SUVs premium mais vendidos em 2016 – Q3 e Range Rover Sport são os preferidos
Volvo XC90 mais do que triplica as vendas.
Um alemão na ponta na faixa de entrada, um inglês na liderança entre os mais sofisticados e um sueco que foi o destaque do ano no geral. Conheça agora os destaques entre os SUVs / crossovers Premium em 2016.
CLASSE I
O Audi Q3 chegou ao segundo ano consecutivo como líder entre os modelos de entrada. Mesmo perdendo 27% dos compradores em relação a 2015, o alemão produzido no Paraná emplacou 4.411 unidades, pouco menos de mil unidades à frente do segundo colocado.
A partir daí, novidades na lista: quarto no ano anterior, o novo BMW X1 (3.443) experimentou um crescimento de 26,8% e saltou para a a vice-liderança, enquanto o Land Rover Discovery Sport (3.436), que havia sido o sexto e registrou alta de quase 38% no ano passado, completou o pódio a apenas sete unidades do X1.
Já o Mercedes GLA (3.309), segundo no último ranking, recuou quase 31% e caiu para o quarto lugar. Separados por menos de 200 unidades, Volvo XC60 (2.144) e Land Rover Evoque (1.956) vieram na sequência, com o britânico perdendo mais de 50% das vendas.
O ano foi positivo para um japonês. Com 282 emplacamentos, o Lexus NX200t, embora ainda longe de figurar no top 10, aumentou em quase 30% o número de compradores e ficou à frente do Ford Edge (255), cuja nova geração chegou ao mercado no segundo semestre.
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
AUDI Q3 / RSQ3 |
4411 |
19,59% |
6043 |
21,18% |
-27,01% |
1º |
2º |
BMW X1 |
3443 |
15,29% |
2716 |
9,52% |
26,77% |
4º |
3º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
3436 |
15,26% |
2492 |
8,73% |
37,88% |
6º |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
3309 |
14,70% |
4765 |
16,70% |
-30,56% |
2º |
5º |
VOLVO XC60 |
2144 |
9,52% |
2551 |
8,94% |
-15,95% |
5º |
6º |
LAND ROVER EVOQUE |
1956 |
8,69% |
3923 |
13,75% |
-50,14% |
3º |
7º |
VW TIGUAN |
1002 |
4,45% |
1819 |
6,38% |
-44,91% |
7º |
8º |
BMW X4 |
736 |
3,27% |
872 |
3,06% |
-15,60% |
9º |
9º |
BMW X3 |
582 |
2,59% |
784 |
2,75% |
-25,77% |
10º |
10º |
MERCEDES-BENZ GLC |
544 |
2,42% |
0 |
0,00% |
- |
NOVO |
11º |
MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN |
338 |
1,50% |
335 |
1,17% |
0,90% |
12º |
12º |
LEXUS NX200t |
282 |
1,25% |
217 |
0,76% |
29,95% |
14º |
13º |
FORD EDGE |
255 |
1,13% |
1030 |
3,61% |
-75,24% |
8º |
14º |
CITROËN DS5 |
72 |
0,32% |
189 |
0,66% |
-61,90% |
15º |
15º |
MERCEDES-BENZ GLK |
2 |
0,01% |
520 |
1,82% |
-99,62% |
11º |
16º |
LAND ROVER FREELANDER |
1 |
0,00% |
277 |
0,97% |
-99,64% |
13º |
|
|
22513 |
100,00% |
28533 |
100,00% |
-21,10% |
|
CLASSE II
Na faixa mais sofisticada, 2016 teve um novo líder. Com 706 unidades, o Range Rover Sport, mesmo com retração de 30%, deixou para trás a vice-liderança do ano anterior. Mas a diferença em relação ao rival mais próximo foi de apenas 10 unidades.
O BMW X5, que também subiu uma colocação, conquistou a preferência de 696 consumidores. Em terceiro, um novato: o Mercedes GLE – também englobando a versão Coupé – emplacou 642 unidades, 151 a mais do que o Land Rover Discovery Sport (491), o ex-líder em baixa de quase 52%.
O destaque do ano, no entanto, não veio nem do Reino Unido nem da Alemanha. Com 436 unidades, a nova geração do sueco Volvo XC90 pela primeira vez garantiu presença no top 5 – no ano anterior ele fora o 10º - graças a uma evolução superior a 240%.
Presentes entre os cinco mais vendidos em 2015, BMW X6 (418) e Audi Q5 (385) recuaram 21% e 30,1%, respectivamente. Já a Porsche teve boas notícias: tanto o Macan (347) quanto o Cayenne (339) registraram altas – a maior delas para este último (+56,2%). Estreante no ranking, o Jaguar F-Pace fechou o top 10 como o preferido por 188 consumidores.
Destaque também para a evolução do Audi Q7 (177, +110,7%) e do Lexus RX 350 (42, +55,6%). Lanterna da lista entre aqueles que emplacaram ao menos uma unidade, um modelo que estreou apenas em dezembro: o Maserati Levante, com duas unidades.
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
706 |
13,90% |
1013 |
18,31% |
-30,31% |
2º |
2º |
BMW X5 |
696 |
13,70% |
876 |
15,84% |
-20,55% |
3º |
3º |
MERCEDES-BENZ GLE |
642 |
12,64% |
0 |
0,00% |
- |
NOVO |
4º |
LAND ROVER DISCOVERY 4 |
491 |
9,67% |
1018 |
18,40% |
-51,77% |
1º |
5º |
VOLVO XC90 |
436 |
8,58% |
127 |
2,30% |
243,31% |
10º |
6º |
BMW X6 |
418 |
8,23% |
529 |
9,56% |
-20,98% |
5º |
7º |
AUDI Q5 / SQ5 |
385 |
7,58% |
551 |
9,96% |
-30,13% |
4º |
8º |
PORSCHE MACAN |
347 |
6,83% |
327 |
5,91% |
6,12% |
7º |
9º |
PORSCHE CAYENNE |
339 |
6,67% |
217 |
3,92% |
56,22% |
8º |
10º |
JAGUAR F-PACE |
188 |
3,70% |
0 |
0,00% |
- |
NOVO |
11º |
AUDI Q7 |
177 |
3,48% |
84 |
1,52% |
110,71% |
12º |
12º |
VW TOUAREG |
115 |
2,26% |
189 |
3,42% |
-39,15% |
9º |
13º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
74 |
1,46% |
86 |
1,55% |
-13,95% |
11º |
14º |
LEXUS RX350 |
42 |
0,83% |
27 |
0,49% |
55,56% |
13º |
15º |
MERCEDES-BENZ CLASSE GL |
14 |
0,28% |
0 |
0,00% |
- |
15º |
16º |
MERCEDES-BENZ CLASSE M |
8 |
0,16% |
488 |
8,82% |
-98,36% |
6º |
17º |
MASERATI LEVANTE |
2 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
NOVO |
18º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
0 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
14º |
|
|
5080 |
100,00% |
5532 |
100,00% |
-8,17% |
|
EM DEZEMBRO
Em seus melhores resultados em 2016, Q3 (646) e GLA (378) registraram altas na casa dos 40% sobre 2015. Vice-líder em novembro, o X1 (353) caiu para terceiro, mas com vendas 246% superiores às de dezembro do ano anterior.
Os dois modelos da Land Rover ainda oficialmente vendidos, Discovery Sport (319) e Evoque (157), tiveram quedas superiores a 19%. Repetindo a quinta posição do mês anterior, o XC60 (229) não vendia tanto desde julho de 2015 (247).
Numa disputa caseira definida por apenas 2 unidades, o X4 (99), em alta de 41,4%, venceu o X3 (97), em baixa de 18,5%. Auxiliado pela versão com motor 1.4 TSi, o VW Tiguan (80) praticamente quadruplicou as vendas de novembro.
Destaque também para o japonês Lexus NX200t (34), que evoluiu 143% em um ano e vendeu mais do que o dobro do alemão GLC (15), em queda de quase 40% sobre o mês anterior.
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
AUDI Q3 / RSQ3 |
646 |
339 |
461 |
26,39% |
19,20% |
23,60% |
90,56% |
40,13% |
2º |
MERCEDES-BENZ GLA |
378 |
300 |
271 |
15,44% |
16,99% |
13,88% |
26,00% |
39,48% |
3º |
BMW X1 |
353 |
314 |
102 |
14,42% |
17,78% |
5,22% |
12,42% |
246,08% |
4º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
319 |
242 |
394 |
13,03% |
13,70% |
20,17% |
31,82% |
-19,04% |
5º |
VOLVO XC60 |
229 |
185 |
158 |
9,35% |
10,48% |
8,09% |
23,78% |
44,94% |
6º |
LAND ROVER EVOQUE |
157 |
173 |
201 |
6,41% |
9,80% |
10,29% |
-9,25% |
-21,89% |
7º |
BMW X4 |
99 |
65 |
70 |
4,04% |
3,68% |
3,58% |
52,31% |
41,43% |
8º |
BMW X3 |
97 |
38 |
119 |
3,96% |
2,15% |
6,09% |
155,26% |
-18,49% |
9º |
VW TIGUAN |
80 |
22 |
76 |
3,27% |
1,25% |
3,89% |
263,64% |
5,26% |
10º |
FORD EDGE |
37 |
42 |
32 |
1,51% |
2,38% |
1,64% |
-11,90% |
15,63% |
11º |
LEXUS NX200t |
34 |
20 |
14 |
1,39% |
1,13% |
0,72% |
70,00% |
142,86% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLC |
15 |
24 |
0 |
0,61% |
1,36% |
0,00% |
-37,50% |
- |
13º |
CITROËN DS5 |
3 |
2 |
14 |
0,12% |
0,11% |
0,72% |
50,00% |
-78,57% |
14º |
LAND ROVER FREELANDER |
1 |
0 |
0 |
0,04% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
15º |
MERCEDES-BENZ GLK |
0 |
0 |
26 |
0,00% |
0,00% |
1,33% |
- |
-100,00% |
16º |
MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN |
0 |
0 |
15 |
0,00% |
0,00% |
0,77% |
- |
-100,00% |
|
|
2448 |
1766 |
1953 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
38,62% |
25,35% |
Na faixa de cima, destaque absoluto para o X5. Além de assumir a liderança, o modelo emplacou 186 unidades, seu recorde de vendas no país e mais do que a soma do total registrado pelos três rivais mais próximos.
Na disputa pelo quarto lugar contra o F-Pace (44) e o X6 (42), melhor para o Macan: sétimo em novembro, o Porsche (46) teve o seu melhor resultado desde abril do ano passado (53). Nono, o Q7 (20) quintuplicou os números de 2015.
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
BMW X5 |
186 |
67 |
111 |
32,35% |
16,75% |
25,52% |
177,61% |
67,57% |
2º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
58 |
53 |
96 |
10,09% |
13,25% |
22,07% |
9,43% |
-39,58% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLE |
54 |
49 |
0 |
9,39% |
12,25% |
0,00% |
10,20% |
- |
4º |
PORSCHE MACAN |
46 |
30 |
14 |
8,00% |
7,50% |
3,22% |
53,33% |
228,57% |
5º |
JAGUAR F-PACE |
44 |
41 |
0 |
7,65% |
10,25% |
0,00% |
7,32% |
- |
6º |
BMW X6 |
42 |
36 |
60 |
7,30% |
9,00% |
13,79% |
16,67% |
-30,00% |
7º |
VOLVO XC90 |
37 |
31 |
17 |
6,43% |
7,75% |
3,91% |
19,35% |
117,65% |
8º |
PORSCHE CAYENNE |
34 |
11 |
30 |
5,91% |
2,75% |
6,90% |
209,09% |
13,33% |
9º |
AUDI Q7 |
20 |
11 |
4 |
3,48% |
2,75% |
0,92% |
81,82% |
400,00% |
10º |
LAND ROVER DISCOVERY 4 |
19 |
26 |
57 |
3,30% |
6,50% |
13,10% |
-26,92% |
-66,67% |
11º |
AUDI Q5 / SQ5 |
12 |
28 |
19 |
2,09% |
7,00% |
4,37% |
-57,14% |
-36,84% |
12º |
LEXUS RX350 |
10 |
5 |
3 |
1,74% |
1,25% |
0,69% |
100,00% |
233,33% |
13º |
VW TOUAREG |
6 |
8 |
10 |
1,04% |
2,00% |
2,30% |
-25,00% |
-40,00% |
14º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
5 |
4 |
3 |
0,87% |
1,00% |
0,69% |
25,00% |
66,67% |
15º |
MASERATI LEVANTE |
2 |
0 |
0 |
0,35% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
16º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
17º |
MERCEDES-BENZ CLASSE GL |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
18º |
MERCEDES-BENZ CLASSE M |
0 |
0 |
11 |
0,00% |
0,00% |
2,53% |
- |
-100,00% |
|
|
575 |
400 |
435 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
43,75% |
32,18% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro