A febre dos SUVs também chegou na Europa com força. Dos 15.141.326 veículos novos comercializados no Velho Continente em 2016 – um crescimento de 6,5% em relação a 2015 -, 3.880.618 unidades, ou 25,7% do total, foram de modelos da categoria. Este número representou uma alta de 21,4% na comparação com o ano anterior.
Neste cenário, o Nissan Qashqai emplacou 234.340 unidades e manteve o posto de SUV preferido dos europeus, seguido pelo Renault Captur (217.105, +11,1%), ambos presentes no top 10. A grande ameça para 2017 já tem nome: Tiguan. Em alta de 21,3%, o modelo da VW fechou o ano em 18º, com 180.198 unidades, mas com presença no top 10 de agosto a dezembro.
Mesmo registrando a maior retração entre os dez mais vendidos (-7,8%), o VW Golf (492.952) chegou ao 9º ano seguido como campeão de vendas e pela 29ª vez nos últimos 34 anos. Avançando 3%, o Renault Clio (315.115) assumiu uma vice-liderança que não ocupava desde 2006. O VW Polo (308.561, +1,9%) completou o pódio.
O grande destaque do ano foi o Astra. Auxiliado pela chegada da nova geração às concessionárias, o modelo da Opel/Vauxhall foi o preferido por 253.483 unidades, atrás do Ford Fiesta (300.528) e do Opel/Vauxhall Corsa (264.844), e garantiu sua primeira presença no top 10 desde 2013 graças a um crescimento de 29,6%.
Segundo mais vendido na França, o Peugeot 208 (249.047, +8%) foi o 7º na lista do continente. Com um crescimento superior a 300%, o novo Hyundai Tucson emplacou 154.009 unidades e pela primeira vez garantiu um lugar no top 25.
Na disputa entre fabricantes, a VW (1.714.646) permaneceu soberana, mas foi a única a perder espaço entre as dez primeiras colocadas (-0,5%) - além da alemã, apenas Nissan (550.510, -1,2%) e Citroën (543.798, -1,2%) venderam menos em 2016 do que em 2015 dentro do top 20.
Graças a um avanço de 12,9%, a Renault (1.101.400) reassumiu a segunda posição, quase 60 mil unidades à frente da Ford (1.056.115, +1,5%). Entre as premium, a Audi (830.364), em alta de 8,3%, perdeu a posição de honra para a Mercedes-Benz (845.178) pela primeira vez desde 2010 – a marca de Stuttgart cresceu 13,9%, a maior evolução do top 20.
POS. |
MODELO |
2016 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
VW Golf |
492.952 |
-7,8% |
2 |
Renault Clio |
315.115 |
3,0% |
3 |
VW Polo |
308.561 |
1,9% |
4 |
Ford Fiesta |
300.528 |
-4,4% |
5 |
Opel/Vauxhall Corsa |
264.844 |
-1,9% |
6 |
Opel/Vauxhall Astra |
253.483 |
29,6% |
7 |
Peugeot 208 |
249.047 |
8,0% |
8 |
Nissan Qashqai |
234.340 |
0,9% |
9 |
Skoda Octavia |
230.255 |
5,6% |
10 |
Renault Captur |
217.105 |
11,1% |
11 |
Ford Focus |
214.435 |
-8,5% |
12 |
VW Passat |
208.575 |
-8,4% |
13 |
Peugeot 308 |
195.653 |
-9,1% |
14 |
Toyota Yaris |
193.969 |
5,2% |
15 |
Fiat Panda |
191.617 |
10,5% |
16 |
Audi A3 |
190.660 |
-4,5% |
17 |
Fiat 500 |
183.730 |
1,8% |
18 |
VW Tiguan |
180.198 |
21,3% |
19 |
Skoda Fabia |
177.301 |
9,8% |
20 |
Mercedes-Benz Classe C |
176.551 |
1,8% |
21 |
Peugeot 2008 |
176.349 |
13,5% |
22 |
Dacia Sandero |
170.300 |
13,9% |
23 |
Opel/Vauxhall Mokka/Mokka X |
164.682 |
0,5% |
24 |
Audi A4 |
163.491 |
31,1% |
25 |
Hyundai Tucson |
154.009 |
304,8% |
26 |
Renault Mégane |
149.051 |
20,3% |
27 |
Seat Leon |
144.740 |
1,8% |
28 |
BMW Série 3 |
143.945 |
0,3% |
29 |
Mercedes-Benz Classe A |
142.722 |
18,5% |
30 |
Dacia Duster |
141.299 |
11,6% |
31 |
Kia Sportage |
139.097 |
31,4% |
32 |
Mini |
135.875 |
-0,3% |
33 |
Citroën C3 |
134.560 |
8,3% |
34 |
BMW Série 1 |
132.588 |
1,0% |
35 |
Toyota Auris |
129.795 |
-0,9% |
36 |
Renault Kadjar |
128.737 |
161,1% |
37 |
Seat Ibiza |
121.423 |
2,5% |
38 |
Ford Kuga |
119.729 |
16,5% |
39 |
VW Touran |
111.881 |
51,3% |
40 |
Citroën C4 Picasso |
106.326 |
-4,8% |
41 |
Fiat 500X |
106.226 |
41,9% |
42 |
BMW Série 2 |
102.188 |
18,5% |
43 |
Hyundai i20 |
99.785 |
9,3% |
44 |
Mercedes-Benz Classe E |
99.517 |
17,2% |
45 |
VW Up! |
98.222 |
-7,5% |
46 |
Nissan Juke |
98.210 |
-4,5% |
47 |
BMW X1 |
97.044 |
130,3% |
48 |
Audi A1 |
96.710 |
5,3% |
49 |
Audi A6 |
93.805 |
-2,0% |
50 |
Audi Q3 |
92.671 |
12,4% |
POS. |
MARCA |
2016 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
Volkswagen |
1.714.646 |
-0,5% |
2 |
Renault |
1.101.400 |
12,9% |
3 |
Ford |
1.056.115 |
1,5% |
4 |
Opel/Vauxhall |
991.172 |
5,5% |
5 |
Peugeot |
865.426 |
1,1% |
6 |
Mercedes-Benz |
845.178 |
13,9% |
7 |
Audi |
830.364 |
8,3% |
8 |
BMW |
820.505 |
9,9% |
9 |
Fiat |
731.980 |
13,1% |
10 |
Skoda |
663.467 |
7,3% |
11 |
Toyota |
600.993 |
7,1% |
12 |
Nissan |
550.510 |
-1,2% |
13 |
Citroën |
543.798 |
-1,2% |
14 |
Hyundai |
502.773 |
7,6% |
15 |
Kia |
434.174 |
12,4% |
16 |
Dacia |
419.466 |
10,2% |
17 |
Seat |
350.203 |
3,8% |
18 |
Volvo |
290.388 |
1,6% |
19 |
Mazda |
235.879 |
11,8% |
20 |
Mini |
209.451 |
11,3% |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
15.141.326 |
+6,5% |
Com quase 1,2 milhão de unidades vendidas, o mercado europeu encerrou o último mês de 2016 em alta de 3,4% sobre 2015. Os destaques de dezembro foram três modelos da Renault.
Com 32.018 unidades, o Clio ficou a menos de 5,5 mil unidades do líder VW Golf (37.488). O Captur, com 19.776 unidades, foi o SUV/crossover nº 1 no continente pelo segundo mês seguido. Por fim, o Mégane (18.982 unidades) quase dobrou as vendas de 2015 e garantiu seu primeiro top 10 desde dezembro de 2012. Esta foi a primeira vez na história que a marca francesa emplacou três modelos entre os sete mais vendidos.
Top 5 pelo terceiro mês seguido, o Opel/Vauxhall, em alta de 31,3%, foi o preferido por 21.536 unidades, já demonstrando potencial para brigar por pódios ao longo de 2017.
POS. |
MODELO |
DEZ 2016 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
VW Golf |
37.488 |
-6,4% |
2 |
Renault Clio |
32.018 |
11,6% |
3 |
Ford Fiesta |
22.942 |
0,7% |
4 |
VW Polo |
22.801 |
-1,4% |
5 |
Opel/Vauxhall Astra |
21.536 |
31,3% |
6 |
Renault Captur |
19.776 |
14,7% |
7 |
Renault Mégane |
18.982 |
92,7% |
8 |
VW Tiguan |
18.603 |
55,9% |
9 |
Skoda Octavia |
18.517 |
15,0% |
10 |
Peugeot 208 |
18.143 |
-4,9% |
11 |
Nissan Qashqai |
17.853 |
3,3% |
12 |
VW Passat |
17.572 |
-14,1% |
13 |
Opel/Vauxhall Corsa |
17.406 |
-11,6% |
14 |
Ford Focus |
16.370 |
-1,7% |
15 |
Toyota Yaris |
14.391 |
7,5% |
16 |
Skoda Fabia |
13.819 |
15,2% |
17 |
Peugeot 2008 |
13.785 |
12,3% |
18 |
Mercedes-Benz Classe C |
13.721 |
10,2% |
19 |
Fiat 500 |
13.487 |
5,3% |
20 |
Peugeot 308 |
13.320 |
-51,1% |
21 |
Audi A3 |
13.281 |
-0,8% |
22 |
BMW Série 1 |
13.258 |
-1,0% |
23 |
Fiat Panda |
13.252 |
4,0% |
24 |
Dacia Duster |
13.108 |
14,9% |
25 |
Opel/Vauxhall Mokka/Mokka X |
13.052 |
6,1% |
26 |
Dacia Sandero |
13.025 |
-6,8% |
27 |
Citroën C3 |
12.170 |
30,8% |
28 |
Renault Kadjar |
12.114 |
8,8% |
29 |
Mini |
11.681 |
-4,7% |
30 |
Hyundai Tucson |
11.589 |
27,4% |
31 |
Mercedes-Benz Classe A |
11.415 |
22,9% |
32 |
BMW Série 3 |
11.164 |
-9,9% |
33 |
Audi A4 |
10.685 |
50,7% |
34 |
Toyota Auris |
10.486 |
-27,9% |
35 |
BMW X1 |
9.289 |
23,4% |
36 |
Seat Leon |
9.046 |
-20,1% |
37 |
Mercedes-Benz Classe E |
8.202 |
44,7% |
38 |
Fiat 500X |
8.113 |
-9,7% |
39 |
Hyundai i20 |
8.078 |
23,6% |
40 |
Seat Ibiza |
7.973 |
-4,3% |
41 |
Ford Kuga |
7.940 |
-11,9% |
42 |
Nissan Juke |
7.932 |
0,5% |
43 |
Kia Sportage |
7.737 |
14,2% |
44 |
BMW Série 2 |
7.482 |
-4,2% |
45 |
VW Touran |
7.439 |
-8,5% |
46 |
VW Up! |
6.565 |
-17,2% |
47 |
Citroën C4 Picasso |
6.555 |
-22,6% |
48 |
Audi Q3 |
6.419 |
16,4% |
49 |
Audi A1 |
6.273 |
-4,8% |
50 |
Audi A6 |
6.236 |
-7,4% |
POS. |
MARCA |
DEZ 2016 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
Volkswagen |
133.368 |
-0,3% |
2 |
Renault |
112.953 |
15,5% |
3 |
Ford |
77.682 |
-4,8% |
4 |
Opel/Vauxhall |
72.484 |
1,9% |
5 |
Mercedes-Benz |
68.835 |
15,7% |
6 |
BMW |
68.245 |
-1,5% |
7 |
Peugeot |
65.353 |
-14,7% |
8 |
Audi |
61.296 |
19,7% |
9 |
Fiat |
53.585 |
12,0% |
10 |
Skoda |
52.334 |
14,5% |
11 |
Toyota |
49.207 |
7,2% |
12 |
Nissan |
42.146 |
3,5% |
13 |
Hyundai |
38.477 |
-5,4% |
14 |
Citroën |
37.632 |
-9,7% |
15 |
Dacia |
37.496 |
6,7% |
16 |
Volvo |
30.016 |
-13,4% |
17 |
Kia |
27.239 |
10,4% |
18 |
Seat |
26.882 |
7,2% |
19 |
Mini |
17.887 |
-2,4% |
20 |
Mazda |
16.154 |
0,5% |
... |
... |
... |
... |
|
Total |
1.196.792 |
+3,4% |
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados