A Honda, uma das empresas de vanguarda entre os fabricantes de automóveis que desenvolvem tecnologia de pilhas a combustível de hidrogênio, e a gigante General Motors anunciaram uma parceria para ampliar ainda mais essas inovações. O investimento de US$ 85 milhões (R$ 266 milhões) vai dar origem a uma joint venture que fabricará as tais pilhas em Michigan. Os componentes serão aplicados nos futuros veículos de ambas as empresas.
Chamado de Fuel Cell System Manufacturing, LLC (FCSM), o negócio vai utilizar como base a fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan, e começará a construir pilhas a combustível em 2020. As montadoras estimam que a nova empresa empregará cerca de 100 pessoas.
"A combinação de dois líderes em inovação em pilhas a combustível é um desenvolvimento empolgante na aproximação delas ao grande mercado das aplicações de propulsão", disse Mark Reuss, chefe de desenvolvimento de produtos da GM, ao anunciar a joint-venture. "A eventual implantação desta tecnologia nos veículos de passageiros criará opções de transporte mais diferenciadas e ambientalmente amigáveis para os consumidores".
As duas fabricantes estão se associando no desenvolvimento de pilhas a combustível desde um acordo de intenções que teve início em 2013. No entanto, a Honda foi mais rápida em trazer a tecnologia verde para o mercado. A empresa japonesa lançou o FCX alimentado a hidrogênio em 2002 e o substituiu pelo FCX Clarity em 2008. Uma novo Clarity acabou de chegar ao mercado nos Estados Unidos, mas ainda não está à venda. O primeiro modelo com pilhas a combustível realmente à venda para consumidores comuns é o Toyota Mirai.
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Enquanto isso, a GM tem feito testes com pilhas a combustível de hidrogênio com as Forças Armadas dos EUA. Por exemplo, criando um drone submarino FCEV para ser avaliado pela Marinha, e também desenvolvendo uma picape Colorado a hidrogênio para ser testada pelo Exército. A marca havia indicado que um veículo de pilha a combustível para o consumidor final deve ficar pronto por volta de 2020.