Enquanto isso, a GM tem feito testes com pilhas a combustível de hidrogênio com as Forças Armadas dos EUA. Por exemplo, criando um drone submarino FCEV para ser avaliado pela Marinha, e também desenvolvendo uma picape Colorado a hidrogênio para ser testada pelo Exército. A marca havia indicado que um veículo de pilha a combustível para o consumidor final deve ficar pronto por volta de 2020.
Honda e GM se unem para fabricar pilhas a combustível
Tecnologia será aplicada nos modelos futuros de ambas as marcas
A Honda, uma das empresas de vanguarda entre os fabricantes de automóveis que desenvolvem tecnologia de pilhas a combustível de hidrogênio, e a gigante General Motors anunciaram uma parceria para ampliar ainda mais essas inovações. O investimento de US$ 85 milhões (R$ 266 milhões) vai dar origem a uma joint venture que fabricará as tais pilhas em Michigan. Os componentes serão aplicados nos futuros veículos de ambas as empresas.
Chamado de Fuel Cell System Manufacturing, LLC (FCSM), o negócio vai utilizar como base a fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan, e começará a construir pilhas a combustível em 2020. As montadoras estimam que a nova empresa empregará cerca de 100 pessoas.
"A combinação de dois líderes em inovação em pilhas a combustível é um desenvolvimento empolgante na aproximação delas ao grande mercado das aplicações de propulsão", disse Mark Reuss, chefe de desenvolvimento de produtos da GM, ao anunciar a joint-venture. "A eventual implantação desta tecnologia nos veículos de passageiros criará opções de transporte mais diferenciadas e ambientalmente amigáveis para os consumidores".
As duas fabricantes estão se associando no desenvolvimento de pilhas a combustível desde um acordo de intenções que teve início em 2013. No entanto, a Honda foi mais rápida em trazer a tecnologia verde para o mercado. A empresa japonesa lançou o FCX alimentado a hidrogênio em 2002 e o substituiu pelo FCX Clarity em 2008. Uma novo Clarity acabou de chegar ao mercado nos Estados Unidos, mas ainda não está à venda. O primeiro modelo com pilhas a combustível realmente à venda para consumidores comuns é o Toyota Mirai.
Fonte: General Motors, Honda
Fotos: divulgação
Galeria: Honda Clarity FCV
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro