mm
PORTA-MALAS  285 litros  285 litros
PREÇO  R$ 45.987  R$ 46.747

Desempenho - medições Motor1

Aceleração  move up!  Gol Comfortline
0 a 60 km/h  5,9 s  6,0 s
0 a 80 km/h  9,8 s  10,2 s
0 a 100 km/h  14,8 s  15,7 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (S)  14,7 s  14,7 s
80 a 120 km/h (S)  17,0 s  17,8 s
Frenagem    
100 km/h a 0  41,0 m  40,9 m
80 km/h a 0  25,9 m  26,0 m
60 km/h a 0  14,6 m  14,6 m
Consumo    
Ciclo cidade (etanol)  10,2 km/l   9,6 km/l
Ciclo estrada (etanol)  14,0 km/l  13,7 km/l

 Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários