Depois do "Briga em Casa" entre Ford Fiesta e Focus, o embate desta semana subiu um degrau e agora será entre dois modelos premium. De um lado o consagrado sedã médio Mercedes-Benz C 180 Flex e de outro o crossover GLA 200 Flex. Ambos já são montados no Brasil e possuem o mesmo conjunto mecânico, mas atendem a públicos bem distintos na hora de fechar a compra. Confira a nossa análise com as vantagens e desvantagens de cada um deles:
Situados na mesma faixa de preço, ambos os modelos utilizam o mesmo conjunto mecânico e têm até peso na mesma faixa. Com isto, o desempenho da dupla também se equivale. As diferenças ficam por conta do nível de refinamento interno (maior no sedã) e de estilos, tanto no visual, quanto na dirigibilidade: se o GLA é mais prático e fácil de dirigir na cidade, o Classe C vem com tração traseira e condução mais apurada e precisa, principalmente na estrada.
Mercedes Classe C 180 ff Avantgarde |
Mercedes GLA 200 Advance DCT |
|
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, flex, injeção direta, turbo, 1.595 cm3 | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, flex, injeção direta, turbo, 1.595 cm3 |
POTÊNCIA/TORQUE | 156 cv a 5.300 rpm / 25,5 kgfm a 1.250 rpm | 156 cv a 5.300 rpm / 25,5 kgfm a 1.250 rpm |
TRANSMISSÃO | automática com modo manual de 7 marchas | automática com modo manual de 7 marchas |
SUSPENSÃO | dianteira: independente com braços sobrepostos; traseira: independente multlink | dianteira: independente McPherson; traseira: independente multlink |
RODAS E PNEUS | 225/45 R17 | 235/50 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS |
PESO | 1.425 kg | 1.435 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.686 mm, largura 1.810 mm, entre-eixos 2.840 mm, altura 1.442 mm | comprimento 4.417, largura 1.804, entre-eixos 2.699 mm, altura 1.494 mm |
PORTA-MALAS | 480 litros | 421 litros |
PREÇO | R$ 166.900 | R$ 163.900 |
Aceleração | Mercedes Classe C 180 Avantgarde | Mercedes GLA Advance DCT |
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 8,5 s | 8,1 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h | - | - |
80 a 120 km/h | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 10,9 km/l (gasolina), N/D (etanol) | 7,0 km/l (etanol), 10,0 km/l (gasolina) |
Ciclo estrada | 15,9 km/l (gasolina), N/D (etanol) | 8,6 km/l (etanol), 12,7 km/l (gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo - Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado