Em uma iniciativa inédita, o governo da Alemanha aprovou um projeto de lei que autoriza carros autônomos a circularem pelas estradas do país. De acordo com as informações divulgadas pela agência EFE, o objetivo é adequar a legislação atual aos novos tipos de veículo, tornando-se a mais avançada do mundo nessa área.
O projeto tem como foco os carros altamente automatizados, aqueles em que o motorista não precisa ficar o tempo todo de olho na direção e o sistema avisa quando é necessário assumir o controle de veículo. Apesar disso, a norma diz que os motoristas não ficam isentos de suas responsabilidades ao volante.
Apresentada como a "lei de tráfego mais moderna do mundo", a legislação iguala juridicamente o motorista e o computador que comanda o carro. "Os veículos autônomos são a maior revolução na mobilidade desde a invenção do automóvel", ressaltou Dobrindt, ministro dos transportes.
Ele destacou a importância do sistema autônomo que, além de ser seguro, permite ao motorista tirar as mãos do volante e navegar na internet ou até mesmo enviar e-mails com o carro em movimento.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida