As 10 marcas de automóveis mais valiosas do mundo
A maioria teve uma valorização se comparado com 2016, mas duas japonesas se destacam
Um velho ditado diz que o bem mais precioso de uma pessoa é seu nome. O mesmo serve para as empresas, inclusive para as fabricantes de automóveis. A Brand Finance, uma consultoria inglesa especializada neste tipo de análise, divulgou o ranking com as marcas mais valiosas do mundo, liderado no geral pelo Google, seguido por Apple e Amazon.com. Entre as automobilísticas, o ranking fica assim:
10. Audi (não divulgado)
No geral, a Audi ficou fora do TOP 100, então seu valor não foi divulgado. Na 108ª posição, é a décima entre as automobilísticas, bem diferente das maiores concorrentes, Mercedes-Benz e BMW.
9. Hyundai (US$ 19,975 bi)
Mesmo sendo um conglomerado, a parte mais forte da marca Hyundai está nos automóveis. A avaliação foi de US$ 19,975 bi, uma queda de 16% em comparação com 2016 (única entre as 10 a registrar número negativo). No geral, figura na 60ª posição, uma considerável queda, já que ela anteriormente estava na 37ª colocação.
8. Honda (US$ 21,318 bi)
A marca japonesa foi avaliada em US$ 21,318 bi, um crescimento de 10%. No geral, conquistou a 52ª posição, uma queda de 3 posições em comparação com 2016.
7. Ford (US$ 22,432 bi)
O oval azul foi avaliado em US$ 22,432 bi. São 13% a mais que em 2016 e uma posição geral de 46ª, mantendo a mesma de 2016.
6. Nissan (US$ 24,768 bi)
Entre as 10, a Nissan foi quem registrou a maior valorização: 39%. A avaliação foi de US$ 24,768 bi, deixando-a em 42ª no geral, 20 posições acima da 62ª do ano passado.
5. Volkswagen (US$ 25,014 bi)
Nem o Dieselgate foi suficiente para desvalorizar a marca da Volkswagen. Com 32% de aumento, chegou aos US$ 25,014 bi e a 41ª posição no geral. Em 2016, tinha ficado em 56ª.
4. Mitsubishi (US$ 27,954 bi)
Outra marca que passou por um escândalo, a Mitsubishi teve uma valorização de 1% em comparação com 2016. Chegou aos US$ 27,954 bi, lembrando que é um conglomerado de diversos setores. No geral, ficou na 35ª posição, 4 abaixo da anterior.
3. Mercedes-Benz (US$ 35,544 bi)
Primeira alemã que aparece no TOP 3, a Mercedes-Benz foi avaliada em US$ 35,544 bi, um crescimento de 11%. No geral, ficou na 21ª posição, uma queda de 1 posição de um ano para o outro.
2. BMW (US$ 37,124 bi)
A casa bávara tem a segunda marca mais valiosa entre as automotivas. A avaliação de US$ 37,124 bi é o resultado de 6% de crescimento, mas no geral registrou uma queda da 15ª para 17ª posição em comparação com o ano anterior.
1. Toyota (US$ 46,255 bi)
A empresa japonesa teve sua marca avaliada em US$ 46,255 bi, uma valorização de 7% em comparação com 2016, não suficiente para evitar a queda de 11ª para 12ª posição no geral.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025