Toyota vai dar mais "liberdade do que nunca" aos designers
Mudança de rumo na marca japonesa; CH-R e novo Camry são exemplos
Muitas vezes questionada por ser conservadora com o design de seus carros, a Toyota parece estar mudando de rumo. A promessa começou em 2014, com o lançamento do FT-1 Concept. Na ocasião, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, declarou que a empresa não iria mais produzir "carros chatos".
Em entrevista ao site Automotive News, Ian Cartabiano, um design veterano da Toyota, disse que o processo de criação está mudando rapidamente. Projeto e design passam a ter mais prioridade para a marca. Ele disse ainda que o novo Camry começou com um esboço de 5 cm em um jornal e que, de lá, se tornou uma representação em tamanho real.
É notável o esforço da Toyota em dar mais peso ao departamento de design, mas as novas tecnologias também desempenharam um papel importante nesse processo. Considerando o exemplo dos recentes CH-R e novo Camry, parece que a marca japonesa está mesmo mudando a direção.
Sobre o Camry, a imprensa americana tem elogiado bastante a nova geração. O que é bom para a marca. Afinal, trata-se do automóvel mais vendido por lá. Já o CH-R foi lançado na Europa, Japão e EUA, mas ainda não tem data definida de chegada por aqui.
Fotos: divulgação
Galeria: 2018 Toyota C-HR: LA 2016
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4