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Briga em casa - Honda HR-V EX CVT ou Civic Sport CVT

SUV compacto ou sedã médio?

Honda Civic e HR-V

Depois do "Briga em casa" entre os "primos" franceses, C3 e 208, o embate desta semana será entre o Honda HR-V, campeão de vendas entre os SUVs e o promissor e completamente renovado Civic. Comparamos os dois modelos, o sedã na versão básica e o HR-V no acabamento intermediário, ambos equipados com câmbio automático e com preços no mesmo patamar para você decidir qual é a melhor compra. 

Comparativo SUVs - Creta-HR-V-Renegade-Tracker-Nicks

Compre um HR-V se...

  • prefere interior mais versátil: apesar da plataforma compacta herdada da dupla Fit/City, o crossover ostenta amplo espaço interno considerando o seu porte, levando vantagem ainda pela possibilidade de rebatimento total ou parcial do banco traseiro, sem contar o formato dois volumes, melhor para acomodar bagagens grandes no porta-malas; 
Comparativo SUVs - Creta-HR-V-Renegade-Tracker-Nicks
  • prefere mais praticidade: com 33 cm a menos de comprimento, ausência do terceiro volume e posição de dirigir um pouco mais elevada, o HR-V tem melhor visibilidade e muitos adeptos que o apreciam, principalmente no trânsito urbano; 
Comparativo SUVs - Creta-HR-V-Renegade-Tracker-Nicks
  • prefere mais economia na cidade: apesar da diferença não ser tão grande, o SUV é mais econômico na cidade do que o Civic, como esperado, pelo menor peso e porte. Todavia, na estrada a situação se inverte e o sedã é mais econômico; 
  • prefere visual "crossover": segmento da moda, não só no Brasil, como em boa parte do mundo, é inegável que os SUVs/crossovers caíram no gosto do povo com seu estilo mais "parrudinho", além da maior altura de rodagem. 

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Honda Civic Sport 2017

Compre um Civic se...

  • prefere melhor acabamento: estamos falando aqui do Civic Sport, a versão de entrada, mas que mesmo assim mostra um acabamento bem mais cuidado em relação ao HR-V, com material macio no painel e mais revestimento em tecido nas portas, sem contar o quadro de instrumentos mais moderno e formato dos bancos, entre outros detalhes;
  • prefere mais prazer ao dirigir: como um carro médio, é natural que o Civic leve vantagem sobre o crossover. A plataforma é mais moderna, a direção é mais rápida, direta e precisa e a suspensão filtra melhor as imperfeições, que ainda leva vantagem por ser independente na traseira;
  • prefere mais conforto: nesta décima geração, o Civic corrigiu falhas do antecessor e ficou com rodar mais confortável e excelente isolamento acústico. Não que o HR-V seja ruim nesse quesito, mas o sedã é nitidamente superior;
Honda Civic Sport 2017
  • prefere design mais moderno: ousado, o sedã voltou a atrair olhares nesta geração com um design de mais personalidade e ao mesmo tempo arrojado. Passa esportividade sem deixar de ser elegante;
  • prefere mais equipamentos de segurança: ambos possuem controle de estabilidade, mas o Civic traz desde o modelo de entrada seis airbags, freios a disco nas quatro rodas. 

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Conclusão:

Apesar do preço bem próximo (o HR-V custa R$ 93.400 e o Civic R$ 94.900), ambos tem propostas bem distintas. Não que seja uma regra, mas o SUV atende a um público mais urbano e familiar, enquanto o Civic mira clientes que valorizam mais o prazer ao dirigir e o conforto. O conjunto mecânico dos dois está bem dimensionado para o porte e peso, sendo que em termos de equipamentos não há uma disparidade tão grande, com vantagem para o Civic em termos de segurança. 

Fichas técnicas:

  HR-V EX CVT Civic Sport CVT
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.799 cm3, flex dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando simples variável na admissão, flex
POTÊNCIA/TORQUE 139/140 cv a 6.500 rpm; 17,3/17,4 kgfm a a 5.000 rpm 150/155 cv a 6.300 rpm; 19,3/19,5 kgfm a 4.700/4.800 rpm
TRANSMISSÃO automática CVT com conversor de torque  automática CVT com conversor de torque
SUSPENSÃO McPherson na dianteira e eixo com barra de torção na traseira McPherson na dianteira com buchas hidráulicas e multilink na traseira
RODAS E PNEUS liga leve aro 17″ com pneus Michelin Primacy 215/55 R17 liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD
PESO 1.270 kg 1.291 kg
DIMENSÕES comprimento 4.294 mm, largura 1.772 mm, altura 1.586 mm, entre-eixos 2.610 mm comprimento 4.637 mm; largura 1.800 mm; atura 1.433 mm; entre-eixos 2.700 mm
PORTA-MALAS 437 litros 519 litros
PREÇO R$ 93.700 R$ 94.900 

 Desempenho - medições Motor1

Aceleração HR-V EX CVT Civic Sport CVT
0 a 60 km/h 5,3 s  5,1 s
0 a 80 km/h 7,6 s  7,2 s
0 a 100 km/h 10,5 s  9,9 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (S) 8,1 s  7,4 s
80 a 120 km/h (S) 7,3 s  6,5 s
Frenagem    
100 km/h a 0 40,6 m  38,0 m
80 km/h a 0 24,7 m  24,2 m
60 km/h a 0 13,3 m  13,4 m
Consumo    
Ciclo cidade (etanol) 8,2 km/l  7,8 km/l
Ciclo estrada (etanol) 10,6 km/l  11,2 km/l

 

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