Um relógio de pulso de US$ 1 milhão inspirado em um carro de F1 sempre será notícia interessante para fãs de carros. Mas ele ficou subitamente mais interessante depois de mostrar o novo McLaren para a temporada de 2017 de F1 em seu vídeo de apresentação. Estamos falando respectivamente do RM 50-03, da Richard Mille, parceira da McLaren, e do MP4-32. Ainda sem a pintura oficial, que deve retomar o laranja histórico da marca. Confira o vídeo.
Não se deixe enganar pelas linhas vermelhas na superfície do carro. Elas são um recurso gráfico da Richard Mille para mostrar semelhanças entre o relógio e o carro, como se eles tivessem a mesma estrutura. Sobre a estrutura não dá para dizer nada, mas que os materiais com que os dois são construídos se parecem, não há dúvida.
O RM 50-03 é feito de titânio, fibra de carbono e grafeno, um material levíssimo, também derivado de carbono, mas muito mais forte que o aço, por exemplo. Para explicar melhor, grafeno é 6 vezes mais leve, mas 200 vezes mais forte.
Isso permite que ele pese apenas 40 g. Um ovo de codorna grande chega a 10 g, para nos dar uma referência do que é isso. E a culpa desse peso todo é da pulseira e da carcaça do relógio, já que seu mecanismo tem 7 g. E não vá pensando que o relógio é pequeno: ele é um legítimo "cebolão", com 4,45 cm de altura, 4,97 cm de largura e 1,61 cm de espessura.
Essa maravilha da relojoaria suíça tem 43 joias incrustadas e turbilhão, um mecanismo que compensa os efeitos da gravidade para que o relógio seja o mais preciso possível. O RM 50-03 é movido a corda e tem uma coroa com limitador de torque, para evitar que se dê corda demais. Um seguro dos bons, considerando que o relógio custará 980 mil francos suíços, sem contar impostos, o que equivale a cerca de US$ 978 mil. Todos os 75 que forem fabricados levarão também um MP4-32 em escala 1:5 para casa. Já com a nova pintura, certamente, que será apresentada em 24 de fevereiro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida