Pouco tempo após lançar os completamente novos XC90 e S90/V90, a Volvo tem planos ainda mais ambiciosos. Crucial para a marca, o ano de 2017 vai marcar a chegada de dois novos modelos: o renovado XC60 (best-seller) e o SUV compacto XC40.
Em entrevista ao site britânico Autocar, o executivo Henrik Green, chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca sueca, confirmou o que o modelo inédito vai estrear ainda neste ano. Além disso, Green também ressaltou a importância do XC60 e disse que a nova geração do SUV médio também chega em 2017.
O lançamento do inédito XC40 é crucial para a Volvo, pois irá colocar a marca em um segmento de volume de vendas bem maior - a previsão é de emplacar anualmente algo em torno de 100 mil exemplares. O principal alvo seriam os crossovers compactos das marcas premium, como Mercedes-Benz GLA, BMW X1 e Audi Q3.
Antecipado pelo conceito 40.1, o crossover compacto será construído sobre a nova plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture) e equipado com motores 1.5 de 3 cilindros e 2.0 de 4 cilindros - ambos turbinados.
Modelo mais vendido da marca, o XC60 está no mercado desde 2008 e, embora conserve muitas qualidades, já pede uma renovação. Os flagras mais recentes foram de protótipos bastante camuflados, mas a expectativa é que o visual seja inspirado no do irmão maior, o XC90, com lanternas elevadas e montadas sobre a coluna, além de faróis iluminados por LEDs em formato de "T" deitado.
Renascida após a aquisição pela chinesa Geely, a Volvo pretende alcançar em breve a marca de 800.000 unidades emplacadas. O primeiro a ser revelado será o XC40, aguardado para o Salão de Xangai, em abril. Enquanto isso, o XC60 deve demorar um pouco mais, devendo ser apresentado só em Frankfurt.
Fotos: divulgação/Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf