GM comemora 92 anos no Brasil com usina solar
Com 560 m² instalados, sistema de captação de energia solar é o maior da indústria
A General Motors comemora nesta semana 92 anos de atuação no Brasil. Com a celebração da data histórica, a marca anuncia também a inauguração de um gigantesco sistema de geração de energia solar. Localizado no telhado da fábrica em São Caetano do Sul, o complexo tem 560 m² e seria o maior da indústria automotiva, segundo a GM.
De acordo com a marca, o gigantesco painel é formado por 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros (sem necessidade de uso de vapor, evitando o consumo de gás natural) ou ainda suprir o consumo diário de pelo menos 900 casas.
Além da fábrica de São Caetano do Sul, a empresa possui unidades em Gravataí (RS), Joinville (SC), São José dos Campos e Mogi das Cruzes (SP). Sorocaba atua como centro logístico e Indaiatuba como campo de provas.
História
Ao longo de 9 décadas de atividades no Brasil, a GM produziu em solo nacional cerca de 15 milhões de veículos. O topo do mercado foi alcançado recentemente com o Onix, em 2016, e por outras vezes com o Monza (1984, 1985 e 1986) e o Chevette (1983). Outros carros de sucesso da marca foram o Opala (primeiro carro de passeio nacional da Chevrolet), D20, Kadett, Corsa, Vectra, Omega e Astra.
Curioso lembrar que, além de veículos, a GMB chegou a fabricar baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras (mais de 2 milhões de exemplares foram feitos entre as décadas de 1950 e 1970).
O Brasil é atualmente o terceiro maior mercado da empresa no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Fotos: divulgação
Galeria: GM 92 anos no Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet despenca 70% na China e vive mesmo drama da Volkswagen
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Hyundai e GM podem passar a desenvolver novos carros em conjunto