Depois do "Briga em casa" entre os "primos" franceses, C3 e 208, o embate desta semana será entre o Honda HR-V, campeão de vendas entre os SUVs e o promissor e completamente renovado Civic. Comparamos os dois modelos, o sedã na versão básica e o HR-V no acabamento intermediário, ambos equipados com câmbio automático e com preços no mesmo patamar para você decidir qual é a melhor compra.
Apesar do preço bem próximo (o HR-V custa R$ 93.400 e o Civic R$ 94.900), ambos tem propostas bem distintas. Não que seja uma regra, mas o SUV atende a um público mais urbano e familiar, enquanto o Civic mira clientes que valorizam mais o prazer ao dirigir e o conforto. O conjunto mecânico dos dois está bem dimensionado para o porte e peso, sendo que em termos de equipamentos não há uma disparidade tão grande, com vantagem para o Civic em termos de segurança.
HR-V EX CVT | Civic Sport CVT | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.799 cm3, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando simples variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 139/140 cv a 6.500 rpm; 17,3/17,4 kgfm a a 5.000 rpm | 150/155 cv a 6.300 rpm; 19,3/19,5 kgfm a 4.700/4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | automática CVT com conversor de torque | automática CVT com conversor de torque |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo com barra de torção na traseira | McPherson na dianteira com buchas hidráulicas e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17″ com pneus Michelin Primacy 215/55 R17 | liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD |
PESO | 1.270 kg | 1.291 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.294 mm, largura 1.772 mm, altura 1.586 mm, entre-eixos 2.610 mm | comprimento 4.637 mm; largura 1.800 mm; atura 1.433 mm; entre-eixos 2.700 mm |
PORTA-MALAS | 437 litros | 519 litros |
PREÇO | R$ 93.700 | R$ 94.900 |
Aceleração | HR-V EX CVT | Civic Sport CVT |
0 a 60 km/h | 5,3 s | 5,1 s |
0 a 80 km/h | 7,6 s | 7,2 s |
0 a 100 km/h | 10,5 s | 9,9 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | 8,1 s | 7,4 s |
80 a 120 km/h (S) | 7,3 s | 6,5 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,6 m | 38,0 m |
80 km/h a 0 | 24,7 m | 24,2 m |
60 km/h a 0 | 13,3 m | 13,4 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,2 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,6 km/l | 11,2 km/l |
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