Em seu melhor resultado desde 2010, o mercado de veículos novos na Itália mostrou força em 2016. Pelo segundo ano consecutivo com crescimento na casa dos dois dígitos, as vendas atingiram a marca de 1.824.968 unidades (+15,8%).
Na disputa entre marcas, a Nissan (55.198), 14ª, foi a única do top 20 a perder vendas nos últimos doze meses (-4%). Líder inconteste, a Fiat (385.678) avançou 17,1% e garantiu quase 250 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (139.057, +16,8%). Atrás da Ford (124.257) por menos de 6 mil unidades, a Renault (118.283) foi a campeã de crescimento no top 10 (+24,7%).
Com vendas superiores à soma dos dois rivais mais próximos, o Fiat Panda (147.283) chegou ao quinto ano seguido como o preferido dos italianos. Único modelo da Lancia ainda comercializado por lá, o Ypsilon (65.663), em alta de quase 18%, assegurou um honroso segundo lugar, à frente do Fiat 500L (54.578).
Quarto colocado – sua melhor posição histórica no país -, o Renault Clio (49.798) foi o melhor estrangeiro da lista. O grande derrotado do ano foi o Punto. Com 45.208 unidades, o hatch da Fiat caiu da 2ª para a 8ª posição e foi o único entre os dez mais vendidos a recuar no período (-19,9%).
Lançado em 2015, o Jeep Renegade encerrou o seu primeiro ano cheio em 12º, com 34.331 unidades. Estreante do ano, o Fiat Tipo emplacou 31.555 unidades e garantiu a 14ª posição. 30º, o Mercedes Classe A (16.349) ajudou a marca alemã (64.334) a destronar a Audi (63.946) e assumir a liderança entre as premium.
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
Fiat Panda |
147.283 |
126.401 |
16,5% |
2 |
Lancia Ypsilon |
65.663 |
55.826 |
17,6% |
3 |
Fiat 500L |
54.578 |
49.918 |
9,3% |
4 |
Renault Clio |
49.798 |
43.193 |
15,3% |
5 |
VW Golf |
46.708 |
44.436 |
5,1% |
6 |
Fiat 500X |
46.232 |
32.579 |
41,9% |
7 |
Fiat 500 |
45.400 |
40.850 |
11,1% |
8 |
Fiat Punto |
45.208 |
56.447 |
-19,9% |
9 |
Ford Fiesta |
43.573 |
40.275 |
8,2% |
10 |
VW Polo |
43.096 |
36.384 |
18,4% |
11 |
Peugeot 208 |
34.793 |
27.914 |
24,6% |
12 |
Jeep Renegade |
34.331 |
23.096 |
48,6% |
13 |
Toyota Yaris |
32.110 |
32.170 |
-0,2% |
14 |
Fiat Tipo |
31.555 |
751 |
4101,7% |
15 |
Citroën C3 |
31.274 |
28.027 |
11,6% |
16 |
Opel Corsa |
30.508 |
28.025 |
8,9% |
17 |
Nissan Qashqai |
28.823 |
27.403 |
5,2% |
18 |
Renault Captur |
28.255 |
23.931 |
18,1% |
19 |
Alfa Romeu Giulietta |
23.831 |
22.921 |
4,0% |
20 |
Opel Mokka |
23.799 |
24.712 |
-3,7% |
21 |
Peugeot 2008 |
23.369 |
20.333 |
14,9% |
22 |
Hyundai Tucson |
22.893 |
5.633 |
306,4% |
23 |
Dacia Duster |
22.370 |
20.918 |
6,9% |
24 |
Dacia Sandero |
20.693 |
17.182 |
20,4% |
25 |
Smart Fortwo |
19.477 |
15.837 |
23,0% |
26 |
Peugeot 308 |
19.396 |
17.939 |
8,1% |
27 |
Audi A3 |
17.837 |
17.151 |
4,0% |
28 |
Ford Ecosport |
17.199 |
11.915 |
44,3% |
29 |
Kia Sportage |
16.613 |
16.601 |
0,1% |
30 |
Mercedes Classe A |
16.349 |
12.854 |
27,2% |
POS. |
MARCA |
2016 |
2015 |
% VAR. 2016/2015 |
1 |
Fiat |
385.678 |
329.304 |
17,1% |
2 |
VW |
139.057 |
119.076 |
16,8% |
3 |
Ford |
124.257 |
109.303 |
13,7% |
4 |
Renault |
118.283 |
94.837 |
24,7% |
5 |
Opel |
95.022 |
88.985 |
6,8% |
6 |
Peugeot |
94.087 |
84.398 |
11,5% |
7 |
Toyota |
71.822 |
65.649 |
9,4% |
8 |
Lancia / Chrysler |
65.694 |
56.367 |
16,5% |
9 |
Mercedes-Benz |
64.334 |
53.674 |
19,9% |
10 |
Audi |
63.946 |
54.820 |
16,6% |
11 |
Citroën |
60.490 |
53.981 |
12,1% |
12 |
BMW |
59.830 |
49.756 |
20,2% |
13 |
Hyundai |
56.337 |
47.363 |
18,9% |
14 |
Nissan |
55.198 |
57.500 |
-4,0% |
15 |
Dacia |
47.958 |
43.978 |
9,0% |
16 |
Kia |
45.138 |
39.066 |
15,5% |
17 |
Jeep / Dodge |
40.438 |
29.947 |
35,0% |
18 |
Alfa Romeo |
36.379 |
30.516 |
19,2% |
19 |
Smart |
28.317 |
24.127 |
17,4% |
20 |
Mini |
24.430 |
22.011 |
11,0% |
... |
... |
|
... |
|
|
Total |
1.824.968 |
1.575.737 |
15,8% |
Fontes: UNRAE / focus2move / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida