Lista - Já não existe mais carro 0 km com preço de tabela abaixo de R$ 30 mil
Entre os 10 modelos mais baratos, ainda predominam o motor 1.0 e a origem chinesa
Aproveitando o início do ano e os já comuns aumentos de preços que acontecem nesta época, preparamos a primeira lista com os 10 carros mais baratos à venda no Brasil de 2017. Num ranking ainda dominado por carros com motor 1.0 litro, cresce a presença de modelos com motorização superior.
Vale lembrar que a lista traz o preço oficial dos modelos, mas, na prática, muitos deles são oferecidos com descontos nas concessionárias, com preços até R$ 4 mil abaixo do valor oficial de tabela.
1 - Chery QQ 1.0 12V Look - R$ 31.290
O carro mais barato do país é o recém-nacionalizado Chery QQ. Batizado pela Chery como New QQ, o 'urbaninho' tem como destaque o econômico motor 1.0 3 cilindros e a lista de equipamentos bem recheada para um modelo desse segmento, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos.
2 - Fiat Moby Easy 1.0 Flex 4 portas - R$ 33.030
O segundo modelo mais barato da lista também é um citycar. Opção mais simples da Fiat, este Mobi ainda vem equipado com o veterano motor 1.0 Fire Evo, diferentemente da versão superior Drive, que já traz o novo 1.0 3-cilindros Firefly. Ar e direção hidráulica são opcionais.
3 - VW Take up! 1.0 2 portas - R$ 35.560
A versão de entrada com duas portas é uma opção muito pouco vendida dentro da linha up!, sendo também o mais barato da Volkswagen. Como ponto positivo, tem motor 1.0 3 cilindros econômico e o melhor índice de segurança da categoria, com nota de crash-test maior do que muito carro grande.
4 - VW Gol Trendline 1.0 2 portas - R$ 36.550
Pouco a pouco recuperando espaço no mercado, superando o Fox como o carro mais vendido da marca, o Gol ganhou fôlego com a adoção do motor 1.0 3-cilindros nas versões de entrada. Pena ainda trazer a direção hidráulica, em vez do sistema elétrico usado no Fox e no up!.
5 - JAC J2 1.4 16V Flex - R$ 36.990
Modelo mais barato da marca, o pequenino J2 vem equipado com o motor 1.4 flex de 113 cv e se destaca pela boa agilidade na cidade. Todavia, com a cota reduzida da marca, que prioriza os SUVs, as vendas do subcompacto estão bastante reduzidas.
6 - Lifan 530 1.5 - R$ 37.990
Rival direto de modelos como J3 Turin e Celer Sedã, o Lifan 530 foi o último dos três a chegar e aposta na mesma receita: farta lista de equipamentos e motor 1.5 a preço acessível.
7 - Chery Celer 1.5 16V Flex - R$ 38.490
De procedência chinesa, mas fabricado no Brasil, o Celer agradou em nosso teste - foi o melhor chinês avaliado até então. Tem como destaque a boa lista de equipamentos e motor o 1.5 flex por um preço abaixo da maioria dos carros 1.0.
8 - Chery Celer Sedan 1.5 16V - R$ 39.490
Não muito bem aceita no mercado, a versão sedã do Celer desfruta dos mesmos atributos do hatch (motor 1.5 e equipamentos). É também o sedã nacional mais barato no mercado, só perdendo para o rival chinês da Lifan.
9 - JAC J3 1.5 16V - R$ 39.990
O J3 já teve dias melhores, principalmente logo após o lançamento, com uma campanha de marketing massiva e boa aceitação no mercado. Mas depois do super IPI sua vida nunca mais foi mesma, sofrendo os efeitos da nova (e reduzida) cota de importação.
10 - Chevrolet Onix Joy 1.0 - R$ 40.290
A nova versão de entrada do Onix chegou junto com o modelo reestilizado. Apesar de manter o visual do antecessor, ganhou as mesmas novidades mecânicas da versão mais cara LT (com novo visual), ou seja, motor atualizado, câmbio de seis marchas e direção elétrica.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro