Uma retração de 41,7% na comparação com dezembro foi o primeiro mau sinal para as dezoito marcas filiadas à Abeifa neste início de 2017. Ao todo, apenas 1.945 veículos novos foram comercializados no mês passado.
Este número, correspondente a apenas 1,35% de tudo o que foi vendido no país no mês passado (143.582), representou ainda uma queda de 47% em relação a janeiro de 2016. Para José Luiz Gandini, presidente da entidade, os valores acenderam mais um sinal de alerta.
“Os primeiros meses do ano são, historicamente, muito fracos para o setor automotivo, mas no caso dos veículos importados os baixos volumes de comercialização são preocupantes, sobretudo porque estamos contingenciados por sistema de cotas, até o limite de 400 unidades por mês, ou 4.800 unidades anuais, sem os 30 pontos percentuais de IPI”, disse o executivo.
Com 185 emplacamentos, o JAC T5 liderou pela primeira vez entre os modelos importados, apenas cinco unidades à frente do Kia Sportage (180), o preferido em 2016. O Volvo XC60, com 159 unidades, assegurou a presença de três SUVs/crossovers no pódio de janeiro.
Tradicionalmente presentes na lista, os modelos da Land Rover ficaram de fora do top 10. Com quase 90% das vendas oriundas da versão produzida no Brasil (208), o Discovery Sport importado emplacou apenas 27 unidades – menos, por exemplo, do que as 44 unidades do Evoque.
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
Fonte: Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela