Com a chegada do Chevrolet Bolt e a promessa do Tesla Model 3, a Nissan precisa renovar o Leaf com a máxima urgência. Por sua autonomia limitada, ele tem sido comparado a um carro de golf, uma maldade que tem sua razão de ser. Mas a segunda geração do modelo promete endereçar não só a questão da ansiedade de autonomia como também o estilo. Dizem que a inspiração virá do conceito IDS, de 2015. Foi pensando nisso que os nossos parceiros do OmniAuto criaram a projeção desta reportagem. Compare os dois abaixo.
Enquanto o modelo atual usa uma bateria de 30 kWh, o novo terá o dobro de capacidade, com 60 kWh, capaz de aumentar a autonomia para cerca de 350 km, ainda que a Nissan tenha a meta de chegar a mais de 500 km de capacidade com esse pacote de baterias, o que dependeria de outros fatores (massa, eficiência energética etc.). A plataforma no novo Leaf ainda não é conhecida, mas apostamos no uso da CMF-CD, a mesma do Renault Mégane, mas já preparada para lidar com a eletrificação.
O novo Leaf é esperado para 2018. Antes disso, certamente veremos os protótipos do novo elétrico rodando pela Europa e pelos EUA.
Fotos: OmniAuto/divulgação
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