Briga em casa - Volkswagen move up! x Gol 1.0 Comfortline
Qual levar pra casa: o subcompacto novato ou o compacto veterano?
Depois do embate SUV x sedã médio, entre o Honda HR-V e Civic, o "Briga em casa" desta semana será um pouco diferente e trará pela primeira vez um subcompacto, o Volkswagen up!, e o seu irmão mais velho, o veterano Gol. Ambos estão equipados com o motor EA-211 de 3 cilindros nas versões intermediárias para ficar na mesma faixa de preço.
Compre um up! se...
- prefere "ainda mais" economia: menor e mais leve, o up! consegue ser ainda mais econômico que o Gol. Por uma margem pequena, é verdade, e o subcompacto ainda se gaba de estar no pódio dos carros mais econômicos do país, com consumo na estrada que pode superar os 20 km/l com gasolina;
- prefere melhor ergonomia: derivado de um projeto mais moderno e bem executado, o up!, apesar de pequeno, se destaca pela facilidade de acesso aos comandos, além da posição de dirigir um pouco mais alta e cômoda, sendo um pouco superior ao Gol nesse quesito;
- prefere mais praticidade: cerca de 30 cm menor e equipado com direção elétrica (a do Gol ainda é hidráulica), o up! é mais fácil e prático de dirigir no dia a dia, cabe em qualquer vaga e ainda é leve na hora de manobrar;
- prefere um carro mais seguro: o up! recebeu 5 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, com uma pontuação maior do que a do Jetta (15,86, contra 15,34). O Gol Trend 2010, com motor 1.6 e apenas um airbag, recebeu 3 estrelas;
- prefere melhor desempenho: por margem pequena, o up! tem desempenho superior ao do irmão mais velho, com vantagem mais perceptível nas arrancadas, algo que se explica pelo peso mais baixo: 910 kg contra 998 kg.
Compre um Gol se...
- prefere posição de dirigir mais baixa: apesar de a ergonomia não ser um de seus pontos fortes, há quem prefira o banco mais baixo e com ajuste de altura e distância;
- prefere interior mais atraente: apesar de o up! ter um interior prático e funcional, a cabine recém-atualizada do Gol passa melhor impressão. O painel mais completo, bem como o console central, com o sistema de som e painéis de porta mais bem elaborados, melhoram a percepção de conforto;
- prefere mais espaço interno: com 4 cm a mais no entre-eixos, o Gol tem mais espaço na parte traseira em relação ao up! e ainda pode levar três pessoas com relativo conforto no banco de trás, um ponto fraco do subcompacto.
- prefere um carro maior: o Gol é compacto, com porte maior, e isso pode fazer a diferença na hora de fechar a compra, principalmente na mesma faixa de preço e com uma lista de equipamentos bem próxima.
Conclusão:
Equipados com o mesmo motor e tendo pouca diferença em termos de equipamentos, ambos são carros predominantemente urbanos, com desempenho razoável e que se destacam pelo baixo consumo de combustível, estando entre os melhores dessa faixa de cilindrada. O up! aposta na modernidade do projeto, bom nível de segurança e melhor dirigibilidade, mas poderia fazer mais sucesso se custasse menos que o irmão maior e se tivesse um estilo mais parrudo. Projeto mais antigo, o Gol peca pela ergonomia, posição de dirigir e por ainda contar com direção hidráulica, mas dá o troco com o porte mais avantajado e com o interior um pouco mais espaçoso e de melhor aparência após o facelift do ano passado.
Fichas técnicas:
move up! | Gol Comfortline | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 |
POTÊNCIA/TORQUE | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm; |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;
|
DIREÇÃO | elétrica | hidráulica |
SUSPENSÃO | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; |
RODAS E PNEUS | aço de 14″ com pneus 175/70 R14 | aço de 14" com pneus 175/65 R14 |
discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | |
PESO | 910 kg; | 998 kg |
DIMENSÕES | comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.421 mm | comprimento 3.897 mm, largura 1.656 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.466 mm |
PORTA-MALAS | 285 litros | 285 litros |
PREÇO | R$ 45.987 | R$ 46.747 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | move up! | Gol Comfortline |
0 a 60 km/h | 5,9 s | 6,0 s |
0 a 80 km/h | 9,8 s | 10,2 s |
0 a 100 km/h | 14,8 s | 15,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | 14,7 s | 14,7 s |
80 a 120 km/h (S) | 17,0 s | 17,8 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,0 m | 40,9 m |
80 km/h a 0 | 25,9 m | 26,0 m |
60 km/h a 0 | 14,6 m | 14,6 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 10,2 km/l | 9,6 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 14,0 km/l | 13,7 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
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