As vendas de sedãs grandes caíram mais de 50% em 2016. Mas este não foi o número mais importante. Mesmo em baixa superior a 48% em relação a 2015, o Ford Fusion – renovado no segundo semestre do ano passado -, emplacou 3.829 unidades.
Para se ter uma idéia, o modelo da marca norte-americana chegou a 82% de participação de mercado, a maior dentre todos os segmentos, e vendeu quinze vezes mais do que o Hyundai Azera (251), segundo colocado – o sul-coreano recuou mais de 70%.
Fora do pódio no ano anterior, o VW Passat foi auxiliado pela chegada da nova geração ao mercado e principalmente pela maior retração dos adversários para voltar à terceira posição, já que as 218 unidades vendidas representaram uma queda de quase 42%.
Sexto em 2015, o Honda Accord (122) subiu duas posições graças a um avanço de 8% - bem menos, no entanto, do que os quase 770% de alta do também japonês Subaru Legacy (78), lanterna da lista no ranking anterior e que pela primeira vez garantiu lugar no top 5 com a nova geração.
Em queda de quase 64%, o Kia Optima (68) teve o seu pior resultado anual desde a chegada ao país e viu cair para apenas 19 unidades uma diferença superior a 130 unidades em relação ao Toyota Camry (49). Como o ano foi muito ruim para a marca sul-coreana, o Cadenza (24) também perdeu mais de 60% dos compradores de um ano para o outro.
O destaque negativo de 2016 foi um modelo presente no pódio em 2015. Com apenas oito unidades em todo o país, o Nissan Altima só não vendeu menos do que o Sonata (5), fora do catálogo da Hyundai há um bom tempo. O Nissan já não aparece mais no site da marca japonesa.
Sedãs grandes
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
FORD FUSION |
3829 |
81,99% |
7410 |
77,89% |
-48,33% |
1º |
2º |
HYUNDAI AZERA |
251 |
5,37% |
866 |
9,10% |
-71,02% |
2º |
3º |
VW PASSAT |
218 |
4,67% |
373 |
3,92% |
-41,55% |
4º |
4º |
HONDA ACCORD |
122 |
2,61% |
113 |
1,19% |
7,96% |
6º |
5º |
SUBARU LEGACY |
78 |
1,67% |
9 |
0,09% |
766,67% |
11º |
6º |
KIA OPTIMA |
68 |
1,46% |
187 |
1,97% |
-63,64% |
5º |
7º |
TOYOTA CAMRY |
49 |
1,05% |
54 |
0,57% |
-9,26% |
8º |
8º |
KIA CADENZA |
24 |
0,51% |
68 |
0,71% |
-64,71% |
7º |
9º |
CHRYSLER 300C |
18 |
0,39% |
32 |
0,34% |
-43,75% |
9º |
10º |
NISSAN ALTIMA |
8 |
0,17% |
393 |
4,13% |
-97,96% |
3º |
11º |
HYUNDAI SONATA |
5 |
0,11% |
9 |
0,09% |
-44,44% |
10º |
|
|
4670 |
100,00% |
9514 |
100,00% |
-50,91% |
|
Com o seu resultado mais expressivo no ano, o Fusion (582) atingiu quase 90% de market share. O Passat, com 38 unidades – melhor desempenho desde abril de 2015 (63) -, foi o vice-líder. Por muito pouco o Legacy (8) não tomou do Azera (9), em baixa de quase 85%, a última posição do pódio.
Sedãs grandes
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
FORD FUSION |
582 |
410 |
454 |
89,40% |
90,71% |
81,51% |
41,95% |
28,19% |
2º |
VW PASSAT |
38 |
15 |
3 |
5,84% |
3,32% |
0,54% |
153,33% |
1166,67% |
3º |
HYUNDAI AZERA |
9 |
6 |
59 |
1,38% |
1,33% |
10,59% |
50,00% |
-84,75% |
4º |
SUBARU LEGACY |
8 |
8 |
7 |
1,23% |
1,77% |
1,26% |
0,00% |
14,29% |
5º |
TOYOTA CAMRY |
4 |
3 |
0 |
0,61% |
0,66% |
0,00% |
33,33% |
- |
6º |
HONDA ACCORD |
3 |
7 |
10 |
0,46% |
1,55% |
1,80% |
-57,14% |
-70,00% |
7º |
KIA OPTIMA |
3 |
2 |
11 |
0,46% |
0,44% |
1,97% |
50,00% |
-72,73% |
8º |
CHRYSLER 300C |
2 |
0 |
7 |
0,31% |
0,00% |
1,26% |
- |
-71,43% |
9º |
HYUNDAI SONATA |
1 |
0 |
0 |
0,15% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
10º |
KIA CADENZA |
1 |
1 |
3 |
0,15% |
0,22% |
0,54% |
0,00% |
-66,67% |
11º |
NISSAN ALTIMA |
0 |
0 |
3 |
0,00% |
0,00% |
0,54% |
- |
-100,00% |
|
|
651 |
452 |
557 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
44,03% |
16,88% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados