Depois do embate SUV x sedã médio, entre o Honda HR-V e Civic, o "Briga em casa" desta semana será um pouco diferente e trará pela primeira vez um subcompacto, o Volkswagen up!, e o seu irmão mais velho, o veterano Gol. Ambos estão equipados com o motor EA-211 de 3 cilindros nas versões intermediárias para ficar na mesma faixa de preço.
Equipados com o mesmo motor e tendo pouca diferença em termos de equipamentos, ambos são carros predominantemente urbanos, com desempenho razoável e que se destacam pelo baixo consumo de combustível, estando entre os melhores dessa faixa de cilindrada. O up! aposta na modernidade do projeto, bom nível de segurança e melhor dirigibilidade, mas poderia fazer mais sucesso se custasse menos que o irmão maior e se tivesse um estilo mais parrudo. Projeto mais antigo, o Gol peca pela ergonomia, posição de dirigir e por ainda contar com direção hidráulica, mas dá o troco com o porte mais avantajado e com o interior um pouco mais espaçoso e de melhor aparência após o facelift do ano passado.
move up! | Gol Comfortline | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3 |
POTÊNCIA/TORQUE | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm | 75/82 cv;9,7/10,4 kgfm; |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;
|
DIREÇÃO | elétrica | hidráulica |
SUSPENSÃO | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; | dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; |
RODAS E PNEUS | aço de 14″ com pneus 175/70 R14 | aço de 14" com pneus 175/65 R14 |
discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS; | |
PESO | 910 kg; | 998 kg |
DIMENSÕES | comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.421 mm | comprimento 3.897 mm, largura 1.656 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.466 mm |
PORTA-MALAS | 285 litros | 285 litros |
PREÇO | R$ 45.987 | R$ 46.747 |
Aceleração | move up! | Gol Comfortline |
0 a 60 km/h | 5,9 s | 6,0 s |
0 a 80 km/h | 9,8 s | 10,2 s |
0 a 100 km/h | 14,8 s | 15,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | 14,7 s | 14,7 s |
80 a 120 km/h (S) | 17,0 s | 17,8 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,0 m | 40,9 m |
80 km/h a 0 | 25,9 m | 26,0 m |
60 km/h a 0 | 14,6 m | 14,6 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 10,2 km/l | 9,6 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 14,0 km/l | 13,7 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos