Mesmo líder na faixa de entrada, um ex-líder de volta à posição de honra na faixa superior, um alemão tradicionalmente discreto se destacando entre os modelos mais caros. Confira agora os destaques de 2016 entre os sedãs premium.
Num ano em que até mesmo uma categoria normalmente alheia a momentos de crise econômica registrou queda superior a 40%, as três primeiras colocações se repetiram em relação a 2015.
Com 4.485 emplacamentos, o Mercedes-Benz Classe C chegou ao segundo ano seguido na primeira posição, mesmo com retração de 42,4% - menos, no entanto, do que os 47,7% registrados pelo BMW Série 3 (3.824), que viu cair para menos de 200 unidades a vantagem em relação ao Audi A3 Sedan (3.683), em baixa de 43%.
Quarto colocado em 2015, o Mercedes CLA (750) foi superado pela nova geração do Audi A4 (956). Mantendo a sexta posição do ano anterior, o Audi A5 foi o preferido por 487 consumidores, apenas 18 a mais do que o Jaguar XE, único a crescer no período (+214,8%), algo fácil de explicar: 2016 foi seu primeiro ano cheio de vendas. Ele foi lançado em agosto de 2015.
Atrás do Volvo S60 (253), o Lexus IS250 conquistou apenas dois clientes em todo o país e foi o menos vendido pelo segundo ano seguido.
Sedãs Médios Premium
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
4485 |
30,08% |
7791 |
31,27% |
-42,43% |
1º |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
3824 |
25,65% |
7310 |
29,34% |
-47,69% |
2º |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
3683 |
24,70% |
6462 |
25,94% |
-43,01% |
3º |
4º |
AUDI A4 |
956 |
6,41% |
974 |
3,91% |
-1,85% |
5º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
750 |
5,03% |
1034 |
4,15% |
-27,47% |
4º |
6º |
AUDI A5 |
487 |
3,27% |
776 |
3,11% |
-37,24% |
6º |
7º |
JAGUAR XE |
469 |
3,15% |
149 |
0,60% |
214,77% |
8º |
8º |
VOLVO S60 |
253 |
1,70% |
354 |
1,42% |
-28,53% |
7º |
9º |
LEXUS IS250 |
2 |
0,01% |
62 |
0,25% |
-96,77% |
9º |
|
|
14909 |
100,00% |
24912 |
100,00% |
-40,15% |
|
Líder em 2013 e 2014 e segundo em 2015, o Mercedes-Benz Classe E, cuja nova geração foi lançada no segundo semestre passado, recuperou o brilho e encerrou o ano com 252 unidades comercializadas, suficientes para assegurar mais de ¼ das vendas do segmento.
O destaque, no entanto, coube ao A6 (185). Sexto no ano anterior, o modelo intermediário da Audi cresceu mais de 176% e pela primeira vez encerrou um ciclo no pódio, que foi completado pelo BMW Série 5 (125), em baixa de 65% - a nova geração do bávaro chegará ao mercado ao longo de 2017.
Após dois anos seguidos em terceiro, o Jaguar XF (96) caiu uma posição, ocupando o lugar do Mercedes CLS (48), que recuou para a sexta posição e por pouco não foi superado pelo Lexus ES 350 (44).
Menção honrosa para o Classe S. Top de linha da Mercedes-Benz – marca que respondeu por mais de 35% de todos os modelos vendidos nas duas categorias (5.598 unidades de um total de 15.902) -, o luxuoso alemão emplacou 63 unidades e saltou da oitava para a quinta colocação.
Sedãs Grandes Premium
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
252 |
25,38% |
327 |
21,93% |
-22,94% |
2º |
2º |
AUDI A6 |
185 |
18,63% |
67 |
4,49% |
176,12% |
6º |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
125 |
12,59% |
357 |
23,94% |
-64,99% |
1º |
4º |
JAGUAR XF |
96 |
9,67% |
294 |
19,72% |
-67,35% |
3º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
63 |
6,34% |
44 |
2,95% |
43,18% |
8º |
6º |
MERCEDES-BENZ CLS |
48 |
4,83% |
118 |
7,91% |
-59,32% |
4º |
7º |
LEXUS ES350 |
44 |
4,43% |
55 |
3,69% |
-20,00% |
7º |
8º |
VW CC |
36 |
3,63% |
106 |
7,11% |
-66,04% |
5º |
9º |
AUDI A7 |
34 |
3,42% |
2 |
0,13% |
1600,00% |
15º |
10º |
BMW SÉRIE 7 |
27 |
2,72% |
21 |
1,41% |
28,57% |
11º |
11º |
AUDI A8 |
23 |
2,32% |
2 |
0,13% |
1050,00% |
16º |
12º |
PORSCHE PANAMERA |
21 |
2,11% |
23 |
1,54% |
-8,70% |
10º |
13º |
BMW SÉRIE 6 |
8 |
0,81% |
36 |
2,41% |
-77,78% |
9º |
14º |
JAGUAR XJ |
8 |
0,81% |
13 |
0,87% |
-38,46% |
12º |
15º |
KIA QUORIS |
7 |
0,70% |
7 |
0,47% |
0,00% |
14º |
16º |
HYUNDAI EQUUS |
5 |
0,50% |
0 |
0,00% |
- |
24º |
17º |
MASERATI GHIBLI |
5 |
0,50% |
9 |
0,60% |
-44,44% |
13º |
18º |
HYUNDAI GENESIS |
3 |
0,30% |
1 |
0,07% |
200,00% |
22º |
19º |
MASERATI QUATTROPORTE |
2 |
0,20% |
2 |
0,13% |
0,00% |
18º |
20º |
LEXUS LS460 |
1 |
0,10% |
2 |
0,13% |
-50,00% |
17º |
21º |
ASTON MARTIN RAPIDE |
0 |
0,00% |
1 |
0,07% |
-100,00% |
20º |
22º |
BENTLEY FLYING SPUR |
0 |
0,00% |
1 |
0,07% |
-100,00% |
21º |
23º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
0 |
0,00% |
2 |
0,13% |
-100,00% |
19º |
24º |
ROLLS-ROYCE PHANTOM |
0 |
0,00% |
1 |
0,07% |
-100,00% |
23º |
|
|
993 |
100,00% |
1491 |
100,00% |
-33,40% |
|
O destaque de dezembro ficou por conta do A4, que atingiu seu melhor desempenho desde junho de 2015 (171) ao emplacar 150 unidades - uma alta superior a 500% em relação ao mesmo período de 2015 – e por pouco não tira do A3 Sedan o terceiro lugar na categoria de entrada.
Classe C (483) e Classe E (33) encerraram o ano nas lideranças dos dois segmentos, com o modelo maior crescendo 32% no período – menos do que os 150% do A6 (10) na faixa superior. O mês também marcou a estreia do A8 (5) no top 5, empatado com o CLS (5) e com o CC (5).
Sedãs Médios Premium
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
483 |
463 |
589 |
37,53% |
42,91% |
25,43% |
4,32% |
-18,00% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
345 |
263 |
827 |
26,81% |
24,37% |
35,71% |
31,18% |
-58,28% |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
184 |
123 |
681 |
14,30% |
11,40% |
29,40% |
49,59% |
-72,98% |
4º |
AUDI A4 |
150 |
101 |
24 |
11,66% |
9,36% |
1,04% |
48,51% |
525,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
71 |
52 |
57 |
5,52% |
4,82% |
2,46% |
36,54% |
24,56% |
6º |
JAGUAR XE |
32 |
42 |
57 |
2,49% |
3,89% |
2,46% |
-23,81% |
-43,86% |
7º |
VOLVO S60 |
18 |
34 |
39 |
1,40% |
3,15% |
1,68% |
-47,06% |
-53,85% |
8º |
AUDI A5 |
4 |
1 |
41 |
0,31% |
0,09% |
1,77% |
300,00% |
-90,24% |
9º |
LEXUS IS250 |
0 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
0,04% |
- |
-100,00% |
|
|
1287 |
1079 |
2316 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
19,28% |
-44,43% |
Sedãs Grandes Premium
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
33 |
34 |
25 |
36,67% |
44,16% |
28,41% |
-2,94% |
32,00% |
2º |
AUDI A6 |
10 |
8 |
4 |
11,11% |
10,39% |
4,55% |
25,00% |
150,00% |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
8 |
3 |
23 |
8,89% |
3,90% |
26,14% |
166,67% |
-65,22% |
4º |
JAGUAR XF |
6 |
9 |
7 |
6,67% |
11,69% |
7,95% |
-33,33% |
-14,29% |
5º |
AUDI A8 |
5 |
2 |
0 |
5,56% |
2,60% |
0,00% |
150,00% |
- |
6º |
MERCEDES-BENZ CLS |
5 |
3 |
7 |
5,56% |
3,90% |
7,95% |
66,67% |
-28,57% |
7º |
VW CC |
5 |
1 |
8 |
5,56% |
1,30% |
9,09% |
400,00% |
-37,50% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
4 |
4 |
5 |
4,44% |
5,19% |
5,68% |
0,00% |
-20,00% |
9º |
PORSCHE PANAMERA |
4 |
4 |
1 |
4,44% |
5,19% |
1,14% |
0,00% |
300,00% |
10º |
JAGUAR XJ |
3 |
0 |
1 |
3,33% |
0,00% |
1,14% |
- |
200,00% |
11º |
LEXUS ES350 |
3 |
2 |
3 |
3,33% |
2,60% |
3,41% |
50,00% |
0,00% |
12º |
AUDI A7 |
2 |
1 |
0 |
2,22% |
1,30% |
0,00% |
100,00% |
- |
13º |
BMW SÉRIE 7 |
1 |
3 |
1 |
1,11% |
3,90% |
1,14% |
-66,67% |
0,00% |
14º |
KIA QUORIS |
1 |
1 |
0 |
1,11% |
1,30% |
0,00% |
0,00% |
- |
15º |
ASTON MARTIN RAPIDE |
0 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
1,14% |
- |
-100,00% |
16º |
BENTLEY FLYING SPUR |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
17º |
BMW SÉRIE 6 |
0 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
2,27% |
- |
-100,00% |
18º |
HYUNDAI EQUUS |
0 |
1 |
0 |
0,00% |
1,30% |
0,00% |
-100,00% |
- |
19º |
HYUNDAI GENESIS |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
20º |
LEXUS LS460 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
21º |
MASERATI GHIBLI |
0 |
1 |
0 |
0,00% |
1,30% |
0,00% |
-100,00% |
- |
22º |
MASERATI QUATTROPORTE |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
23º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
24º |
ROLLS-ROYCE PHANTOM |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
90 |
77 |
88 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
16,88% |
2,27% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida