Briga em casa - Ford Focus SE 1.6 ou Fiesta Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT?
Qual levar pra casa: compacto completão ou médio na versão básica?
Em mais uma edição do nosso Briga de Casa, você vai conferir a disputa de melhor compra entre os dois hatchbacks da Ford: o compacto Fiesta, na versão de topo Titanium Plus, equipada com o novo motor 1.0 EcoBoost, e o médio Focus, na versão de entrada com o motor 1.6 16V Sigma. Em termos de preços, a versão de topo do compacto custa R$ 73.700, enquanto o médio básico sai por R$ 76.200.
Compre um Focus se...
- Espaço interno: como um carro médio, o Focus oferece mais espaço interno que o Fiesta. Não chega a surpreender, mas faz diferença em viagens longas ou com 3 adultos no banco traseiro, embora na comparação com outros médios ele não chegue a ser uma referência;
- Prefere mais espaço no porta-malas: obviamente, outra vantagem de um carro médio - no Focus são 316 litros contra 281 litros do Fiesta;
- Prefere maior prazer ao dirigir: referência em termos de dirigibilidade, o Focus agrada mais ao volante tanto na cidade quanto na estrada. É um carro bem assentado, tem mais estabilidade, suspensão traseira independente e melhor isolamento acústico que o hatchback. Apesar disso, o Fiesta está longe de ser ruim, sendo um dos melhores em sua categoria;
- Prefere melhor acabamento: Bastante evoluído em relação ao modelo da geração anterior, o acabamento do Focus é bem superior ao do Fiesta. Aliás, este é um dos principais pontos fracos do compacto.
Compre um Fiesta se...
- Prefere menor consumo: menor e mais leve, o Fiesta tem consumo menor que o do Focus. Se nas versões com o mesmo motor do irmão maior ele já leva boa vantagem, nesta, com o moderno propulsor 1.0 turbo, então, nem se fala;
- Prefere melhor desempenho: o Focus da atual geração ganhou um pouquinho de fôlego com o motor 1.6 de 135 cv (o anterior tinha 115 cv) e tem desempenho honesto considerando o porte, mas o Fiesta EcoBoost é praticamente um foguetinho de bolso;
- Prefere um carro mais equipado: o Focus tem uma boa lista de equipamentos, que mesmo na versão de entrada traz monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor fotocrômico, faróis e limpadores de pará-brisa automáticos. Por outro lado, o Fiesta vai além e dá o troco com câmbio automático, controle de cruzeiro, partida sem chave, 7 airbags, ar-condicionado digital, bancos em couro e sensor de estacionamento traseiro.
Conclusão:
Com uma diferença de preço menor do que R$ 3 mil, ambos estão relativamente bem posicionados em seus respectivos segmentos em termos de equipamentos e motorização. O Fiesta conquista pelo ótimo desempenho, baixo consumo e boa oferta de itens, mas cobra caro por isso. Já o Focus contra-ataca com a dirigibilidade exemplar e bom nível de conforto, além de acabamento condizente. Poderia ser um pouco mais econômico e custar menos, diante da motorização aspirada.
Fichas técnicas:
Fiesta Titanium Plus EcoBoost AT | Focus SE 1.6 manual | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, turbocompressor e intercooler, injeção direta, gasolina; | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.596 cm3, comando duplo variável, flex; |
POTÊNCIA/TORQUE | 125 cv a 6.000 rpm; | 131/135 cv a 6.500 rpm; 16,2/16,7 kgfm a 3.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, tração dianteira; | manual de cinco marchas |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; |
RODAS E PNEUS | aro 16" com pneus 195/50 R16 | aro 16" com pneus 205/55 R16; |
FREIOS | discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; |
PESO | 1.178 kg | 1.310 |
DIMENSÕES | comprimento 3.969 mm, largura 1.722 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.489 mm | comprimento 4.358 mm, largura 1.823 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.648 mm |
PORTA-MALAS | 281 litros | 316 litros |
PREÇO | R$ 73.700 | R$ 76.200 |
Medições Motor1 Brasil
Aceleração | Fiesta Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT | Focus S 1.6 manual |
0 a 60 km/h | 4,3 s | 5,6 s |
0 a 80 km/h | 6,6 s | 8,8 |
0 a 100 km/h | 9,5 s | 12,5 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h | 7,0 s (D) | 11,4 s (3a.) |
80 a 120 km/h | 7,3 s (D) | 11,6 s (4a.) |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,5 m | 40,7 m |
80 km/h a 0 | 26,3 m | 24,5 m |
60 km/h a 0 | 14,6 m | 13,5 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 12,1 km/l | 7,5 km/l (10,1 km/l com gasolina) |
Ciclo estrada | 16,6 km/l | 11,3 km/l (14,2 km/l com gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
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