Briga em casa - Mercedes-Benz C 180 Avantgarde ou GLA 200 Advance?
Sedã ou crossover? Com preços similares, veja qual modelo levar para casa
Depois do "Briga em Casa" entre Ford Fiesta e Focus, o embate desta semana subiu um degrau e agora será entre dois modelos premium. De um lado o consagrado sedã médio Mercedes-Benz C 180 Flex e de outro o crossover GLA 200 Flex. Ambos já são montados no Brasil e possuem o mesmo conjunto mecânico, mas atendem a públicos bem distintos na hora de fechar a compra. Confira a nossa análise com as vantagens e desvantagens de cada um deles:
Compre um Classe C se...
- prefere melhor acabamento: mesmo nesta versão de entrada, o Classe C se destaca pelo acabamento esmerado, com bancos em couro e apliques em metal, conferindo ótima percepção de qualidade na cabine e fazendo jus ao título de sedã premium;
- prefere mais espaço interno: feito sobre uma plataforma maior que a do GLA (que usa a mesma base compacta dos modelos A e CLA), o sedã tem interior mais amplo, oferecendo conforto extra;
- porta-malas: como um carro médio, o porta-malas é ligeiramente maior que o do SUV: são 480 litros contra 421 litros.
- prefere estilo clássico: o Classe C tende a um público mais conversador, por seu estilo clássico com linhas tradicionais e elegantes, que ainda assim demoram a envelhecer.
Compre um GLA se...
- prefere mais versatilidade: apesar da cabine menos espaçosa e do porta-malas menor, o formato de dois volumes torna o carro mais versátil, dependendo da necessidade de carregar volumes maiores;
- prefere praticidade no uso urbano: menor que o sedã, o crossover é mais prático no trânsito diário e ainda leva vantagem por trazer sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (que fazem falta no sedã), além da maior altura de rodagem, preferível em pisos ruins.
- prefere visual mais esportivo: se o sedã aposta no clássico, o crossover é praticamente um hatchback mais alto e acaba mirando um público diferente: mais jovem e composto também pelas mulheres.
Conclusão:
Situados na mesma faixa de preço, ambos os modelos utilizam o mesmo conjunto mecânico e têm até peso na mesma faixa. Com isto, o desempenho da dupla também se equivale. As diferenças ficam por conta do nível de refinamento interno (maior no sedã) e de estilos, tanto no visual, quanto na dirigibilidade: se o GLA é mais prático e fácil de dirigir na cidade, o Classe C vem com tração traseira e condução mais apurada e precisa, principalmente na estrada.
Fichas técnicas:
Mercedes Classe C 180 ff Avantgarde |
Mercedes GLA 200 Advance DCT |
|
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, flex, injeção direta, turbo, 1.595 cm3 | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, flex, injeção direta, turbo, 1.595 cm3 |
POTÊNCIA/TORQUE | 156 cv a 5.300 rpm / 25,5 kgfm a 1.250 rpm | 156 cv a 5.300 rpm / 25,5 kgfm a 1.250 rpm |
TRANSMISSÃO | automática com modo manual de 7 marchas | automática com modo manual de 7 marchas |
SUSPENSÃO | dianteira: independente com braços sobrepostos; traseira: independente multlink | dianteira: independente McPherson; traseira: independente multlink |
RODAS E PNEUS | 225/45 R17 | 235/50 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS |
PESO | 1.425 kg | 1.435 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.686 mm, largura 1.810 mm, entre-eixos 2.840 mm, altura 1.442 mm | comprimento 4.417, largura 1.804, entre-eixos 2.699 mm, altura 1.494 mm |
PORTA-MALAS | 480 litros | 421 litros |
PREÇO | R$ 166.900 | R$ 163.900 |
Desempenho (dados de fábrica)
Aceleração | Mercedes Classe C 180 Avantgarde | Mercedes GLA Advance DCT |
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 8,5 s | 8,1 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h | - | - |
80 a 120 km/h | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 10,9 km/l (gasolina), N/D (etanol) | 7,0 km/l (etanol), 10,0 km/l (gasolina) |
Ciclo estrada | 15,9 km/l (gasolina), N/D (etanol) | 8,6 km/l (etanol), 12,7 km/l (gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo - Motor1.com
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